Programação: 9ª Férias no Mauc – Comemorativa aos 80 anos de Descartes Gadelha
Data da publicação: 24 de julho de 2023 Categoria: Cursos e oficinas, Eventos, Gadelha, NotíciasO Museu de Arte da UFC (Mauc) convida a todas(os/es) os seus públicos para a 9ª edição do projeto Férias no Mauc: arte e museu para todos os públicos, que ocorrerá entre os meses de julho e agosto de 2023. Nesta edição, celebramos os 80 anos de vida de Descartes Gadelha, artista cearense que representa claramente a pretensão do Mauc de alcançar o Universal pelo regional.
A programação conta com trinta atividades que contemplam todos os públicos, nas modalidades presencial, online e híbrida. O Férias no Mauc faz parte das ações anuais do Museu como um projeto construído colaborativamente, a partir das contribuições de artistas, pesquisadores(as), professoras(es), educadores(as), museólogas(os), coletivos, instituições e outras pessoas interessadas em participar da construção de um museu cada vez mais plural, inclusivo e democrático.
Veja abaixo todas as atividades, faça sua inscrição e compartilhe com alguém que possa se interessar!
Bora?!
Férias no Mauc – 9ª Edição – Programação
Minicurso – Giz de Cera: Meios de Expressão e Criação
Ministrante: Iuri Tavares
Modalidade/Local: Presencial no Mauc
Data: 10/07
Horário: 8h às 12h
Número de vagas: 20
Carga horária: 4 horas
Público-alvo: Pessoas interessadas a partir de 11 anos
Ementa: Revisitar a prática de desenho com giz de cera perdida na infância, através de técnicas de expressão e criação com esse material, como aplicação de luz e sombra, sobreposição e criação de cores, frottage, grattage, desenho invisível, entre outras. Venha explorar o potencial dessa técnica!
Sobre o ministrante: Arte educador e estudante de Licenciatura em Artes Visuais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará.
Materiais (de responsabilidade da/o participante): Caixa de giz de cera colorido que contenha também a cor branca
Inscrições: https://forms.office.com/r/HLQPDLmDtz
Workshop – Escultura em argila portrait: Método sight-size
Ministrante: Ispaide Sombra
Modalidade/Local: Presencial no Mauc
Data: 10/07
Horário: 14h às 16h
Número de vagas: 10
Carga horária: 2 horas
Público-alvo: Pessoas interessadas a partir de 18 anos
Ementa: Método utilizado para ensinar o processo de esculpir, que possibilita compreensão direta da forma, volume e valores para o escultor.
Sobre o ministrante: Graduado em Artes Visuais pelo IFCE, professor de artes visuais – escultura em argila utilizando o método sight-size, com experiência de assistente em ateliês de especialistas e realização de Pesquisa pelo CNPq.
Materiais (de responsabilidade da/o participante): Argila, avental, sacola plástica, borrifador
e estecas de biscuit ou palito de churrasco.
Inscrições: https://forms.office.com/r/3EwQ0Fuz5K
Minicurso – Fortaleza: entre catadores e caldeirões
Ministrantes: Nicole Martins e Iuri Funiri
Modalidade/Local: Presencial no Mauc e percurso externo (Centro)
Datas/Horários: 11/07 – 8h às 12h e 12/07 – 13h às 17h
Número de vagas: 20
Carga horária: 8 horas
Público-alvo: Pessoas interessadas a partir de 18 anos
Ementa: Traçar paralelos entre a história da cidade de Fortaleza, aprendida em um percurso pré-estabelecido no Cento, a ser realizado com os participantes no primeiro dia, e as problemáticas sociais representadas nas atuais exposições do Mauc, focando no artista Descartes Gadelha. No dia 11, os participantes poderão encontrar os ministrantes no Mauc às 8h para ida de ônibus ou encontrá-los direto na Estação das Artes às 9h para percurso a pé até a Praça da Bandeira (mais detalhes serão alinhados com as pessoas inscritas). Já no dia 12, a tarde de atividade será no Mauc. Ao final, ocorrerá uma atividade prática de intervenção fotográfica.
Sobre os ministrantes: Nicole – Graduanda em História pela UFC, bolsista do Núcleo Educativo do Museu de Arte da UFC (NEMauc) desde 2022, e voluntária no Grupo de Estudo Crisálida: art&educação em (trans)formação, da Faculdade de Educação (Faced/UFC). Iuri – Graduando em História pela UECE, bolsista voluntário do projeto de extensão “História em campo”.
Materiais (de responsabilidade da/o participante): Dispositivo que tire fotos, água, protetor solar e roupas confortáveis.
