2022.3 – Catálogo da exposição “Nícia Bormann – Um olhar sobre a paisagem”
A exposição “Nícia Bormann – um olhar sobre paisagem”, com curadoria da pesquisadora e jornalista Izabel Gurgel, integra a programação do calendário expositivo entre agosto e setembro de 2022 do Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará – Mauc/UFC. A mostra artística ocorre dentro do contexto da retomada integral e segura das atividades da UFC e da sociedade brasileira após dois anos de suspense, medo, dores e incertezas por conta da passagem da pandemia da COVID-19.
Nícia tem uma longa e sólida relação com este Museu de Arte. conhece e frequenta estas salas e salões desde a década de 1960, quando ingressou no corpo docente do Curso de Arquitetura e urbanismo da UFC, vizinho do Mauc desde 1965. Como professora de Arquitetura da UFC, viu um prédio novo sendo construído para abrigar um museu recém-criado e viu reformas serem feitas para melhorar as condições estruturais desta instituição museal.
Passado algumas décadas e nesta passagem pelo Mauc, agora como artista visual, Nícia resistiu, num primeiro momento, à ideia e ao convite de ter a sua primeira individual apresentada ao público aqui. coube a mim, plantar a semente do desejo no coração dela. E ao chegar com sua “mudança”, Nícia nos entregou um mundo de possibilidades e imaginações artísticas por meio das fotografias, dos desenhos, das aquarelas, das matrizes e das gravuras, das cerâmicas, dos projetos arquitetônicos e paisagísticos, do design de mobiliários e de azulejos personalizados. Trouxe ainda, a referência de afeto e de lar, ao arregimentar com sorriso e encanto, a família, amigos, alunos, estagiários, colegas, apoiadores e uma gama de admiradores para ocupar sua sala e outras salas deste museu.
Além de agradecermos pela passagem de Nícia Bormann em nosso espaço expositivo, o Mauc agradece pelo compromisso público da doação de uma obra para integrar o acervo deste museu e ampliar a presença feminina na coleção. Uma mulher de fala baixa e com passos discretos, Nícia Bormann não se autodenomina artista, mas é um mundo artístico a ser descoberto e a ser exposto! Esta exposição, foi só a primeira!
Graciele Siqueira
Museóloga e Diretora
Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará
(Transcrito do catálogo)
♦ Acesso ao catálogo via repositório institucional da UFC: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80387