17ª Primavera dos Museus e 6ª Calourada no Mauc
Data da publicação: 5 de setembro de 2023 Categoria: Cursos e oficinas, Eventos, Notícias, Primavera dos MuseusA 17ª Primavera dos Museus acontecerá de 18 a 24 de setembro com o tema “Memórias e democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas”. Realizada todos os anos na semana de início da primavera, a ação objetiva promover os museus brasileiros e intensificar sua relação com a sociedade, sendo também aberta à participação de instituições de memória e centros culturais. A articulação nacional é feita pelo Instituto Brasileiro de Museus – Ibram.
Em 2023, o Ibram convida museus e centros culturais brasileiros a refletir sobre seu papel na promoção da inclusão social e da diversidade, fundamentais à democracia. O tema reconhece que a democracia se faz a muitas mãos, inclusive com a participação de agentes ainda invisibilizados ou marginalizados.
No site do Ibram, é possível visualizar a programação por região e conferir as atividades programadas em cada estado e município.
PROGRAMAÇÃO MAUC – 17ª PRIMAVERA DOS MUSEUS
18/09/2023 – 10h às 12h
OFICINA – “Desenhando Riquezas Naturais”
Modalidade/Local: Presencial no Mauc
Quantidade de participantes: 15
Público-alvo: Pessoas interessadas a partir de 16 anos
Descrição da atividade: Desenhar e conhecer algumas plantas muito utilizadas por povos indígenas (plantas usadas para pinturas, plantas medicinais, etc). A oficina consiste em uma breve apresentação destas plantas, seguida de técnicas de desenho de observação e uso de lápis de cor para representá-las no papel.
Ministrante: Joana Cláudia Teixeira da Silva
Sobre a ministrante: Bolsista do Programa Desenhando no Museu e estudante de Design-Moda (UFC)
Pessoa(s) responsável(eis) pela ação/Setor do Mauc: NEMauc e Profa. Aline Basso – Coordenadora do Programa Desenhando no Museu
Inscrições em https://forms.office.com/r/7NaEx1F2AZ
18/09/2023 – 09h
OUTROS – “El puerto: a resistência poética na arte de Leonilson”
Modalidade: A distância – Vídeo para Youtube/ Redes sociais
Público-alvo: estudantes, pesquisadores, profissionais e demais pessoas interessadas
Descrição da atividade (Objetivo, ementa, metodologia ou resumo): Apresenta o trabalho do artista cearense Leonilson (1957-1993) a partir do recorte da etapa final de sua produção artística, evidenciando sua sensibilidade em busca da intensidade poética e suas preocupações políticas. A abordagem utilizada tem como referencial os catálogos do acervo da Biblioteca do Museu de Arte da UFC. Esses registros demonstram que Leonilson usa a sua arte como ferramenta autobiográfica, retratando suas relações afetivas, sua sexualidade e questões existencialistas sobre a subjetividade humana como forma de resistência.
Nomes completos e Minibiografias das pessoas participantes (convidadas ou ministrantes):
-Larisse Macêdo: Bibliotecária formada pela Universidade Federal do Ceará (2013), pós-graduada em Pesquisa Científica pela Universidade Estadual do Ceará (2016), mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Ceará (2019). Atualmente exerce o cargo de Bibliotecário-Documentalista no Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Ceará, responsável pelo gerenciamento da Biblioteca Floriano Teixeira do Museu de Arte da UFC.
-Lia Cruz: Graduanda do 3° semestre do curso de Letras – Português e Espanhol na Universidade Federal do Ceará (UFC). Bolsista PREX da Biblioteca do Museu de Arte da UFC.
-Vitória Santos: Graduanda do 4° semestre do curso de Sistemas e Mídias Digitais na Universidade Federal do Ceará (UFC). Bolsista BIA da Biblioteca do Museu de Arte da UFC atuando na criação de peças gráficas para as redes sociais da biblioteca. Possui experiência com ilustração digital e desempenhou o papel de designer e ilustradora no projeto “Quests: Uma plataforma para engajamento em questionários através da gamificação”.
