Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Museu de Arte da UFC – Mauc

Área do conteúdo

Sábado aberto neste sábado(09)

Data de publicação: 8 de março de 2024. Categoria: Abertura de Exposição, Notícias

O Mauc funcionará neste sábado(09), das 9h às 13h*, para abertura das exposições Design por Mulheres e Re.Vou.Ver.

Vem celebrar esse março do poder feminino com arte!🌼

Design por Mulheres
Esta mostra traz um panorama da trajetória de onze mulheres, que expressivamente produziram ou ainda produzem repertórios singulares, que contribuem para a construção e transformação do cenário do Design dentro e fora do Brasil. Com a curadoria realizada pela profa. Claudia Marinho, coloca em foco seus processos de criação na composição de uma cultura material continuamente formatada pelas construções poéticas, afetivas e ideológicas dessas mulheres nas formas como pensam e vivem o Design.

A mostra se realiza enquanto Projeto de Extensão Universitária do curso de Design da Universidade Federal do Ceará, realizado com a participação de alunas do curso de Design e do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFC, motivadas pela descoberta de diversificados universos femininos que tanto tem a enriquecer seus repertórios acadêmicos, e que muito merecem ser visibilizados e conhecidos por um público além dos muros da Universidade. Sob a coordenação da profa. Tania Vasconcelos, o projeto extensionista ao se materializar em projeto expositivo, se potencializa e enaltece estas mulheres que possuem lugares relevantes dentro do contexto do Design brasileiro.

Re.Vou.Ver
A partir do dia 09 março, o Mauc exibe a exposição ReVouVer \ Ignez Fiuza – Legado & Memória \100 anos, em celebração ao centenário de nascimento de Ignez Fiúza. A mostra apresenta o acervo da marchande, que entre os anos de 1970 a 2010, através de espaços culturais contribuiu significativamente na promoção, fomento e divulgação da arte de renomados artistas como por exemplo, Aldemir Martins, Barrica, Bandeira, Burle Marx, Chico da Silva, Floriano Teixeira, Sérvulo Esmeraldo, Tomie Ohtake e Vicente Leite.

Assim, Ignez Fiuza tornou-se referência no mundo das artes do Ceará, por sua contribuição para o desenvolvimento cultural e pioneirismo na formação do mercado das artes no Ceará. Sob sua batuta, dentro das suas galerias, e algumas vezes fora delas, foram realizados mais de 200 eventos, entre exposições individuais e coletivas, palestras, debates e eventos culturais.

ReVouVer \ Ignez Fiuza – Legado & Memória \100 anos tem como coordenadora de pesquisa histórica e iconográfica Elizabeth Fiuza Aragão (filha de Ignez), Ignês Meneleu Fiuza como curadora de arte e Túlio Paracampos, assina o design, expografia e comunicação visual. Foram reunidas, mais de 70 obras, da coleção de Ignez Fiúza que hoje estão com a família, ou complementadas com alguns artistas do acervo do Mauc.

 

Museu de Arte da UFC – Mauc
Av. da Universidade, 2854
Entrada e estacionamento gratuitos
*Acesso até 12h45

Acessar Ir para o topo