Programação e Inscrições | 10º Férias no Mauc – 70 anos da UFC
Data da publicação: 4 de janeiro de 2024 Categoria: Cursos e oficinas, Eventos, Férias no Mauc, NotíciasO Museu de Arte da UFC (Mauc) convida a todes para participar de palestras, oficinas, workshops, cursos e apresentações artísticas no 10º Férias no Mauc: arte e museu para todos os públicos, que acontece de 8 de janeiro a 2 de fevereiro de 2024. Confere aqui a programação (um formulário de inscrição vai acompanhando cada ação listada).
O Férias no Mauc reúne artistas, pesquisadoras(es), professoras(es), educadoras(es), museólogas(os), coletivos e instituições num grande projeto colaborativo de construção de saberes ligados à cultura museal. Durante quatro semanas, abrimos espaço para ações dialógicas envoltas de múltiplas linguagens artísticas e relações de pertencimento com o Museu e com a Universidade.
Esta 10ª edição já faz alusão às comemorações dos 70 anos da Universidade Federal do Ceará, criada pela Lei nº 2.373 em 16 de dezembro de 1954.
Toda a programação é gratuita e conta com ações presenciais e online. Os formulários de inscrição serão liberados nesta página alguns dias antes da realização da ação – vamos divulgar aos poucos a abertura das inscrições no Instagram.
Emitiremos declarações para todas as ações da programação.
Confere, se inscreve, aproveita e compartilha muito, que o Férias no Mauc é para todos os públicos.
PROGRAMAÇÃO
Oficina: Introdução ao Desenho à Mão Livre e à Caricatura
Ministrante: Pedro Ernesto Gonçalves Damasceno
Sobre o ministrante: Desenha desde os 4 anos de idade. Na adolescência, começou seus primeiros desenhos de caricatura, caricaturando políticos da época e colegas de classe. Formado em 2004 em arquitetura pela UFC, sua paixão pela caricatura, porém, falou mais alto. Participou de 3 exposições individuais (pela ALASAC – Academia de Letras e Artes da Sociedade de Assistência aos Cegos – no anexo do Teatro José de Alencar, Museu do Caju e Museu da Escrita). Em 2022, criou o coletivo “Caricaturistas do Ceará”, pela plataforma Whatsapp, com quem participou de 3 Exposições Coletivas (Museu do Humor Cearense, MEBEM e Centro Cultural Belchior – ainda em vigor até o dia 7 de dezembro). Foi convidado a presentear, com caricaturas, 2 homenageados do décimo primeiro Cine Marvin: Halder Gomes e a professora de filosofia da UFC Ada Koeler no dia 16/11/2023.
Modalidade/Local: Presencial no Mauc
Apresentação da atividade: Baseado no livro “Desenhando com o Lado Direito do Cérebro”, pretendo ensinar as técnicas da arte-educadora Betty Edwards aos alunos para servir de fundamento também para a introdução à caricatura, uma vez que, para aprender desenho de humor, é preciso ter noções básicas de desenho à mão livre.
Ementa: Baseado na proposta da arte-educadora Betty Edwards, o minicurso visa ensinar as noções e técnicas fundamentais da sua metodologia “Desenhando com o Lado Direito do Cérebro” a fim de que, baseado nesta proposta, o aluno possa ter um rumo também para se iniciar no desenho de humor, destacando-se a caricatura como tema principal, uma vez que, para a prática da caricatura, é necessário saber desenhar ou ter noções básicas de desenho.
Público-alvo: Infanto-juvenil (12 a 21 anos de idade)
Carga horária: 20h
Número de vagas: 20
Materiais (de responsabilidade da/o participante): lápis Faber-Castell HB, 2B e 6B, 1 resma de papel sulfite de 100 folhas, borracha macia preta ou branca, 1 prancheta tamanho A4.
Data: 08/01 a 12/01
Horário: 8h às 12h
Inscrições: https://forms.office.com/r/xYcisN2bwm
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Oficina: Pintura com Tesouras – Colagem com Formas Orgânicas
Ministrante: Iuri Tavares de Sousa
Sobre o ministrante: Iuri Tavares é estudante de Licenciatura em Artes Visuais no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE. Foi facilitador de Leitura, Desenho e Educação Patrimonial no Programa de Fortalecimento da Aprendizagem da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza, promovendo vivências artísticas-culturais para crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Escola Maria Bezerra Quevedo. Desenvolve atividades de pintura infantil no Complexo Cultural Estação das Artes e atua como Arte Educador no Programa Educativo CAIXA Gente Arteira na Caixa Cultural Fortaleza.
Modalidade/Local: Presencial no Mauc
Apresentação da atividade: Inicialmente, será apresentado às crianças a técnica de colagem com formas orgânicas e as diferentes possibilidades de expressão e criação que Henri Matisse desenvolveu nesta técnica. Em seguida, serão disponibilizados às crianças participantes, cola, tesoura e papéis coloridos — materiais pelos quais elas serão tensionadas a lembrar e olhar formas encontradas cotidianamente na natureza com a finalidade de criar suas composições em colagem.
Ementa: A pintura com tesouras – ou colagem com formas orgânicas – é um processo artístico desenvolvido pelo pintor, escultor, gravador e colagista francês Henri Matisse, que basicamente consiste em realizar o entalhe de formas de seres vivos encontrados na natureza diretamente na cor — recorrendo apenas à papéis coloridos, tesoura e cola — criando, assim, composições mais expressivas, fluídas e espontâneas. Nesta ação educativa, as crianças serão convidadas a observar as formas da natureza para extrair seres vivos de papéis coloridos e instigadas a entender como as diferentes cores interagem criando contrastes e semelhanças ao serem sobrepostas na colagem.