Inscrições: https://forms.office.com/r/P4wkW5xaD4
Oficina – Bordado e Fotografia
Ministrante: Natália Rabelo
Modalidade/Local: Presencial no Mauc
Data: 12/07
Horário: 8h às 12h
Número de vagas: 20
Carga horária: 4 horas
Público-alvo: Jovens, adultos e idosos interessados
Ementa: Relação entre as duas linguagens das artes visuais e das artes têxteis: fotografia e bordado. Cada participante deverá trazer sua fotografia, a fim de realizar intervenções em bordado. Serão apresentadas alternativas para remate e haverá roda de conversa sobre os trabalhos elaborados.
Sobre a ministrante: Artista com ênfase nas artes visuais, trabalha de maneira autônoma com fotografia de rua, colagens, bordados, entre outras coisas. Contemplada recentemente num concurso de fotografia no Museu da Fotografia de Fortaleza.
Materiais necessários: Traga sua foto em papel fotográfico, tamanho e tema de sua preferência, para realizar intervenção em bordado (os materiais para bordar serão disponibilizados no Mauc).
Inscrições: https://forms.office.com/r/LN9BcEugsX
Oficina de desenho – O nosso Lar
Ministrante: Eryk Matheus
Modalidade/Local: Presencial no Mauc
Data: 12/07
Horário: 14h às 15h
Número de vagas: 15
Carga horária: 1 hora
Público-alvo: Crianças de 05 a 07 anos de idade (acompanhadas de responsáveis)
Ementa: Pretende-se que as crianças pensem, criem e reinventem o que elas acreditam ser o lar através do desenho. Através de roda de conversa sobre o que entendemos sobre lar e leituras de imagens sobre diversos tipos de Lares que existem no mundo. As conversas, os momentos de desenhar com os materiais disponibilizados, bem como a partilha dos desenhos com o grupo, poderão proporcionar espaço de afeto entre as crianças e os seus acompanhantes na oficina.
Sobre o ministrante: Escritor, professor, pesquisador e amante de artes visuais. Fez parte do grupo de contação de histórias Palavra Encantada (Itapipoca – 2017 a 2018). Publicou a história “O coelho que não sabia pular” pela antologia Devires Poéticos 2ª edição (2020). Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará – UECE (2019); Especialista em Arte Educação pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI (2021), Mestrando em Artes pelo Instituto Federal do Ceará – IFCE (2023). Administra a conta do Instagram @professoreryk onde compartilha sua rotina como professor.
Inscrições: https://forms.office.com/r/crf13rL4W3
Palestra EB Comics – Super-heróis brasileiros made in Ceará
Ministrante: Elinaudo Barbosa
Modalidade/Local: Presencial no Mauc
Data: 13/07
Horário: 9h às 11h
Número de vagas: 40
Carga horária: 2 horas
Público-alvo: Pessoas interessadas a partir de 13 anos
Ementa: O artista relata a experiência de criar o próprio universo de super-heróis, fala da história dos super-heróis brasileiros e do momento atual do gênero. A palestra culmina com um momento interativo, onde será realizado um exercício de criação coletiva de um personagem junto com o público presente.
Sobre o palestrante: Artista visual autodidata, com extensa carreira nas artes visuais: pintura em tela, pintura digital, ilustração, infografia e design de marcas. Em 2014, retomando sonho da adolescência, começou a criar o Universo EB de super-heróis, produzindo enredos, desenvolvendo personagens e desenhando e colorindo as histórias em quadrinhos, que publica pelo selo independente EB Comics. Desde 2017, participa como roteirista e editor de arte da saga Força Extrema, que reúne personagens de diversos autores nacionais de super-heróis.
Inscrições: https://forms.office.com/r/U79aZVFgw9
Oficina – Confecção de pipas
Ministrantes: Luan Matheus Alves e Raíssa Aguiar
Modalidade/Local: Presencial no Mauc
Data: 13/07
Horário: 14h às 17h
Número de vagas: 15
Carga horária: 3 horas
Público-alvo: Pessoas interessadas de todas as idades (crianças acompanhadas de responsáveis)
Ementa: A atividade consiste em aprender a fazer uma pipa, algo extremamente comum de ser visto na cidade de Fortaleza, principalmente nas férias escolares.
Sobre os ministrantes: Luan Matheus – cursa História pela UFC e é bolsista do Núcleo Educativo do Mauc (NEMauc) pela Fundação Nacional de Arte (Funarte). Raíssa – cursa História pela UFC, é bolsista da Residência Pedagógica e atua nas escolas dando aula e promovendo atividades interdisciplinares.
Material necessário: tesoura sem ponta e 2 sacolas plásticas (demais materiais serão disponibilizados pelos ministrantes no Mauc).
