Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Museu de Arte da UFC – Mauc

Área do conteúdo

Zélio

Zélio Alvez Pinto, 1938, Conselheiro Pena – MG. 1939, Caratinga, 57/80, Belo Horizonte.

Colabora com as revistas Era uma vez… e Alteroza; jornal Binômio, repórter esportivo no Diário da Tarde. Produtor e apresentador na TV Itacolomi.

1958/59 – Rio de Janeiro: O Cruzeiro Internacional, A Cigarra e Senhor.

1960/63 – Paris. Correspondente de imprensa, repórter e fotógrafo de O Cruzeiro. Publica nas revistas Le Rire, Sept Jour e Harakiri.

63/65. – Rio de Janeiro. Cria e edita as revistas Urubu, Reis do Iê-Iê-Iê e Bossa e Balanço. Cartuns para O Globo, Jornal do Brasil, Jornal dos Sports, Realidade.

1968 – São Paulo. Folha de São Paulo, TV Cultura, filme Amor Mor, livro de contos O Homem dentro da Poste, Pasquim. Organiza o Salão Mackenzie de Humor e o de Piracicaba. Publica em Lui, Planet, Pilote, Phenix, Penthouse, Punch, Pardon, Sargent Kirk, Viaje. Expõe na Galeria Aplicada. Lança o livro Sem Sahida.

Pparticipa da criação de um novo  método para ensino da língua estrangeira, para o qual cria os personagens e executa toda a programação visual.

Expõe no MAM, Rio, Museu Real, Bruxelas e, em parceria com sua mulher Ciça, edita o livro infantil O Ponto. Expõe no Museu de Arte de Helsinque (Finlândia), sendo considerado por aquele museu como um dos maiores aquarelistas do mundo. Expõe, também, no Centro Georges Pompidou, França, Galeria Gabinete de Artes, São Paulo, Galerias Múltipla e AM, São Paulo.

Seus trabalhos são distribuídos para o mundo inteiro pela Dargaud-França.

Acessar Ir para o topo