Público-alvo: Crianças a partir de 8 anos
Carga horária: 2h
Número de vagas: 25
Materiais (de responsabilidade da/o participante): Recomenda-se para essa atividade separar papéis color plus ou duplex coloridos, cola bastão e tesoura de papel.
Data: 08/01
Horário: 15h às 17h
Inscrições: https://forms.office.com/r/jdAvTjRf4e
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Atividade: Curso de iniciação à escultura em cerâmica
Ministrante: José Jeová Siebra Moreira Neto
Sobre o ministrante: Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Ceará (1999), mestrado em Ciências Odontológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999) e doutorado em Ciências Odontológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Ceará. Artista, participou de exposições coletivas na UNIFOR, Centro Cultural Banco do Nordeste, Casa José de Alencar, Mauc, entre outras.
Modalidade/Local: Presencial no Mauc
Apresentação da atividade: O curso trata da apresentação de diferentes técnicas com objetivo de realização de esculturas em cerâmica. Serão realizadas atividades teóricas e práticas e cada aluno sairá com pelo menos 2 obras autorais.
Ementa: O Curso tem por objetivo apresentar ao participante conceitos fundamentais sobre cerâmica artística, como tipos de argila, queimas, esmaltação. Serão também apresentadas diferentes técnicas escultóricas como do encordoamento, placas e outras. O curso será dividido em dois momentos: inicialmente teórico e na sequência atividades práticas com manuseio de argilas e massas cerâmicas. A partir da apresentação das técnicas o participante irá criar, sob orientação, obras autorais em cerâmica artística. As peças serão queimadas e ao final do curso faremos uma avaliação dos resultados.
Público-alvo: Pessoas acima de 18 anos
Carga horária: 10h (2h teóricas e 2h práticas no primeiro dia; dois momentos práticos de 3h cada)
Número de vagas: 40 participantes para atividade teórica; e 8 participantes para as atividades práticas.
Materiais (de responsabilidade da/o participante): Avental para as atividades práticas
Data: 10, 17 e 24/01
Horário: 10/01 – 8:00 às 12:00; 17/01 – 8:30 às 11:30; 24/01 – 8:30 às 11:30
Inscrições: (INSCRIÇÕES ENCERRADAS – VAGAS PREENCHIDAS)
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Atividade: Oficina de Abayomi
Ministrante: Janete Barros Saraiva
Sobre a ministrante: Pedagoga e arte-educadora no Projeto Pé de Livros há mais de 12 anos. O “Pé de Livros” é um Projeto De Leitura Itinerante. Tem como objetivo facilitar e estimular a leitura de forma lúdica e interativa.
Modalidade/Local: Presencial no Mauc
Apresentação da atividade: Levarei mantas para colocar no chão, onde sentaremos para aprender a desenvolver a boneca. Atividade que poderá ser feita com crianças a partir de 5 anos (acompanhadas de adulto), mas também por adultos.
Ementa: Abayomi, significa “encontro precioso”. Abayomi é uma boneca negra feita à mão, sem costuras, com a proposta de compor a linhagem dos brinquedos não estruturados. Vamos aprender a fazer a boneca e sua roupa, de forma prática. Conduzir o aprendizado de forma dinâmica, para a construção de novas perspectivas e experiências.
Público-alvo: Crianças a partir de 5 anos (acompanhadas de adultos), mas também adolescentes e adultos serão bem-vindos!
Carga horária: 2h
Número de vagas: 30
Materiais (de responsabilidade da/o participante): Retalhos de tecido
Data: 10/01
Horário: 9h às 11h
Inscrições: https://forms.office.com/r/fZrn4czia6
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Atividade: Workshop Entre Fotografias e Cavalos: Narrativas Visuais e a Fabulação do Cotidiano
Ministrante: Renata Cavalcante de Oliveira
Sobre a ministrante: Pesquisadora das artes e realizadora audiovisual, tem atuado em colaboração com diversos projetos de cinema e educação, exercendo funções como produtora audiovisual e professora de artes e cultura. Possui o título de Mestra em Artes pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Ceará (UFC). Concluiu o Curso de Realização em Audiovisual (curso de extensão) oferecido pela Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes em parceria com a Universidade Federal do Ceará. Atualmente, dedica-se à escrita de projetos culturais, produção cultural, docência e pesquisa.
Modalidade/Local: Presencial no Mauc
Apresentação da atividade: A proposta de atividade, intitulada “Entre Fotografias e Cavalos: As imagens como potência de fabulação”, é uma jornada de pesquisa e reflexão que mergulha no significado de oito fotografias retratando momentos vividos com familiares a cavalo. A temática central abrange a interseção entre fotografia, autoficção e memória, explorando teorias de autores renomados no campo. O desenvolvimento da atividade envolve a criação de um roteiro visual com as fotografias, adotando uma metodologia participativa ao compartilhar a autoria do trabalho. Diversas ações foram realizadas, como “Sala de aula”, onde os alunos se tornam colaboradores, “Auto-mise-en-scéne”, experimentação para fabulação de novas imagens, “Manda Meme”, interação do público nas redes sociais, e ” Amor, morte, fotografia”, uma performance conjunta com a minha mãe. A proposta é enraizada na ideia de “fazer junto”, incentivando a interação do público na construção de novas narrativas visuais. A experiência enriquecedora em sala de aula, influenciada pelo feedback dos alunos, destaca-se como parte fundamental e inspiradora do processo de pesquisa.