Inscrições: https://forms.office.com/r/pMhxn8ZR1z
Oficina – Meu bicho do rio
Ministrante: Sara Rolim
Modalidade/Local: Presencial no Mauc
Data: 14/07
Horário: 9h às 10h
Número de vagas: 15
Carga horária: 1 hora
Público-alvo: Crianças de 06 a 10 anos de idade (acompanhadas de responsáveis)
Ementa: Apresentação lúdica da lenda do bicho do rio, narrativa popular da cidade de Jucás, interior cearense. Seguida da proposta de que cada criança construa seu bicho do rio, com base em suas próprias vivências e nas várias versões compartilhadas (materiais disponibilizados no Mauc).
Sobre a ministrante: Professora de ensino básico há 18 anos, formada em História e Pós graduando em Psicopedagogia e Gestão Escolar. Há 10 anos, divide sua vida e da família entre o sertão jucaense e Fortaleza. Faz parte de um grupo de historiadores jucaenses que coletam materiais e informações para a criação de um museu na cidade de Jucás.
Inscrições: https://forms.office.com/r/p0UMcEPnMW
Palestra – Arte que Adorna: Joalheria e Patrimônio
Palestrante: Flávia Franco
Modalidade/Local: Presencial no Mauc
Data: 14/07
Horário: 14h às 17h
Número de vagas: 40
Carga horária: 3 horas
Público-alvo: Pessoas interessadas pela história da joalheria e contexto museológico a partir de 16 anos
Ementa: Será abordado o percurso histórico da joalheria, as possibilidades dos significados simbólicos, sua importância como expressão cultural e símbolo de status social, como forma de expressão pessoal e manifestação artística. Visão abrangente e enriquecedora da joalheria como forma de arte, bem como sobre o papel do museu em sua preservação e conservação como patrimônio artístico.
Sobre a palestrante: Graduada em Design – Moda pela Universidade Federal do Ceará (2022). Foi bolsista do programa de iniciação acadêmica (2018 e 2019) de extensão (2021), com foco em criatividade e inclusão social. Especializou-se em joalheria e design de joias, realizando trabalhos nas áreas de artes visuais e joalheria. Mestranda em Artes pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da UFC.
Inscrições: https://forms.office.com/r/5tsKmYFNs4
Oficina – Bora pintar um quadro de um jeito diferente?
Ministrante: Assis Alves
Modalidade/Local: Presencial no Mauc
Data: 15/07
Horário: 10h às 12h
Número de vagas: 20
Carga horária: 2 horas
Público-alvo: Crianças de 06 a 10 anos de idade (acompanhadas de responsáveis)
Ementa: Ampliar a visão das crianças sobre quais materiais podem ser usados para produzir arte. Iremos apresentar as técnicas de pintura de Antônio Bandeira, ilustrando como nosso célebre artista brasileiro utilizava múltiplos materiais para pintar seus quadros. Na prática, as crianças vão “caçar” pelas dependências externas do Mauc materiais que possam servir de suporte para a pintura e, em seguida, faremos uma pintura coletiva de um mural utilizando esses materiais.
Sobre o ministrante: Membro do Núcleo Educativo do Mauc, pelo programa Artes Capitais (FUNARTE/SECULT-UFC/MAUC). Estudante do curso de Letras – Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas na Universidade Federal do Ceará.
Inscrições: https://forms.office.com/r/fffQV78ULF
Sessão de Desenho com Modelo Vivo
Mediadora: Joana Silva
Modalidade/Local: Presencial no Mauc
Data: 15/07
Horário: 10h às 12h
Número de vagas: 20
Carga horária: 2 horas
Público-alvo: Desenhistas com nível médio a avançado em figura humana a partir de 16 anos
Ementa: Praticar desenho de observação em conjunto com modelos dispostos em diversas posições, podendo variar gênero e vestimenta dos modelos. Esta atividade é uma realização do Programa de Extensão Desenhando no Museu, desenvolvido em parceria pelo curso de Design-Moda do Instituto de Cultura e Arte (ICA/UFC) e o Mauc.
Sobre a mediadora: Graduanda em Design-Moda pelo Instituto de Cultura e Arte da UFC e Bolsista do Programa Desenhando no Museu (ICA/Mauc).
Materiais (de responsabilidade da/o participante): Materiais de desenho da preferência do desenhista
Inscrições: https://forms.office.com/r/gpumQvjpsm
Oficina online – Criação de perfil artístico para o Instagram
Ministrante: Jennifer Rodrigues
Modalidade/Plataforma: Online via Google Meet
Data: 17/07
Horário: 14h às 16h
Número de vagas: 20
Carga horária: 2 horas
Público-alvo: Pessoas interessadas a partir de 16 anos
Ementa: Serão abordadas as etapas necessárias para criação de um perfil voltado a postagens de artes digitais e/ou analógicas, com ferramentas que podem ser utilizadas para compartilhar e até divulgar de forma profissional os trabalhos artísticos.