Pessoa(s) responsável(eis) pela ação/Setor do Mauc: Larisse – Biblioteca do Mauc
19/09/2023 – 9h às 11h
RODA DE CONVERSA – Museologias transatlânticas: relatos de experiências de formação e prática profissional em Portugal
Carga horária: 2h
Modalidade/Local: Presencial no Mauc
Quantidade de participantes: 20
Público-alvo: interessados em geral
Descrição da atividade: A atividade consiste na apresentação de relatos de experiências de egressos da UFC sobre a formação no Programa de Pós-Graduação em Museologia na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa) e da prática profissional na função pública portuguesa, particularmente, na cidade de Nisa em Portugal.
Ministrantes: Maria Josiane Vieira e Yazid Jorge Guimarães Costa
Sobre os ministrantes:
Maria Josiane Vieira – Museóloga do Memorial da Universidade Federal do Ceará desde 2014. Doutoranda em Museologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias e bolsista da Cátedra UNESCO Educação, Cidadania e Diversidade Cultural. Mestre em Museologia e Patrimônio pelo Programa de Pós-graduação em Museologia e Patrimônio da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO/MAST) e licenciada em História pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atuou como bolsista de extensão da Casa de José Alencar (UFC) em atividades de documentação e conservação de acervos museológicos, entre 2006 e 2008. Foi estagiária do Museu da Imagem e Som do Ceará, atuando nas áreas de pesquisa, documentação e educação em museus no período de 2008 a 2009. Foi secretária executiva do Setor de Comunicação do Museu Nacional de Belas Artes no ano de 2013. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisa em Patrimônio e Memória-UFC, no qual desempenhou a função de vice-líder de 04/2022 a 08/2023. Tem interesse em estudos com ênfase na relação em Museologia, História e Antropologia, em formação de coleções, construção de identidades e coleções, museus e processos museais em contexto universitário.
Yazid Jorge Guimarães Costa – Doutorado em História Social (UFC), mestre em Memória Social (UNIRIO) e licenciado em História (UFC). Foi estagiário da Secretaria de Turismo de Fortaleza de 08/2007 a 04/2008, trabalhando com recepção de público visitante. De 05/2008 a 08/2009 trabalhou como estagiário do Núcleo Educativo do Museu do Ceará através da Secretaria da Cultura do Ceará. Participa desde 2007 do Grupo de Estudo e Pesquisa em Patrimônio e Memória do Departamento de História da UFC. De 2012 a 2013 trabalhou com ações educacionais em exposições de curta duração no Rio de Janeiro (como educador e coordenador). Atuou como técnico do Sistema Estadual de Museus do Ceará. Tem interesse em políticas públicas voltadas para a cultura/memória/museus, pesquisa em patrimônio, memória social, museologia, identidade, e cultura material. Em abril de 2015 atuou como aluno visitante do Programa de Pós-Graduação da Escola de Museologia (School of Museum Studies) da Universidade de Leicester, na Inglaterra, por meio do edital do Ministério da Cultura, Conexão Cultura Brasil – Intercâmbios 2014. Cursa o doutorado em Museologia na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT), Lisboa, Portugal. Atualmente, atua como Técnico Superior na Câmara Municipal de Nisa, atuando no Museu do Barro e do Bordado.
Sem inscrição prévia
20/09/2023 – 09h às 11h
MESA REDONDA – “Como mantemos vivas as memórias de nossos ancestrais?”
Modalidade: Híbrida (Presencial + Transmissão Online)
Quantidade de participantes: 15 presencial + 15 online
Público-alvo: Pessoas interessadas no tema
Descrição da atividade: Promover uma conversa afetiva a respeito do cultivo da memória e a manutenção de ritos, histórias e fotografias associadas a cultura ancestral, em especial indígena dentro do Ceará, e discorrer a respeito das várias formas de expressão e de conexão com essas memórias propondo formas de desenvolvê-las associando-as a arte.
Mediadora: Gisnayra Lopes de Sousa
Sobre a mediadora: Graduanda em Ciências Sociais (Bacharelado) e membro do Núcleo Educativo do Museu de Arte da UFC (NEMauc).
