Abertura da Exposição “Descartes Griô Profeta” no Museu de Arte da UFC

Data de publicação: 16 de junho de 2023. Categoria: Abertura de Exposição, Exposição, Gadelha

O Museu de Arte da UFC (Mauc) convida para abertura da Exposição Descartes Griô Profeta, comemorativa aos oitenta anos do artista cearense Descartes Gadelha, a ser realizada amanhã(17), das 9h às 13h, com a presença do artista e apresentação do Maracatu Solar, grupo em que ele participa como compositor e músico.

Em DESCARTES GRIÔ PROFETA, exposição comemorativa aos oitenta anos do artista cearense Descartes Gadelha, o Mauc expõe obras doadas ao museu pelo artista entre os anos de 1970 e 2018. Diante do recorte inevitável, a seleção de aproximadamente 250 obras privilegiou pinturas e esculturas em detrimento de estudos, desenhos e gravuras. As coleções “Caldeirão de fé”, “Cicatrizes submersas”, “Catadores do Jangurussu”, “Cheiradores de cola”, “Iracemas, morenos e coca-colas”, “De um alguém para outro alguém” compõem um atlas mais amplo possível da produção de Descartes Gadelha, desde os anos de 1970 até 2018, a partir exclusivamente do acervo do Mauc. A opção por não identificar as obras ao longo do percurso expositivo propõe uma relação mais imediata com as obras e a expografia, aqui, baseada em processos de obliteração e acumulação: Capela Sistina, salões de arte oitocentista, ateliês, igrejas barrocas, paredes votivas, carnaval, a banca do camelô!

Curadoria de Wellington Jr. (Tutunho), Joubert Arrais e Eliezer do Nascimento.

Realização: Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (Mauc), Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES-UFC) e Laboratório de Investigação em Corpo, Comunicação e Arte (LICCA)
Produção: Mauc e Sala 109

Exposição Descartes Griô Profeta
Abertura: 17 de junho (sábado), das 9h às 13h