Ementa: Descubra o poder das imagens e da fabulação na atividade “Entre Fotografias e Cavalos”. Nesta jornada, exploraremos o significado de oito fotografias, cada uma contando uma história única de momentos vividos a cavalo com familiares. Uma pesquisa mergulhada na interseção entre fotografia, autoficção e memória, com teorias de autores renomados como base. Compartilhe a autoria, experimente novas criações e interaja nas redes sociais, transformando as imagens em narrativas colaborativas. Uma experiência enraizada na ideia de “fazer junto”, trazendo a sala de aula como fonte inspirada. Venha participar dessa jornada visual única! #FabulacaoFotografica
Público-alvo: Pessoas interessadas em explorar o poder das imagens, da fabulação e da interação colaborativa. Estudantes, professores, entusiastas da fotografia, artistas, pesquisadores e o público em geral que busca uma experiência enriquecedora na interseção entre fotografia, autoficção e memória são bem-vindos. A atividade incentiva a participação ativa e a criação colaborativa de narrativas visuais, proporcionando uma experiência envolvente e acessível a diversos públicos.
Carga horária: 4h
Número de vagas: 40
Materiais (de responsabilidade da/o participante): fotos em que estejam em cima de cavalos
Data: 11/01
Horário: 13h às 17h
Inscrições: https://forms.office.com/r/ufHxxBM4G0
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Atividade: Oficina Artes na Natureza
Ministrante: Eryk Matheus Ferreira Marques
Sobre o ministrante: Escritor, professor, pesquisador e amante de artes visuais. Fez parte do grupo de contação de história Palavra Encantada no município de Itapipoca entre os anos de 2017 a 2018. Publicou em 2020 a história “O coelho que não sabia pular”, publicado na antologia Devires Poéticos 2ª edição. Em 2023, participou da Mostra Recorte Poético das Infâncias, onde exerceu a curadoria da exposição “Lar” com desenhos de crianças. A partir da exposição, nasceu a “Oficina de Desenho: O Nosso Lar”, ministrada na 9º edição do Férias no Mauc (2023). Desde então, se apaixonou por trabalhar com oficinas de desenhos para crianças. Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará -UECE (2019) ; Especialista em Arte Educação pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI (2021), é Mestrando em Artes pelo Instituto Federal do Ceará – IFCE (2023). É administrador da página no Instagram @professoreryk onde compartilha sua rotina como professor. Atualmente reside em Fortaleza, Ceará.
Modalidade/Local: Presencial no Mauc
Apresentação da atividade: A criança necessita do contato com a natureza para o seu desenvolvimento. Na natureza, encontramos ligação conosco e com as Artes: o canto dos passarinhos, os formatos das plantas, os desenhos nas rochas. Tudo nos mostra Artes. Nesta Oficina, iremos experimentar a natureza através das Artes Visuais. No primeiro momento, será montado um espaço para que as crianças possam ver, tocar, sentir e ouvir elementos da natureza como folhas, galhos, pedras, água. No segundo momento, iremos conversar sobre o que vimos e sentimos com os elementos da natureza. No Terceiro momento, iremos utilizar o que aprendemos para desenhar no papel o que vimos e sabemos da natureza, iremos desenhar folhas no papel e deixar as crianças livres para se expressarem. Será usado materiais colhidos na natureza para fazermos tintas, como também materiais já convencionais como giz de cera e lápis de cor. No Quarto momento, iremos socializar os desenhos.
Ementa: A criança necessita do contato com a natureza para o seu desenvolvimento. Na natureza, encontramos ligação conosco e com as Artes: o canto dos passarinhos, os formatos das plantas, os desenhos nas rochas. Tudo nos mostra Arte. Nesta Oficina, iremos experimentar a natureza através das Artes Visuais. As crianças poderão ver, tocar, sentir e ouvir os elementos da natureza. Logo depois, iremos desenhar com tintas naturais, giz de cera ou lápis de cor o que vimos e sentimos da natureza. Despertar um sentimento ecológico nos pequenos através da Arte nos levará a tocarmos, novamente, o coração da Terra.
Público-alvo: Crianças de 05 a 07 anos de idade.
Carga horária: 1h
Número de vagas: 15
Materiais (de responsabilidade da/o participante): Não é necessário.
Data: 12/01
Horário: 9h às 10h
Inscrições: https://forms.office.com/r/ehebcUyJUk
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Atividade: Workshop Escrita-dança
Ministrante: Joubert de Albuquerque Arrais
Sobre o ministrante: Artista da dança, da escrita e da imagem. Pesquisador interdisciplinar e crítico de dança. Atua como dançarino na criação autoral de solos de dança, performance e improvisação (Eu danço Sambarroxé, Virar Bicho e Projeto Masculina) e como colaborador em acompanhamentos críticos/artísticos. Possui formação e estágios artísticos pelo centro em movimento (c.e.m – Lisboa/Portugal). Doutor em Comunicação e Semiótica (PUCSP). Mestre em Dança (UFBA). Bacharel em Comunicação Social – Jornalismo (UFC). Tem especialização em Escrita e Criação (Escola de Artes e Design – Unifor). Professor Adjunto da Universidade Federal do Cariri (UFCA – Campus Juazeiro do Norte). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Dança (PPGDança/UFBA). Pós-doutor em Artes (PPGArtes/UFC). Autor do livro colaborativo Dança com a Crítica (Fortaleza, 2013), resultante do projeto itinerante pelo nordeste brasileiro Crítica com a Dança (Funarte, 2011/12). Escreve no www.enquantodancas.net.
Modalidade/Local: Presencial no Mauc
Apresentação da atividade: Workshop prático-teórico sobre a relação dança e escrita como práticas artísticas entrelaçadas e coimplicadas.