Inscrições em https://forms.office.com/r/sJ6rvPPjnh
21/09/2023 – 09h às 11h
MESA REDONDA – “Memória do Lugar: reflexões e diálogos”
Modalidade: Online – Google Meet
Quantidade de participantes: 40
Público-alvo: Pessoas interessadas na temática a partir de 16 anos
Descrição da atividade: Discorrer sobre as potencialidades dos lugares como produtores de memória. Apresentar conceitos sobre lugar e memória através de autores que abordam as temáticas. Ilustrar a relação entre lugar e memória de forma exemplificativa através da tríade “metáforas do lugar, estruturas do lugar e espírito do lugar”. Metodologia: Iniciaremos com uma apresentação teórica e conceitual, seguido de um diálogo participativo sobre as experiências e contribuições dos participantes.
Nomes completos e Minibiografias das pessoas participantes (convidadas ou ministrantes):
Cássio Vinicius Carvalho de Sousa – Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (2021). Possui graduação em Arquivologia pela Universidade Federal da Paraíba (2022), graduação em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário de João Pessoa (2012) e Especialização em MBA Gerenciamento de Obras pelo IPOG (2015). Atualmente, exerce o cargo de Arquivista do Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Pessoa(s) responsável(eis) pela ação/Setor do Mauc: Cássio Vinicius – Arquivista do Mauc
Inscrições em https://forms.office.com/r/iqRfX5f7zi
21/09/2023 – 14h às 17h
MESA REDONDA – “Cidades lutando contra o tempo: Chico, Fortaleza e sociedade”
Modalidade: Presencial
Quantidade de participantes: 30
Público-alvo: A partir de 18 anos
Descrição da atividade (Objetivo, ementa, metodologia ou resumo): Com o intuito de traçar comparativos entre o modo de ser/viver das comunidades tradicionais e o capitalista, apresenta-se um panorama das produções artísticas dos autores do circuito permanente do MAUC (Antônio Bandeira, Aldemir Martins, Descartes Gadelha, Chico da Silva, Raimundo Cela), e suas trajetórias profissionais, trazendo uma reflexão sobre a recepção do mercado da arte e da sociedade em relação a estas diferentes produções; através da mediação e de uma ação educativa a ser realizada ao fim da oficina, busca-se (re)construir as noções de como Chico e os integrantes de distintos panoramas culturais – e suas obras – se inserem na(s) cidade(s)
Nomes completos e Minibiografias das pessoas participantes (convidadas ou ministrantes):
– Maria Andreza Gomes dos Santos. Graduanda em história pela UFC e Bolsista do Núcleo Educativo do Museu de Arte da UFC (NEMauc).
– Iuri Furini Lopes Da Silva. Graduando em História pela UECE, bolsista voluntário do projeto de extensão “História em campo”. Integrante do laboratório de História e (das) Artes – LEHA da UECE e também integrante do setorial do laboratório Thina Rodrigues, de História, Gênero e Sexualidades – LTR. Atua como bolsista voluntário do Núcleo Educativo do Museu de arte da UFC (NEMAuc).
– Nicole Trajano Martins. Graduanda em História pela UFC, bolsista do Núcleo Educativo do Museu de Arte da UFC (NEMauc) desde 2022. No geral, atua em oficinas, pesquisas e projetos relacionados às temáticas da cidade, mediação cultural, educação, arte e história.
Pessoa(s) responsável(eis) pela ação/Setor do Mauc: Isadora Mangualde/NEMauc
Inscrições em https://forms.office.com/r/1vxGTdBJiT
22/09/2023 – 09h às 12h
ENCONTRO ONLINE – “Os primeiros passos no mundo das artes visuais: Pintura, desenho e Arquitetura”
Modalidade: Online
Quantidade de participantes: 30
Público-alvo: Todos, principalmente pessoas que desejam ter contato com a arte.
Descrição da atividade (Objetivo, ementa, metodologia ou resumo): Será apresentado um breve histórico da arte, desde o seu surgimento ao seu conceito da estética e abordar sobre os primeiros passos para quem deseja mergulhar no mundo das artes e fazer dela o seu hobby ou passatempo. e/ou até mesmo uma fonte de renda. Apresentado por meio de slides e dando abertura pra todos interagirem. Posteriormente para terminar a sessão, cada pessoa poderá desenhar, pintar, rabiscar… O que vier a sua alma, ou seja de forma livre. Pois durante a atividade abordasse-a também sobre experiência estética proporcionada pela arte, que é algo muito único existente dentro de cada um.