Sobre a ministrante: Estudante de Design-Moda (UFC) e técnica em produção de moda. Teve experiência como freelancer de uma agência de Mídias e Influencers de Fortaleza e está responsável pela criação e desenvolvimento do Instagram do Programa Desenhando no Museu (ICA/Mauc).
Materiais (de responsabilidade da/o participante): Celular e/ou outro aparelho eletrônico que permita acessar a oficina online, realizar a criação do perfil e fazer anotações necessárias.
Inscrições: https://forms.office.com/r/XNaMZpHc4e
Palestra online – Museu: História e Horizonte
Palestrante: Levi Porto
Modalidade /Plataforma: Online via Google Meet
Data: 18/07
Horário: 9h às 11h
Número de vagas: 40
Carga horária: 2 horas
Público-alvo: Jovens e adultos interessados
Ementa: Debate sobre a história dos museus, incluindo recentes problematizações acerca do seu fazer. Pensaremos em onde reside a pertinência dessas instituições no nosso estado, e como o museu pode ser semente para mudança no mundo (diante de suas exposições, seu corpo trabalhador, suas iniciativas em educação museal, entre outras).
Sobre o palestrante: Mestrando em Artes pela UFC e graduado em Cinema e Audiovisual. Atua como arte-educador, promovendo oficinas e espaços de debate acerca da Arte Contemporânea. Sonha com mais pessoas se publicando, lendo e escrevendo. É autor dos livros Ninho de Pássaro (2021), Histórias pra Gente Entocada (2020), Chinchila (2019) e muitas fanzines e ebooks.
Material (de responsabilidade da/o participante): Dispositivo eletrônico que permita acessar a palestra online.
Inscrições: https://forms.office.com/r/chNXgLggJ0
Oficina online – Explorando a criatividade com Chico da Silva
Ministrante: Helena Kuhn
Modalidade/Plataforma: Online via Google Meet
Data: 19/07
Horário: 9h às 11h
Número de vagas: 20
Carga horária: 2 horas
Público-alvo: Pessoas interessadas a partir de 16 anos
Ementa: Apresentação da trajetória e da obra de Chico da Silva, seguida de exercício de criatividade. A partir de um traço “aleatório” no papel, participantes serão convidada/os a desenhar uma figura fantasiosa (dragão, cobra, peixe) com inspiração no artista.
Sobre a ministrante: Estudante de Design-Moda (UFC) e bolsista do Laboratório de Práticas Experimentais em Arte e Educação Museal (LAPEArte – ICA/Mauc) pelo Programa de Promoção da Cultura Artística (PPCA) da Secretaria de Cultura da UFC (Secult/UFC).
Materiais (de responsabilidade da/o participante): Dispositivo eletrônico que permita acessar a oficina online e materiais de desenho e pintura de sua preferência (lápis colorido, tinta, pincel, canetinha, papel sulfite e/ou outros).
Inscrições: https://forms.office.com/r/gsw7gK0Swy
Curso – Tecendo Joias: Experimentação de materiais na joalheria
Ministrante: Flávia Franco
Modalidade/Local: Presencial no Mauc
Datas: 19, 20 e 21/07
Horário: 13h às 17h
Número de vagas: 15
Carga horária: 12 horas
Público-alvo: Pessoas interessadas por joalheria e processos criativos a partir de 16 anos
Ementa: Na joalheria permeia-se a possibilidade do uso de materiais e técnicas abrangentes, então este curso que buscará, através da experimentação de materiais alternativos a joalheria, expandir a criatividade no uso dos materiais proporcionando um espaço para liberdade criativa, no desenvolvimento de uma abordagem crítica e reflexiva à medida do desbravamento de novas potencialidades da confecção de peças se utilizando de materiais alternativos e não convencionais, como papel, tecidos, contas plásticas, bordado e outros objetos, os participantes serão incentivados a criar peças únicas e conceituais. Ao longo do processo, será possível experimentar técnicas e descobrir novas possibilidades estéticas através da partilha de ideias e a colaboração entre os participantes, ao construir a exploração conjunta.
Sobre a ministrante: Graduada em Design – Moda pela Universidade Federal do Ceará (2022). Foi bolsista do programa de iniciação acadêmica (2018 e 2019) de extensão (2021), com foco em criatividade e inclusão social. Especializou-se em joalheria e design de joias, realizando trabalhos nas áreas de artes visuais e joalheria. Mestranda em Artes pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da UFC.
