Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português

Universidade Federal do Ceará
Museu de Arte da UFC – Mauc

Área do conteúdo

Semana em homenagem ao Centenário de Aldemir Martins

Data da publicação: 4 de novembro de 2022 Categoria: Centenário de Aldemir Martins, Eventos, Notícias

O Museu de Arte da UFC homenageia o artista Aldemir Martins celebrando a versatilidade deste cearense que completaria 100 anos na data de 08 de novembro de 2022. Confira abaixo os conteúdos preparados pelos diversos setores do Mauc e participe dessa homenagem!

Peça gráfica com fundo vermelho escuro, uma fotografia do artista Aldemir Martins em preto e branco em pé, segurando em um corrimão e olhando para a câmera.

Semana em homenagem ao Centenário de Aldemir Martins

PROGRAMAÇÃO

POSTAGENS ESPECIAIS

07/11 – “Aldemir centenário”
Post com foto do artista e legenda com uma breve biografia
Onde: @museudeartedaufc e @bibliotecamauc
Responsável: Biblioteca Floriano Teixeira

08/11 – Giff comemorativo do aniversário de Aldemir Martins
Animação homenageando o artista pelo seu centenário.
Onde: @aldemirmartinsoficial e @bibliotecamauc
Responsável: Arquivo Institucional e Histórico

08/11 – Aldemir Centenário
O vídeo apresentará detalhes sobre a vida de Aldemir Martins e suas obras, celebrando a versatilidade artística deste cearense que completaria 100 anos na data de 08 de novembro de 2022.
Onde: @aldemirmartinsoficial e @museudeartedaufc
Responsável: Núcleo de Comunicação

09/11 – “Aldemir Martins na Biblioteca do Mauc”
Post com 3 publicações do acervo que falam sobre o artista
Onde: @museudeartedaufc e @bibliotecamauc
Responsável: Biblioteca Floriano Teixeira

09/11 – Vídeo da Sala de Aldemir
Onde: Youtube do Mauc, @aldemirmartinsoficial@museudeartedaufc
Responsável: Núcleo de Comunicação

10/11 – Tbt com exposições do artista
Post com fotografias e informações de mostras em que Aldemir participou (coletiva ou individualmente) no Museu de Arte da UFC
Onde: @museudeartedaufc e @bibliotecamauc
Responsável: Arquivo Institucional e Histórico

11/11 – Vídeo narrado apresentando algumas obras de Aldemir
Onde: @aldemirmartinsoficial e @bibliotecamauc
Responsável: Biblioteca Floriano Teixeira

LIVES

07/11 – Live: O Anuário do Ceará 2022.2023 e a homenagem a Aldemir Martins
Convidadas(os): Jocélio Leal e Bruna Forte
Mediação: Saulo Moreno
Descrição: No ano de celebração do centenário de nascimento de Aldemir Martins, o Anuário do Ceará, a mais antiga publicação periódica do Estado, publicou sua edição 2022.2023 com uma homenagem especial ao artista cearense. Nesta live, conversaremos com a jornalista Bruna Forte e o jornalista Jocélio Leal sobre a publicação e a importância de Aldemir para o Ceará e o Brasil.
Às 16 horas no YouTube do Mauc – ative o lembrete em https://www.youtube.com/watch?v=YhkZY22SbGQ

Sobre os convidados:
Bruna Forte é Jornalista e doutoranda em Comunicação na Universidade Federal do Ceará. Repórter do caderno cultural Vida&Arte do jornal O POVO entre 2018 e 2022, assina o capítulo do Anuário do Ceará 2022 – 2023 sobre o centenário do artista Aldemir Martins.
Jocélio Leal é diretor de Jornalismo das rádios O POVO CBN e CBN Cariri e âncora do programa “O POVO no Rádio” (OP CBN). É editor do blog e da coluna que têm seu nome no O POVO. É editor-geral do Anuário do Ceará e do Guia de Investimentos de São Paulo. Foi indicado duas vezes como colunista ao Prêmio Comunique-se. Graduado em Jornalismo (UFC), foi professor do curso na Universidade de Fortaleza (Unifor).