Ementa: Consiste na discussão e experimentação de corpo, imagem e som com práticas de escritas entrelaçadas com o mover e o dançar, considerando a escrita-dança como ação performativa e um campo de conhecimento. Serão trabalhadas leituras em tempo real de trechos de críticas de dança e de textos literários para estimular ações de transcrição. Trata-se, assim, de experimentos que intencionam uma experiência coimplicada com as danças e escritas que nos habita e com as danças e escritas de outros corpos dançarinos presentes ou em vídeo projetado. A ideia é que, ao final do workshop, cada pessoa participante elabore um projeto performativo de escrita-dança. A saber, esta proposta é uma das resultantes da pesquisa de pós-doutorado Comunicação, dança, literatura e criação contemporânea: estudos para dançarinar, realizada de agosto de 2022 a novembro de 2023, no PPGArtes/UFC, com supervisão do professor e artista Antonio Wellington de Oliveira Júnior (Tutunho).
Público-alvo: Estudantes de graduação e jovens artistas (jovens adultos).
Carga horária: 3h
Número de vagas: 20
Materiais (de responsabilidade da/o participante): Não é necessário
Data: 12/01
Horário: 14h às 17h
Inscrições: https://forms.office.com/r/BTfQmZUZ9p
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Atividade: Oficina “Jogando Lutas Simbólicas: o jogo das desigualdades sociais“
Ministrante: Daniel Costa Valentim
Sobre o ministrante: Possui Licenciatura em Ciências Sociais pela UECE (Universidade Estadual do Ceará), mestrado e doutorado em Sociologia pela UFC (Universidade Federal do Ceará). Professor efetivo da rede pública do Estado do Ceará. Atua como bolsista do projeto AGI (Agente de Gestão da Inovação Educacional), ação coordenada pela Coordenadoria Estadual de Formação Docente e Educação a Distância – CODED/CED. Possui experiências em pesquisas sobre redes sociais on-line, ludicidade, práticas pedagógicas inovadoras e game design. Foi monitor do Ciência Itinerante, projeto da Secitece (Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará), focado na popularização da ciência. Sua dissertação, “Unidos pelo controle: uma etnografia dos circuitos dos cyberatletas do futebol digital”, foi agraciada pela ANPOCS (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais) com uma menção honrosa de melhor dissertação de ciências sociais no Brasil (2013). É desenvolvedor de tecnologias lúdicas de aprendizagem e idealizador do jogo de tabuleiro “Lutas Simbólicas” (jogo sobre desigualdades sociais inspirado nas teorias do sociólogo Pierre Bourdieu).
Modalidade/Local: Presencial no Mauc
Apresentação da atividade: Esta oficina consiste na realização de uma apresentação do jogo de tabuleiro Lutas Simbólicas. A oficina será dividida em três momentos: 1) apresentação da história de desenvolvimento do jogo (30 minutos); 2) apresentação das regras e realização de uma partida teste (60 minutos); 3) Pausa para lanche (15 minutos); 4) Realização de uma partida com premiação (60 minutos); 5) Reflexão e debate final (30 minutos).
Ementa: Lutas Simbólicas é um jogo de tabuleiro impresso. O objetivo do jogo é possibilitar reflexões sociológicas sobre o mundo social. A partir do jogo lançamos olhares sobre temas centrais da sociedade como poder, violência e desigualdade. Em desenvolvimento há mais de dez anos, Lutas Simbólicas é aprimorado com novas regras e mecânicas. Nesta oficina, você poderá conhecer de forma antecipada o jogo Lutas Simbólicas com todas as suas atualizações e aprimoramentos de jogabilidade. Em resumo, esta oficina é recomendada para pessoas maiores de 14 anos e que se interessam por reflexões sociológicas contemporânea, especialmente o sociólogo francês Pierre Bourdieu (1930-2001).
Público-alvo: Pessoas maiores de 14 anos
Carga horária: 3h
Número de vagas: 20
Materiais (de responsabilidade da/o participante): Não é necessário
Data: 15/01
Horário: 9h às 12h
Inscrições: https://forms.office.com/r/Ki1m1yFt8B
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Atividade: Oficina “A técnica de Sashiko e sua evolução no tempo”
Ministrante: Virgínia Hiromi Fukuda Viana
Sobre a ministrante: Sou bordadeira, mãe e avó. Já fui um dia Assistente Social, mas, hoje bordo em tempo integral. Sobrando tempo, leio, vou ao cinema, show musical e exposições de arte.
Modalidade/Local: Presencial no Mauc
Apresentação da atividade: O Sashiko é uma técnica japonesa de bordado que será apresentada, num primeiro momento, através de imagens projetadas e fala, mostrando sua origem e evolução chegando aos dias atuais. Num segundo momento será realizado o trabalho prático pelos participantes da oficina.
Ementa: A proposta da oficina de Sashiko é apresentar um dos aspectos da cultura japonesa, mostrando as origens e sua evolução dentro do conceito de “mottainai”. O participante da oficina terá a oportunidade de aprender o Sashiko com a prática do bordado.
Público-alvo: Pessoas maiores de 15 anos (não é necessário ter prática de bordado)
Carga horária: 3h
Número de vagas: 25
Materiais (de responsabilidade da/o participante): Não é necessário
Data: 16/01
Horário: 13h às 16h
Inscrições: (INSCRIÇÕES ENCERRADAS – VAGAS PREENCHIDAS)
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Atividade: Minicurso “Museus e educação histórica”
Ministrantes: Thayane Lopes Oliveira e Emilu de Sousa Lobo
Sobre as ministrantes: Thayane Lopes Oliveira – Doutora e mestre em História das Ciências pela Casa de Oswaldo Cruz – Fiocruz. Licenciada em História pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente professora substituta no Departamento de História UFC. Experiência na área de museus e educação patrimonial. Pesquisadora com interesse nas temáticas de ensino, gênero e patrimônio cultural. Emilu de Sousa Lobo – Licenciada em História pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) com pesquisa desenvolvida na área de Educação Patrimonial. Especialização em Tutoria em Educação à Distância realizada pela Faculdade Única. Atualmente é professora da Secretaria da Educação do Estado do Ceará. Tem experiência na área de História, com ênfase em educação patrimonial.