Nomes completos e Minibiografias das pessoas participantes (convidadas ou ministrantes): Simão Mário Agostinho Cariege – Jovem artista de nacionalidade Angolana. Técnico em Desenho de Projeto. Ceo e criador da marca Folhavazia.
Pessoa(s) responsável(eis) pela ação/Setor do Mauc: Isadora Mangualde/NEMauc
Inscrições em https://forms.office.com/r/cMUdqtYx7P
22/09/2023 – 09h às 11h
MESA REDONDA – Arte indígena e museus”
Modalidade/Local: Online Youtube do Mauc
Quantidade de participantes: 50 pessoas
Público-alvo: Acima de 18 anos, Pessoas indígenas aldeadas e em retomada
Descrição da atividade: Roda de conversa sobre como a arte indígena contemporânea está interligada nos museus, construindo uma narrativa com todos os participantes de como a presença dela nestes espaços pode contribuir para o fortalecimento dos povos indígenas.
Ministrantes: Byya Kanindé, Jéssica Anacé, Ka Araujo, Iago Barreto
Sobre os ministrantes: Membros do coletivo Tamain
-Byya Kanindé é fotógrafa e performer, participou do Laboratório de Artes Visuais do Porto Iracema
– Jéssica Anacé é fotógrafa e liderança da juventude Anacé, hoje mora em Fortaleza e atua com divulgação da luta de seu povo
-Ka Araújo é curadora e fotógrafa, desde o início do Tamain cria espaços de democratização da cultura
-Iago Barreto, arte educador e cineasta, trabalha com formação de cinema e contribui na escrita de projetos do coletivo Tamain.
Pessoa(s) responsável(eis) pela ação/Setor do Mauc: Kathleen Raelle de Paiva Silveira
Inscrições em https://forms.office.com/r/zYiEATV8dS
22/09/2023 – 14h
OUTROS – “Quizz Sextou”
Modalidade: Online – postagem
Público-alvo: seguidores das redes sociais do Mauc
Descrição da atividade (Objetivo, ementa, metodologia ou resumo): O já conhecido quadro de testes sobre temas das artes, cultura e museologia terá uma edição especial para a Primavera dos Museus apresentando curiosidades sobre o Acervo Mauc e a diversidade de povos nele contida.
Nomes completos e Minibiografias das pessoas participantes (convidadas ou ministrantes): Nara Letícia Alencar – estudante do Curso de Comunicação Social – Publicidade, bolsista do Núcleo de Comunicação do Mauc e produtora do Quizz Sextou.
Pessoa(s) responsável(eis) pela ação/Setor do Mauc: Kathleen Raelle de Paiva Silveira – coordenadora do Núcleo de Comunicação do Mauc
23/09/2023 – 09h
OUTROS – “Encontros de povos num passeio pelo museu”
Modalidade: Online – postagem
Público-alvo: seguidores das redes sociais do Mauc
Descrição da atividade (Objetivo, ementa, metodologia ou resumo): Animação. Uma mulher visita o Mauc e se depara com o prof. Gilmar de Carvalho lhe apresentando à D. Ciça do Barro Cru e a outros artistas do Acervo do museu. Viaje com a gente nesse encontro imaginário!
Nomes completos e Minibiografias das pessoas participantes (convidadas ou ministrantes): Thiago Nogueira – Contra-mestre em Artes Gráficas do Mauc, coordenador do setor de Publicações.
Pessoa(s) responsável(eis) pela ação/Setor do Mauc: Kathleen Raelle de Paiva Silveira – coordenadora do Núcleo de Comunicação do Mauc
PROGRAMAÇÃO 6ª CALOURADA NO MAUC
Na mesma semana acontecerá a 6ª edição da Calourada no Mauc – Acolhimento, recepção e apresentação do equipamento cultural para ingressantes da UFC no semestre 2023.2. O objetivo da ação é contribuir para a visibilidade do museu entre esse público tão importante, bem como construir um ambiente acolhedor e criativo para estudantes que estão chegando à universidade. A participação na Calourada é gratuita e aberta também aos alunos veteranos. As atividades irão acontecer presencialmente no Mauc e online em alguns casos.