Materiais: Serão fornecidos materiais básicos, mas os participantes são encorajados a trazer suas próprias peças e materiais para experimentação, como linhas de bordado em cores de sua preferência e/ou peças para montagem de acessórios.
Inscrições: https://forms.office.com/r/1MUcBkxgpy
Oficina – Saberes ancestrais: uma imersão na natureza
Mediadoras: Paloma Almeida, Patricia Veloso, Renata Facó e Terena Cartaxo
Modalidade/Local: Presencial no Mauc
Data: 21/07
Horário: 9h às 10h
Número de vagas: 10
Carga horária: 1 hora
Público-alvo: Crianças na faixa etária de 1 a 2 anos e 6 meses (acompanhadas de responsáveis)
Ementa: Experiência sensorial, estética e exploratória. Proposta imersiva em que serão montados contextos com elementos da natureza, vídeos projetados com a temática e materiais para exploração organizados atentando para a estética, de forma a convidar os bebês para a interação e brincadeira. Salientamos que os materiais escolhidos foram pensados para a faixa etária indicada, tanto em relação à experiência que poderão proporcionar, quanto em relação à segurança dos bebês.
Sobre as mediadoras: Paloma – Pedagoga. Especialista em Docência na Educação Infantil. Mestranda em Artes (PPGARTES/IFCE). Professora efetiva da Rede Municipal de Fortaleza. Patricia – Pedagoga, Contadora de histórias e Formadora. Graduada em Pedagogia (UFC), Pós-Graduada em Psicopedagogia (FALC), Mestranda Artes (PPGARTES/IFCE). Renata – Pedagoga. Especialista em Docência na Educação Infantil. Mestranda em Artes (PPGARTES/IFCE). Terena – Professora da Rede Municipal de Fortaleza. Graduada em Educação Infantil. Especialista em Metodologia do Ensino de Artes. Mestranda em Artes (PPGARTES/IFCE)
Inscrições: https://forms.office.com/r/EZWXybwfZK
Minicurso – Desenho em Cartum
Ministrante: Gabo Oliveira
Modalidade/Local: Presencial no Mauc
Data: 25/07
Horário: 9h às 12h
Número de vagas: 15
Carga horária: 3 horas
Público-alvo: Pessoas com experiência média a avançada em desenho a partir de 14 anos
Ementa: Apresentação de conteúdos teóricos e técnicas de desenho Cartum para a realização deste tipo de desenho, a fim de ajudar a quem deseja desenvolver melhor este estilo.
Sobre o ministrante: Gabo é ilustradore e quadrinista não binário e autista, publica tiras semanais pelo jornal O Povo. Estudante de Design-Moda (UFC) e bolsista do Laboratório de Práticas Experimentais em Arte e Educação Museal (LAPEArte – ICA/Mauc) pelo Programa de Promoção da Cultura Artística (PPCA) da Secretaria de Cultura da UFC (Secult/UFC).
Materiais (de responsabilidade da/o participante): Folhas de papel ofício, lápis de cor, lápis ou lapiseira em grafite e borracha.
Inscrições: https://forms.office.com/r/Pt6dcTMzAH
Oficina – #Drawnthisinyourstyle
Ministrante: Symon Moraes
Modalidade/Local: Presencial no Mauc
Data: 25/07
Horário: 13h às 16h
Número de vagas: 20
Carga horária: 3 horas
Público-alvo: Pessoas que gostam de desenhar a partir de 16 anos
Ementa: Cada pessoa tem seu próprio traço, pensando nisto #Drawthisinyourstyle (desenhe isso no seu estilo) surgiu como um desafio no Instagram como uma nova forma de reler obras de outros artistas. A oficina tem como proposta trazer este desafio para dentro das salas do museu, usando o grande acervo de Descartes Gadelha exposto atualmente, com o intuito de instigar a atenção aos detalhes dos traços do próprio artista, observar, admirar e por fim fazer a própria releitura das obras.
Sobre o ministrante: Artista plástico e estudante de História pela UFC, ex-bolsista do programa de extensão Desenhando no Museu (ICA/Mauc). Tem como foco de estudo e pesquisa nas artes o desenho figura humana em sua forma artística e política buscando inspiração tanto na contemporaneidade quanto no movimento renascentista do século XV.
Materiais (de responsabilidade da/o participante): Materiais de desenho da preferência do desenhista
Inscrições: https://forms.office.com/r/RKYNaSn2bu
Oficina híbrida – Verbetear: Por que não houve grandes mulheres artistas no Ceará?