Modalidade/Local: Presencial no Mauc
Apresentação da atividade: Propomos discutir abordagens para educação histórica a partir de exemplos de espaços museológicos e exposições que possibilitem elaborar debates sobre aspectos sócio-históricos.
Ementa: A educação histórica ultrapassa o espaço escolar e pode encontrar nos museus aliados importantes no processo de construção da consciência histórica de jovens estudantes. Os debates em torno da importância do ensino de história para a análise crítica da realidade social está presente nos objetivos e na metodologia das aulas, assim como em todas as etapas das visitas mediadas em museus. Por esse motivo, acreditamos que graduandos de licenciaturas e professores da educação básica podem contribuir para que as atividades nos espaços culturais ultrapassem a expectativa do “passeio” e corroborem para aprendizagens fora da sala de aula. A oficina não é restrita aos profissionais com formação em história, mas busca criar possibilidades interdisciplinares a fim de propiciar o aprendizado lúdico e o diálogo com os debates realizados na sala de aula.
Público-alvo: Público em geral com foco em graduandos de licenciaturas e professores do ensino básico.
Carga horária: 6h
Número de vagas: 20
Materiais (de responsabilidade da/o participante): Não é necessário
Data: 17 e 18/01
Horário: 14h às 17h
Inscrições: https://forms.office.com/r/qSVSpgXTks
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Atividade: Roda de conversa “Descartes Gadelha e a arte cearense”
Ministrantes: Guilherme Peixoto de Sousa e Larisse Macêdo
Sobre os ministrantes: Guilherme Peixoto – graduando do curso de Biblioteconomia da UFC, desde 2023 sou bolsista da Biblioteca do MAUC, atuando no projeto “Organizar para Disseminar: Ações Estratégicas para Divulgação do Acervo do MAUC”. Também faço parte do projeto “Seminários Cultura e Mídia – 25 Anos” do Professor Tadeu Feitosa. Larisse Macêdo – Bibliotecária formada pela Universidade Federal do Ceará (2013), pós-graduada em Pesquisa Científica pela Universidade Estadual do Ceará (2016), mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Ceará (2019). Atualmente é bibliotecária-documentalista no Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Ceará, responsável pelo gerenciamento da Biblioteca Floriano Teixeira do Museu de Arte da UFC.
Modalidade/Local: Presencial no Mauc
Apresentação da atividade: A tema principal é discutir as obras e exposições de Descartes Gadelha desde sua primeira até a mais recente, dando ênfase naquelas que ocorreram no MAUC, ocorrendo também a exibição do documentário “Griô: Batuque das Cores” e outros vídeos de apoio.
Ementa: Nesta roda de conversa serão discutidas as obras e exposições feitas por Descartes Gadelha, um artista conhecido por retratar a realidade cearense por meio de sua arte expressionista. Será exibido também o documentário “Griô: Batuque das Cores”, que foca em Gadelha e no seu processo de criação.
Público-alvo: Pessoas a partir de 15 anos
Carga horária: 2h
Número de vagas: 40
Materiais (de responsabilidade da/o participante): Não é necessário
Data: 18/01
Horário: 10h às 12h
Inscrições: https://forms.office.com/r/BJ6B0Gv0NA
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Atividade: Exposição AYA
Ministrante: Jullia Evellin Diógenes Costa
Sobre a ministrante: Estudante de publicidade, candomblecista, tenho 18 anos e me considero artista visual. Desde 2014 faço quadros pintado à mão, porém a partir de 2019 passei a focar em elementos da cultura negra e pintar majoritariamente quadros artísticos sobre religiões de matriz africana. Meu foco se deu principalmente pela falta que senti dessa representatividade no meio cultural do país, primordialmente no âmbito dos quadros que geralmente não falam tanto sobre essa parcela da nossa cultura.
Modalidade/Local: Presencial no Mauc
Apresentação da atividade: Aya é uma exposição de quadros artísticos baseada no adinkras africano que significa resistência, perseverança, independência e resistência. Busca traçar um paralelo entre a fé do povo negro e sua trajetória histórica até os dias atuais e como essas 4 palavras se dão no decorrer dos acontecimentos. Conta com 12 quadros de tamanhos variados retratando orixás africanos, os quadros são acompanhados de um pequeno texto que explica o conceito e faz o link entre a história e a crença na cultura. A exposição foi criada com a intenção de incluir um pouco mais a cultura afro no mundo das artes visuais (especificamente no âmbito dos quadros artísticos), despertar mais interesse na população em geral de participar de intervenções artísticas com essa temática e trazer um ar de conforto e representatividade para as pessoas que fazem parte das religiões de matriz africana.
Ementa: Aya é uma exposição de quadros artísticos baseada no adinkras africano que significa resistência, perseverança, independência e resistência. Busca traçar um paralelo entre a fé do povo negro e sua trajetória histórica até os dias atuais, e como essas 4 palavras se dão no decorrer dos acontecimentos.