 

08/11 – Live: Aldemir, centenário: memória e legado
Convidadas(os): Mariana Martins e Pedro Martins
Mediação: Saulo Moreno
Descrição: Para celebrar o centenário de nascimento de Aldemir Martins, o Mauc convida os seus filhos, Mariana e Pedro Martins, para uma conversa sobre a vida e a obra do artista, bem como a sua memória no presente e a atuação da família na preservação do legado desse importante nome da arte cearense e brasileira.
Às 15 horas no Youtube do Mauc

Sobre os convidados:
Mariana Martins: estudou Arquitetura e Urbanismo na Universidade de São Paulo, chegou a realizar experiências em design, desde sempre vem desenvolvendo um consistente corpo de trabalho artístico e plástico através da mistura de variadas linguagens como o desenho, a pintura, a caligrafia e a colagem. Fundadora do Instituto Choque Cultural, instituição sem fins lucrativos dedicada à projetos educacionais através da arte.
Pedro Martins: paulistano de 72 anos, viveu durante muitos anos no Estúdio Aldemir Martins, tendo participado ou editado livros sobre a obra de seu pai, Aldemir Martins.

 

09/11 – Live: Aldemir para todos: ações e desafios da acessibilização da obra de Aldemir Martins para pessoas com deficiência visual
Convidadas(os): Vera Santiago, Roberto Vieira e Rebeca Barroso
Mediação: Saulo Moreno
Descrição: Desde 2019, por meio de parcerias inter e intrainstitucionais, o Mauc vem ampliando suas ações no campo da acessibilidade, em vertentes que incluem a comunicação, o acervo e as práticas educativas. Nesta live, conversaremos com a Prof.ª Vera Santiago, coordenadora do Grupo Legendagem e Audiodescrição da UECE, com o Prof. Roberto Vieira, coordenador dos projetos Fotografia Tátil e Design Computacional do DAUD UFC e com a Mestranda Rebeca Barroso, da UECE, acerca das ações desenvolvidas para garantir a acessibilização à obra do artista Aldemir Martins, que incluem a construção de peças táteis, de ferramentas de rastreamento, a elaboração de audiodescrição e sua disponibilização.
Às 15 horas no YouTube do Mauc

Sobre os convidados:
Vera Lúcia Santiago Araújo – Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Ceará (1982), mestrado em Mestrado em Letras Língua Inglesa pela Universidade Estadual do Ceará (1994), doutorado em Letras (Língua Inglesa Liter. Inglesa e Norte-Americana) pela Universidade de São Paulo (2000) e pós-doutorado na Universidade Federal de Minas Gerais. É Pesquisadora Nível 2 do CNPq Atualmente é professora dos Programas de Pós-graduação em Linguística Aplicada e Educação da Universidade Estadual do Ceará. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, com ênfase em Tradução, atuando principalmente nos seguintes temas: tradução audiovisual acessível, mais especificamente legendagem para surdos e audiodescrição para pessoas com deficiência visual.
Roberto Vieira – Possui graduação em Computação pela Universidade Federal do Ceará (2002), mestrado e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará (2007 e 2012). Professor efetivo do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Design desde 2014. Desenvolve projetos de pesquisa e extensão com foco em Fabricação Digital, Design Computacional e inclusão. Integra o LED – Laboratório de Experiência Digital e Grupo de Tecnologia Assistiva da UFC.
Rebeca Barroso – é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada na Universidade Estadual do Ceará (PosLA – UECE) com ênfase em Audiodescrição; pós-graduada em ensino de línguas pela Universidade Federal – Celest. Integrante do projeto de extensão – Fotografia Tátil Como Meio de Expressão Artística e Inclusão (UFC); e Consultora em Audiodescrição e Acessibilidade pelo grupo de pesquisa Legendagem e Audiodescrição (LEAD/UECE). Graduada em Letras Português, Italiano e Literaturas pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Além de pesquisadora de acessibilidade também é professora de italiano.

Acessar Ir para o topo