Ministrantes: Luiza Helena Amorim, Rita Lages e Carol Ministério
Convidado: Representante da Enciclopédia Itaú Cultural
Modalidade/Plataforma: Online via Google Meet (um momento presencial no Mauc – 27/07)
Datas: 26, 27, 28 e 31/07
Horário: 8h às 10h
Número de vagas: 25
Carga horária: 10 horas (8 horas síncronas + 2 horas assíncronas)
Público-alvo: Jovens e adultos interessados em História da Arte
Ementa: O título provocativo é um convite para refletir sobre o trabalho e a memória das mulheres artistas no Mauc. Depois da teoria, vamos à prática com a produção de verbetes que serão publicados no site da Enciclopédia Itaú Cultural. A oficina é uma realização do Mauc, Grupo de Pesquisa Estopim – Grupo de Estudos Interdisciplinares do Patrimônio Cultural (UFMG/CNPq) e da Enciclopédia Itaú Cultural, através da Rede de Pesquisa e Formação em Curadoria de Exposição.
Sobre as ministrantes: Luiza – Graduada em Jornalismo e História. Especialista em Teorias da Imagem e da Comunicação e mestra em História Social (UFC). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Patrimônio e Memória (GEPPM/UFC/CNPq). Rita – Professora Associada de Teoria e História da Arte na Escola de Belas Artes da UFMG (graduação e pós-graduação). Doutora e Mestre em História pela UFMG e Pós-doutoranda no IEB/USP. Carol – Mestra em Artes pela UEMG, especialista em Cultura e Arte Barroca pela UFOP, especialista em Produção e Crítica Cultural e bacharel licenciada em História pela PUC-MG. Gerente de Difusão e Educação para o Patrimônio Cultural do Iepha-MG.
Material (de responsabilidade da/o participante): Dispositivo eletrônico que permita acessar a oficina online
Inscrições: https://forms.office.com/r/9fTLqenK7h
Roda de conversa – Por uma arte-educação decolonial
Mediador: Levi Porto
Modalidade/Local: Presencial no Mauc
Data: 26/07
Horário: 14h às 17h
Número de vagas: 40
Carga horária: 3 horas
Público-alvo: Jovens e adultos com interesse em arte, educação, museus, cultura e visualidade
Ementa: O que significa fazer uma arte-educação verdadeiramente libertária, crítica e emancipadora? Como podemos assumir uma posição problematizadora diante das feridas da colonialidade? Discutiremos a educação museal e a arte-educação como espaços para sermos decoloniais, antirracistas e pró-pautas identitárias.
Sobre o mediador: Mestrando em Artes pela UFC e graduado em Cinema e Audiovisual. Atua como arte-educador, promovendo oficinas e espaços de debate acerca da Arte Contemporânea. Sonha com mais pessoas se publicando, lendo e escrevendo. É autor dos livros Ninho de Pássaro (2021), Histórias pra Gente Entocada (2020), Chinchila (2019) e muitas fanzines e ebooks.
Inscrições: https://forms.office.com/r/B4y971HWiF
Workshop Desenho da Figura Humana na obra de Michelangelo
Ministrante: Galber Rocha (Ateliê Diseno em programação mensal do Programa Desenhando no Museu)
Modalidade/Local: Presencial no Mauc
Data: 27/07
Horário: 13h30 às 16h30
Número de vagas: 60
Carga horária: 3 horas
Público-alvo: Pessoas interessadas a partir de 15 anos
Mais informações e inscrições: https://forms.office.com/r/tnW8r8mGpq
Oficina – Introdução ao Pontilhismo
Ministrante: Joana Silva
Modalidade/Local: Presencial no Mauc
Data: 28/07
Horário: 9h às 11h
Número de vagas: 20
Carga horária: 2 horas
Público-alvo: Jovens e adultos interessados
Ementa: No pontilhismo, figuras são compostas por pequenos pontos ou pequenas manchas coloridas que, lado a lado, sugerem uma imagem e se misturam quando observadas a certa distância. A oficina será desenvolvida com apresentação da técnica, seguida de aplicação prática no papel acompanhada de instruções.
Sobre a ministrante: Graduanda em Design-Moda pelo Instituto de Cultura e Arte da UFC e Bolsista do Programa Desenhando no Museu (ICA/Mauc).
Materiais (de responsabilidade da/o participante): Papel canson ou grosso e caneta nanquim
Inscrições: https://forms.office.com/r/JCafACNMix
Oficina de desenho – Criação de Personagem
Ministrante: Júlia Alves
Modalidade/Local: Presencial no Mauc
Data: 28/07
Horário: 14h às 17h
Número de vagas: 15
Carga horária: 3 horas
Público-alvo: Pessoas com experiência em desenho a partir de 16 anos
Ementa: Mostrar formas de criação de personagens a partir do desenho, trabalhar a criatividade e o desenvolvimento do desenhista para criar seu personagem.