Público-alvo: Pessoas de religião de matriz africana e pessoas que possuem interesse em saber mais sobre a temática
Carga horária: 3h
Número de vagas: 15
Materiais (de responsabilidade da/o participante): Não é necessário
Data: 19/01
Horário: 14:00 às 17:00h
Inscrições: https://forms.office.com/r/gUpY1rkk4H
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Atividade: Curso de Desenho com prática em Gesture Drawing (desenho gestual)
Ministrante: Francisco Galber Rocha Santiago
Sobre o ministrante: Graduado no Curso Superior de Tecnologia em Artes Plásticas (2010) e Técnico em Design Ambiental: Decoração, Mobiliário e Paisagismo (2000), pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE. Com formação em Desenho e Pintura (1992), curso realizado pelo Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará – MAUC. Professor de meios técnicos para a Pintura e o Desenho de observação.
Modalidade/Local: Presencial no Mauc
Apresentação da atividade: Curso de Desenho acadêmico com ênfase no estudo do corpo em movimento, por meio de aulas teóricas e práticas.
Ementa: O Curso de Desenho com prática em Gesture Drawing (desenho gestual) abordará de modo prático as técnicas tradicionais do Desenho Acadêmico, baseado nos ensinamentos das academias de Arte Clássica. Durante o curso será feito o estudo detalhado das técnicas, dos procedimentos e dos materiais secos, usados na elaboração de todas as etapas para o desenvolvimento do desenho da figura humana em movimento.
Público-alvo: Pessoas acima de 14 anos com interesse em desenho
Carga horária: 15h
Número de vagas: 40
Materiais (de responsabilidade da/o participante): Lápis macios 6B ou 7B ou 8B ou 9B de preferência das marcas Staedtler ou Cretacolor ou Koh-I-Noor, ou marcas similares. – Estilete, de qualquer marca. – Limpa tipos ou borracha, de qualquer marca. – Papel sulfite branco, de qualquer marca, tamanho A4 – Prancha A4 para desenho. – Lixa, esfuminho, cotonete e guardanapo – OPCIONAL. – Barra de carvão fusain, qualquer marca – OPCIONAL. – Lápis carvão Conté à Paris Crayon B (722 B), ou lápis carvão médio de outras marcas – OPCIONAL. – Lápis Conté à Paris Crayon Sanguine (610), ou lápis sanguine de outras marcas – OPCIONAL. – Prancha A2 para desenho – OPCIONAL.
Data: 22/01 a 26/01
Horário: 09h às 12h
Inscrições: (INSCRIÇÕES ENCERRADAS – VAGAS PREENCHIDAS)
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Atividade: Minicurso Pierre Bourdieu: sobre o amor pela arte
Ministrante: Francisca Diulyanne de Alencar Silva Braga
Sobre a ministrante: Advogada e socióloga, cearense nascida em Russas e criada em Jaguaruana, morando há doze anos em Fortaleza. Entusiasta das artes e da cultura, parte da Comissão de Direitos Culturais da OAB/CE. Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) com desenvolvimento de pesquisa sobre trajetória de consagração artística. Cursa doutorado no Programa de Pós-graduação em Sociologia da UFC, tendo como principais interesses de estudo os temas ligados ao mercado da arte, museus e políticas públicas de promoção à cultura.
Modalidade/Local: Online via Google Meet
Apresentação da atividade: A atividade trata de um minicurso que será ministrado em dois dias visando apresentar, analiticamente, uma temática de interesse da sociologia da arte que se preocupa em compreender o estudo dos bens culturais, sua fruição através dos espaços museológicos e seus signos institucionais. Esta proposta será desenvolvida por meio virtual, utilizando a sala de conferência da plataforma Zoom ou Google Meeting, programando para cada dia uma duração de 4 horas. Utilizarei recurso de transmissão de vídeo e de apresentação em powerpoint para melhor conduzir a explanação do conteúdo.
Ementa: Este minicurso objetiva promover uma formação complementar a respeito da teoria sociológica de Pierre Bourdieu sobre o gosto, a arte e o acesso ao espaço físico dos museus. A iniciativa pretende discutir: a) a organização interna do campo simbólico em sua eficácia discursiva; b) a relação entre acervo museológico e a definição do habitus de classe de seus frequentadores e c) debater as pesquisas empíricas em torno da esfera da cultura, da apropriação dos bens culturais e da legitimação das diferenças. Fundamentalmente, a presente proposta quer contribuir para a reflexão crítica sobre o universo da arte.
Público-alvo: Jovens e adultos que tenham interesse pela temática; pesquisadores, entusiastas da arte e demais interessados.
Carga horária: 8h
Número de vagas: 30
Materiais (de responsabilidade da/o participante): Dispositivo para transmissão do minicurso com acesso à internet (computador, notebook, tablet ou celular).
Data: 22/01 e 23/01
Horário: 08h às 12h
Inscrições: (INSCRIÇÕES ENCERRADAS – VAGAS PREENCHIDAS)
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Atividade: Oficina de Encadernação brochura sem costura (técnica Double Fan)
Ministrantes: Jane Lane Mesquita Santos e Larisse Macêdo
Sobre as ministrantes: Jane – Graduanda do 6° semestre de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi bolsista de iniciação acadêmica na Biblioteca Floriano Teixeira, situada nas dependências do Museu de Arte da UFC (BMAUC) onde desenvolve atividades relacionadas a higienização, conservação e restauro de acervos bibliográficos, bem como digitalização desses acervos e auxilia na catalogação dos mesmos. Amante de encadernação e artesanatos em geral.
Larisse – Bibliotecária formada pela Universidade Federal do Ceará (2013), pós-graduada em Pesquisa Científica pela Universidade Estadual do Ceará (2016), mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Ceará (2019). Atualmente é bibliotecária-documentalista no Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Ceará, responsável pelo gerenciamento da Biblioteca Floriano Teixeira do Museu de Arte da UFC.
