Programação Especial no Mauc para crianças e servidores neste mês de janeiro

Data de publicação: 11 de janeiro de 2019. Categoria: Sem categoria

Ao longo de 2018 recebemos 124 grupos para visitas agendadas para conhecer nosso espaço e alcançamos a cifra de quase 10 mil visitantes através da oferta de atividades variadas: exposições, palestras, wokshops, oficinas, tours culturais, concertos musicais, lançamentos de livros, entre outras.

E então chegamos ao mês das férias e como podemos ser um espaço de lazer e diversão para as crianças e para os servidores da Universidade Federal do Ceará? Pensando nisso, a Oficina Mestre Noza do Museu de Arte ofertará, neste mês de janeiro, 4 oficinas para os filhos de servidores cujo objetivo é apresentar e despertar o o olhar de crianças, com idade de 5 a 10 anos, para obras dos nossos artistas cearenses.

As inscrições serão feitas exclusivamente pela Internet, através de formulário eletrônico. A oficina terá quatro turmas, distribuídas nos dias 9, 16, 23 e 30 de janeiro, das 13h às 17h, no MAUC. São ofertadas 12 vagas por turma. As inscrições podem ser realizadas até o domingo anterior ao dia da oficina. Acesse o link:

Metodologia – As crianças inscritas farão uma visita guiada às salas de exposição do MAUC, onde serão apresentadas obras dos artistas e suas biografias. Durante a leitura de imagem das telas, serão observadas as formas e as cores, discutidas as intenções do artista na produção da tela e os métodos e materiais utilizados. Posteriormente, a turma será reunida na Sala Mestre Noza e o instrutor apresentará o material e suas possibilidades de uso. Com o acompanhamento do instrutor, cada participante escolherá uma das obras que viu durante a visita guiada para reproduzi-la com os materiais disponíveis segundo seu entendimento.

Já para o público adulto, encontram-se abertas até o dia 21 de janeiro, inscrição para a Oficina de Gravura Experimental, voltada a servidores ativos e aposentados da UFC. Os servidores da ativa deverão se inscrever via SI3 pelo módulo SIGPRH, através do menu Capacitação. Para esse público são ofertadas 10 vagas. Já servidores aposentados, que contam com cinco vagas na oficina, devem se inscrever por meio de formulário eletrônico no link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSccVHAnS9x_PtJsN632KWRbyGwUwz6EJRHHS_hpVArbO7Waag/viewform

A atividade será realizada no MAUC (Av. da Universidade, 2854, Benfica), das 8h às 12h e das 13h às 17h. Os participantes realizarão uma visita guiada pelas salas de exposição do museu, onde serão apresentadas obras feitas a partir de processos de gravura e suas derivações. Após esse momento, a turma será reunida na Oficina Mestre Noza e o servidor e artista plástico Francisco Bandeira, instrutor do curso, apresentará ferramentas utilizadas em várias técnicas de gravura e suas possibilidades de uso. Com o acompanhamento de Bandeira, cada participante realizará suas próprias experimentações.
Serão utilizados na oficina tinta tipográfica, querosene, chapa de PVC, linóleo, plástico-bolha, papelão, renda sintética e goivas. Alérgicos a algum desses materiais devem levar luvas. Solicita-se também que cada servidor leve água e lanche para a atividade.

Ambas as oficinas ocorrem através de uma parceria do Museu de Arte com a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP). A atividade conta com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Estado do Ceará (SINTUFCE) e pretende estimular o processo  criativo e a produção artística no ambiente universitário.