Sobre a ministrante: Graduanda em Design-Moda pelo Instituto de Cultura e Arte da UFC e Bolsista Voluntária do Programa Desenhando no Museu (ICA/Mauc).
Materiais (de responsabilidade da/o participante): Papel ou scketchbook, lápis grafite e lápis de cor
Inscrições: https://forms.office.com/r/yZEXVEdj6T
Minicurso – Estudos em Desenho Inspirados na Obra de Descartes Gadelha
Ministrante: Ronaldo Vieira
Modalidade/Local: Presencial no Mauc
Data: 29/07
Horário: 9h30 às 12h30
Número de vagas: 20
Carga horária: 3 horas
Público-alvo: Pessoas interessadas em desenho e arte a partir de 16 anos
Ementa: Inicia-se com visita à exposição para apreciação das obras de Descartes Gadelha, a fim de conhecer alguns aspectos formais e temáticos, e, a partir de então, explorar criativamente a técnica informada. Apresentação de elementos estruturais do desenho como ponto, linha, luz, volume e forma, utilizando como referência a produção visual em destaque, a fim de os participantes realizem composição autoral inspirada no artista cearense.
Sobre o ministrante: Arte-educador com Mestrado em Artes (IFCE), Licenciatura em Artes Visuais (IFCE), artista plástico com habilidades em desenho, pintura, aquarela e restaurador com formação pela Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho.
Materiais (de responsabilidade da/o participante): Lápis 6B, papel ofício ou papel canson para desenho no tamanho A4 ou A3, borracha, prancheta correspondente ao tamanho do papel, lápis colorido e apontador
Inscrições: https://forms.office.com/r/NmNs090432
Sessão de Desenho com Modelo Vivo
Mediadora: Joana Silva
Modalidade/Local: Presencial no Mauc
Data: 29/07
Horário: 10h às 12h
Número de vagas: 20
Carga horária: 2 horas
Público-alvo: Desenhistas com nível médio a avançado em figura humana a partir de 16 anos
Ementa: Praticar desenho de observação em conjunto com modelos dispostos em diversas posições, podendo variar gênero e vestimenta dos modelos. Esta atividade é uma realização do Programa de Extensão Desenhando no Museu, desenvolvido em parceria pelo curso de Design-Moda do Instituto de Cultura e Arte (ICA/UFC) e o Mauc.
Sobre a mediadora: Graduanda em Design-Moda pelo Instituto de Cultura e Arte da UFC e Bolsista do Programa Desenhando no Museu (ICA/Mauc).
Materiais (de responsabilidade da/o participante): Materiais de desenho da preferência do desenhista
Inscrições: https://forms.office.com/r/5JiyZr8FQA
Oficina – Bora pintar de um jeito diferente?
Ministrante: Assis Alves
Modalidade/Local: Presencial no Mauc
Data: 29/07
Horário: 10h às 12h
Número de vagas: 20
Carga horária: 2 horas
Público-alvo: Crianças de 06 a 10 anos de idade (acompanhadas de responsáveis)
Ementa: Ampliar a visão das crianças sobre quais materiais podem ser usados para produzir arte. Iremos apresentar as técnicas de pintura de Antônio Bandeira, ilustrando como nosso célebre artista brasileiro utilizava múltiplos materiais para pintar seus quadros. Na prática, as crianças vão “caçar” pelas dependências externas do Mauc materiais que possam servir de suporte para a pintura e, em seguida, faremos uma pintura coletiva de um mural utilizando esses materiais.
Sobre o ministrante: Membro do Núcleo Educativo do Mauc, pelo programa Artes Capitais (FUNARTE/SECULT-UFC/MAUC). Estudante do curso de Letras – Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas na Universidade Federal do Ceará.
Inscrições: https://forms.office.com/r/4kfRtkvJjL
Palestra – Leituras e olhares sobre as obras de Descartes Gadelha presentes na Antiga Estação Central de Fortaleza
Palestrantes: José Wellington Sousa, Gerliane Rodrigues, Yasmin Aiub, Marcus Vinicius Bezerra e Alysson Maciel
Modalidade/Local: Presencial no Mauc
Data: 01/08
Horário: 9h às 10h
Número de vagas: 40
Carga horária: 1 hora
Público-alvo: Profissionais de Museus, estudantes e pesquisadores interessados
Ementa: Apresentar e explorar as obras do artista plástico Descartes Gadelha presentes na antiga estação central de Fortaleza. Contextualizar as obras no tempo presente e suas relações com o tempo de sua criação, ou seja, suas funções e motivações atuais e as do momento de sua construção, apontando os elementos sobre a arte, o artista e sua atuação no campo ferroviário.