Modalidade/Local: Presencial no Mauc
Apresentação da atividade: Confecção de um caderno personalizado todo colado, com capa dura, ideal para levar a bolsa para qualquer lugar. Com baixo custo e praticidade. Será feito um passo a passo das etapas do desenvolvimento do processo construção do caderno, de forma grupal.
Ementa: A oficina propõe apresentar os materiais e a técnicas necessárias de encadernação, utilizando o Double Fan, método mais rápido e prático para encadernação de folhas soltas no qual se utiliza a colagem ao invés da costura.
Público-alvo: Adolescentes e adultos
Carga horária: 3h
Número de vagas: 10
Materiais (de responsabilidade da/o participante): Papel ofício Aprox 50 folhas Papel de gramatura 180 para folha de guarda e suporte do miolo. Papel ou tecido para capa. Cola branca. Pincel ou rolinho (para espalhar a cola). Régua. Lápis. Dobradeira. Tesoura. Prendedor de papel (4 unidades) tamanho suficiente para prender todas as folhas. Papel Paraná nas dimensões – 1 unidade de 21cm de altura x 1,5 cm de largura para lombada, 2 unidades de 21cm de altura x 14,5 cm de largura para capa (importante que traga devidamente cortado nas dimensões sugeridas para não haver atrasos na oficina).
Data: 26/01
Horário: 13h às 16h
Inscrições: (INSCRIÇÕES ENCERRADAS – VAGAS PREENCHIDAS)
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Atividade: Curso “Caminhos na educação museal” (CANCELADO)
INFORME: O Curso “Caminhos na educação museal”, previsto para acontecer em 29 de janeiro, precisou ser cancelado por motivos de força maior.
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Atividade: Palestra – Seria o Nordeste uma Ficção?
Ministrante: Levi dos Santos Porto
Sobre o ministrante: Levi S. Porto é designer, escritor, arte-educador e mestrando em Artes pela UFC, graduado em Cinema e Audiovisual. Ministra oficinas e palestras na área de Artes e de Literatura, com passagem no Museu de Arte da UFC (5a a 9a Edições do Férias no MAUC), na BECE (Pomar), Secult-Ce (Arte em Rede), MIS (Ocupa MIS), CCBJ (IV Semana Literária), Secult-UFC (LAE), SESC (Credenciamento de Artistas), Indace (Escola Criativa). Escreveu os livros Chinchila (2019), Histórias pra Gente Entocada (2020) e Ninho de Pássaro (2021), além de ser organizador do zine-coletânea Na Toca (2020-2021). Para mais, www.levisporto.com
Modalidade/Local: Online via Google Meet
Apresentação da atividade: Essa palestra trata de uma das minhas leituras realizadas para minha dissertação de mestrado, que explora a cultura popular e sua relação com a construção da imagem do Nordeste e do povo nordestino. Gostaria de elaborar uma palestra que explorasse como um acervo e uma produção cultural de uma nação constrói imagens e imaginários – seja essa exterior ou própria de uma região ou de um grupo. Trarei outros pesquisadores para a discussão como Didi-huberman e explorarei um pouco da coleção de cultura popular do MAUC.
Ementa: ”Nordeste é uma ficção, Nordeste nunca houve”, nos provoca Belchior na música ”Conheço Meu Lugar”. Diante dessa provocação, conheceremos mais sobre nosso lugar Nordeste, e como sua imagem foi (e é) trabalhada e construída por meio de notícias, músicas, imagens e obras de arte. Teremos como guia para navegar esse imaginário o livro A invenção do nordeste e outras artes, de Durval Muniz de Albuquerque Jr.
Público-alvo: Artistas, professores, pesquisadores e qualquer público interessado a partir de 16 anos.
Carga horária: 2h
Número de vagas: 40
Materiais (de responsabilidade da/o participante): Dispositivo para transmissão da palestra com acesso à internet (computador, notebook, tablet ou celular).
Data: 30/01
Horário: 10h às 12h
Inscrições: https://forms.office.com/r/XfgCG98Rdm
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Atividade: Minicurso Arte têxtil com os olhos das mãos
Ministrante: Expedita Ricarte
Sobre a ministrante: Professora aposentada. Nos últimos anos tenho desenvolvido trabalhos na arte têxtil e participado de exposições e ministrado oficinas de bordado em tecido e papel. Exposições que participei: A docência nos fios da memória 2018; Bordados poéticos de Paraty 2019,2020,2021; Salon de l’ Aiguille en Fête Paris e em Meulanen Yvelines, Madrid 2018, Barcelona 2018, Paris 2019; Casa Bendita 2019; Ô de casas em panos e fios 2020; libro têxtiles 2020-2021-2022; Clube do choro RJ e casa do choro de Londrina; Mauc 2020.
Modalidade/Local: Presencial no Mauc
Apresentação da atividade: Desenvolver atividade têxtil na perspectiva de quem vê com os dedos.
Ementa: A partir de pontos básicos de bordado, desenvolver, de forma experimental, atividade têxtil com pessoas com deficiência visual. Utilizaremos inicialmente somente as mãos para tecer e depois usaremos agulhas e linhas.
Público-alvo: Pessoas com deficiência visual (não é necessário ter prática de bordado)
Carga horária: 9h
Número de vagas: 6
Materiais (de responsabilidade da/o participante): Não é necessário
Data: 30/01, 31/01 e 01/02
Horário: 13h às 16h
Inscrições: https://forms.office.com/r/cc7U9mvZHW
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Atividade: Palestra – Com quantas mulheres se faz um museu de arte? A história do Mauc construída por elas.