18/09/2023 – 14h às 16h
Palestra – Educação Bilíngue para Surdos (libras/português)
Carga horária: 2 horas
Modalidade/Local: Presencial no Mauc
Quantidade de participantes: 15
Público-alvo: Estudantes ingressantes na UFC dos Cursos de Licenciaturas e demais pessoas interessadas
Descrição da atividade: Características da didática específica desenvolvidas em contextos de educação bilíngue (libras/português) de surdos, tipos de educação bilíngue, aprofundamento em categorias de escolas bilíngues nas políticas públicas adotadas no Brasil e em outros países na área de educação de surdos, estratégias educacionais na área da surdez, processo de ensino e aprendizagem enriquecidos dos artefatos multimídia contemporâneos em contexto de educação bilíngue de surdos, conhecimento teórico e prático para a produção de material didático.
Palestrante: Haroldo Peixoto da Justa Junior
Sobre o palestrante: Mestre em Filosofia na área de concentração de ensino de filosofia pelo programa de pós-graduação profissional no ensino de filosofia (PROFILO) com polo na Universidade Federal do Ceará (UFC) atualmente trabalha como docente temporário pela ONG Escola Fillipo Smaldone especializada na educação de surdos conveniada a Secretaria de Educação do Ceará (SEDUC), graduado em filosofia licenciatura pela Universidade Estadual do Ceará(UECE), estudante de Pedagogia Bilingue(Libras/Português) pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) com polo na UFC, cursando 5° semestre, pós-graduado em lato senso em Tradução e Interpretação de Libras pela Faculdade Instituto de ensino Superior em Educação do Paraná ( FAINSEP) com polo em Rio Grande do Norte, desde 2022, Preceptor do Programa de Residência Pedagógica pela UECE.
Inscrições: https://forms.office.com/r/MZEUPwf1Vn
20/09/2023 – 14h às 16h
Treinamento Online – Introdução à Plataforma Currículo Lattes
Modalidade/Plataforma: Online via Google Meet
Quantidade de participantes: 30
Público-alvo: Estudantes ingressantes e demais pessoas interessadas
Descrição da atividade: O treinamento contemplará um breve histórico do Currículo Lattes, sua estrutura e orientações acerca do preenchimento dos módulos que compõem a ferramenta.
Ministrante: Izabel Lima dos Santos
Sobre a ministrante: Mestra em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Cariri (2020). Especialista em Gestão Pública pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2017) e Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (2013). Bibliotecária no Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Ceará.
Inscrições: https://forms.office.com/r/45pGVakeDp
22/09/2023 – 14h às 16h – ATIVIDADE CANCELADA
Roda de conversa – Surdo como pessoa política em Paddy Ladd
Modalidade: Presencial
Quantidade de participantes: 15
Público-alvo: Estudantes Surdos sinalizantes ingressantes na UFC, demais pessoas surdas sinalizantes interessadas e ouvintes bilíngues. OBS.: Curso ministrado em Libras sem intérprete e sem tradução de voz.
Descrição da atividade: Os Estudos Surdos em Educação são um recente campo de pesquisa que narra as pessoas Surdas a partir de sua diferença linguística e cultural, problematizando o conceito de normalidade ouvinte, com destaque à produção de pesquisadores Surdos. A produção acadêmica do pesquisador e ativista britânico Surdo Paddy Ladd inspira esta roda de conversa e tem como objetivos analisar o conceito de Deafhood na obra em questão, não traduzida no Brasil, também investigar este conceito por demais intelectuais Surdos e as principais contribuições do tema à educação bilíngue para Surdos.
Mediador: Haroldo Peixoto da Justa Junior
Sobre o mediador: Mestre em Filosofia na área de concentração de ensino de filosofia pelo programa de pós-graduação profissional no ensino de filosofia (PROFILO) com polo na Universidade Federal do Ceará (UFC) atualmente trabalha como docente temporário pela ONG Escola Fillipo Smaldone especializada na educação de surdos conveniada a Secretaria de Educação do Ceará (SEDUC), graduado em filosofia licenciatura pela Universidade Estadual do Ceará(UECE), estudante de Pedagogia Bilingue(Libras/Português) pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) com polo na UFC, cursando 5° semestre, pós-graduado em lato senso em Tradução e Interpretação de Libras pela Faculdade Instituto de ensino Superior em Educação do Paraná ( FAINSEP) com polo em Rio Grande do Norte, desde 2022, Preceptor do Programa de Residência Pedagógica pela UECE.