Sobre palestrantes: Integrantes do Núcleo Educativo do Museu Ferroviário João Felipe. Wellington – Licenciado em História pela UECE. Gerliane – Graduanda em Geografia pela UECE. Yasmin – Graduanda em Museologia pela UNIRIO e pelo Claretiano Rede de Educação. Marcus – Licenciado em História pela UECE e Mestrando em História pela UNB. Alysson – Licenciado em História pela UFC.
Inscrições: https://forms.office.com/r/Gm4ai595QB
Oficina externa – Cinematografia Fora da Bolha
Ministrante: Darlan Sousa
Datas: 01 a 04/08
Público-alvo: Estudantes da Escola Estadual de Educação Profissional Edson Queiroz
Ementa: Visando levar projetos culturais para fora da bolha de Fortaleza, que é de difícil acesso até mesmo para algumas áreas da cidade, esta oficina busca integrar outras áreas do estado com as programações do Mauc. Em parceria com EEEP Edson Queiroz, localizada em Cascavel, e sua Diretora Fábia Napoleão, a oficina será realizada para estudantes da escola, a fim de desenvolver atividades de audiovisual focadas em captação de imagens, manuseio de equipamentos.
Sobre o ministrante: Técnico em petroquímica, graduando em Cinema e Audiovisual pela UFC e bolsista do LAMauc. Possui interesse por realização de obras com foco em cinematografia e seus conceitos.
Obs.: O ministrante será responsável pela organização e realização da oficina.
Oficina – Projetando-se nas Obras de Descartes Gadelha
Ministrante: Hermínia Freitas
Modalidade/Local: Presencial no Mauc
Data: 02/08
Horário: 9h30 às 11h30
Número de vagas: 15
Carga horária: 2 horas
Público-alvo: Jovens, adultos e idosos
Ementa: Favorecer o autoconhecimento dos participantes através da arte, a partir de reflexão da importância da Arte para o autodesenvolvimento. Os participantes serão convidados a entrar em contato com as obras de Descartes Gadelha e então, através de uma imersão, poderão conectar-se com seus aspectos conscientes, subconscientes e inconscientes para criar sua própria produção artística e finalizar com síntese do processo e das autodescobertas.
Sobre a ministrante: Formada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Especialista em Psicologia Organizacional pelo Conselho Regional de Psicologia (CRP-11). Respalda o trabalho nos conhecimentos da Gestalt-terapia, psicologia positiva, transpessoal, inteligência emocional, cura da criança interior e teorias administrativas. Dentre outros recursos, utiliza a arte para auxiliar os processos terapêuticos. No momento, tem aprofundado os estudos sobre pessoas altamente sensíveis (PAS).
Inscrições: https://forms.office.com/r/JV2dGjeve9
Palestra – O historiador nos espaços de memória institucional
Palestrantes: Aline Lima e Thayane Oliveira
Modalidade/Local: Presencial no Mauc
Data: 02/08
Horário: 14h às 15h
Número de vagas: 40
Carga horária: 1 hora
Público-alvo: Estudantes de História e áreas correlatas e profissionais atuantes em espaços culturais e de memória
Ementa: A memória é um dos alicerces de nossa identidade. Com as instituições não é diferente. Preservar a memória institucional é um meio de fortalecer suas bases e refletir seus erros e acertos do passado para compreender sua atuação presente e planejar suas ações futuras. Mas as instituições estão dispostas a desbravar os campos e conflitos da memória? Onde e como o historiador se posiciona neste ambiente? É na busca por respostas e novas perguntas que se baseia esta palestra.
Sobre as palestrantes: Aline – Licenciada e Mestre em História pela UFC, Especialista em Gestão Cultural pela Fundaj/UFRPE. Chefe do Departamento de Memória Institucional do Ministério Público do Ceará. Thayane – Licenciada em História pela UFC. Mestre e Doutora em História das Ciências pela Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz. Atua no Centro de Memória da Fazenda com atividades relacionadas à memória institucional e educação museal.
Inscrições: https://forms.office.com/r/WUn0DHXYNR
VISITAS
Exposição Guardiãs das Memórias – https://mauc.ufc.br/pt/exposicao-guardias-das-memorias/
De Rastros Urbanos
Abertura: 05 de junho
Em cartaz até 28 de julho de 2023
Exposição Descartes Griô Profeta – https://mauc.ufc.br/pt/abertura-da-exposicao-descartes-grio-profeta-no-museu-de-arte-da-ufc/
Abertura: 17 de junho
Em cartaz até 04 de agosto de 2023
Museu de Arte da UFC – Mauc
Av. da Universidade, 2854, Benfica
Horário: de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8 às 12h e das 13 às 17h | Em sábados previamente divulgados: das 9h às 13h
Entrada e estacionamento gratuitos