Ministrantes: Carolina Ruoso e Luiza Helena Amorim
Sobre as ministrantes: Carolina Ruoso – Curso técnico em turismo (ETFCE) e graduação em história (UFC), desde a sua adolescência circulava no bairro do Benfica em Fortaleza (CE), quando começou a frequentar o MAUC/UFC. Como estudante de graduação participou de três exposições colaborativas. Foi pra Recife estudar o mestrado em História (UFPE), voltou pra Fortaleza com o interesse de fazer uma pesquisa sobre o MAUC, em História da Arte, foi pra Paris, refazendo os percursos de Antônio Bandeira, Lívio Xavier Júnior e Sérvulo Esmeraldo, contribuindo com as ações históricas de internacionalização do MAUC defendendo uma tese na Universidade de Paris 1 Panthéon-Sorbonne. Atualmente mora em Belo Horizonte (MG) e é professora de Teoria e História da Arte na Escola de Belas Artes (UFMG), ministra aulas para os cursos de Museologia, Conservação-Restauração e Artes Visuais, coordena o Laboratório de Curadoria de Exposições Bisi Silva. Luiza Helena Amorim – Mestra em História Social (UFC). Graduada em Jornalismo e História, com especialização em Teorias da Imagem e da Comunicação (UFC). Desenvolve pesquisas sobre a história das mulheres desde 2003. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Patrimônio e Memória (GEPPM/UFC/CNPq) e do grupo de pesquisa Estopim – Núcleo de estudos interdisciplinares do Patrimônio Cultural, (UFMG/ CNPq). Intregra a Rede de Pesquisa e Formação em Curadoria de Exposição, através do Laboratório de Curadoria de Exposições Bisi Silva do Cenex EBA/UFMG. Foi uma das curadoras da exposição “A casa, o doce e o baobá” (2018) e da exposição “Flores de Nice” (2023), no Minimuseu Firmeza. É integrante do grupo de bordadeiras e bordadores do Minimuseu Firmeza e do Grupo Iluminuras Literatura e Bordado (UFC). Pesquisa temas relacionados ao Patrimônio, História dos museus, História das mulheres artistas e História da Arte no Ceará. Produz conteúdos sobre cultura, história e patrimônio no perfil @des.lembramentos
Modalidade/Local: Online via Google Meet
Apresentação da atividade: A ideia é trazer a discussão o protagonismo de algumas mulheres que fizeram parte do MAUC, desde a sua criação.
Ementa: As historiadoras Carolina Ruoso e Luiza Helena Amorim farão uma palestra interativa, destacando a história das mulheres que participaram da criação e desenvolvimento do Mauc. Na imagem de divulgação: Alba Frota, Nice Firmeza, Zuleide Martins e Heloísa Juaçaba.
Público-alvo: Pessoas a partir de 16 anos que tenham interesse em história da arte.
Carga horária: 2h
Número de vagas: 30
Materiais (de responsabilidade da/o participante): Dispositivo para transmissão da palestra com acesso à internet (computador, notebook, tablet ou celular).
Data: 01/02
Horário: 9h às 11h
Inscrições: https://forms.office.com/r/awHeHyiqVD
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Atividade: Oficina “As cores ao redor – poética do caminhar”
Ministrante: Maria do Socorro Azevedo de Souza
Sobre a ministrante: Artista visual e arte educadora. Com formação em artes visuais e especialização em Gestão Cultural. Natural de Recife – PE, reside em Fortaleza desde 1998. Como arte educadora realizou projetos sociais e culturais em várias instituições, como: Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, Secretaria de Assistência Social, Secretaria Estadual de Educação do Estado do Ceará, Centro Cultural Bom Jardim, Centro Cultural do Banco do Nordeste, entre outros. Como artista desenvolve trabalhos que são resultados de um processo de pesquisa e experimentações acerca das relações entre o corpo, a terra e seus espaços naturais sob a perspectiva de uma mulher. Através da pintura, do bordado, do estêncil, do vídeo performance e da instalação e da intervenção urbana, faz um convite à criação de novos territórios para a ocupação destes corpos.
Modalidade/Local: Presencial no Mauc
Apresentação da atividade: A provocativa da oficina é explorar e experimentar as percepções sensoriais presentes nos elementos naturais que no dia a dia escapam ao nosso olhar e muitas vezes deixamos de perceber. São as cores, texturas e formas presentes na natureza e no ambiente ao nosso redor. Iremos, como diz Manoel de Barros, através de experiências sensoriais e práticas, provocar o “transver o mundo”, um termo inventado pelo poeta com o intuito de indicar que o mundo é para ser visto com os olhos, com a memória e a imaginação. Iremos catar, catalogar e explorar o entorno do museu. Um caminhar investigativo das possibilidades tintoriais presente na natureza, com o intuito de compor narrativas visuais, pessoais e singulares, utilizando a técnica da impressão: Hapa Zome prints.
Ementa: Hapa Zome é uma técnica japonesa de esmagar literalmente flores e folhas na superfície do papel ou tecido para criar uma composição viva e única. A matéria vegetal é organizada na superfície escolhida, criando padrões exclusivos. A técnica consiste em trabalhar com elementos naturais para obter os formatos, texturas e cores das plantas impressas. Com a técnica Hapa Zome, iremos perceber e respeitar todas as formas de vida e nos reconectar aos saberes ancestrais e alquímicos. Essa experiência é uma ótima maneira de desenvolver a criatividade, explorar a conexão com a arte, a natureza e a sustentabilidade.
Público-alvo: Pessoas idosas
Carga horária: 4h
Número de vagas: 15
Materiais (de responsabilidade da/o participante): Tecido branco ou de cor clara de algodão com aproximadamente 20 X 20 cm. Folhas e flores naturais (opcional).
Data: 02/02
Horário: 8h às 12h
Inscrições: https://forms.office.com/r/JRTgcVw6vw