Inscreva-se | Férias no Mauc acontece de 7 a 18 de julho com oficinas, cursos, palestras e produções artísticas em diálogo com o V Salão Universitário UFC
Data da publicação: 2 de julho de 2025 Categoria: Cursos e oficinas, Férias no Mauc, NotíciasArte: Thiago Nogueira
O Férias no Mauc reúne artistas e pesquisadoras(es) num grande projeto colaborativo de construção de saberes ligados à cultura museal. Esta 12ª edição, inteiramente gratuita, acontece entre os dias 7 e 18 de julho em forte diálogo com artistas do V Salão Universitário e com bolsistas desenvolvendo pesquisas no Museu, agora compartilhando técnicas e talentos em cursos, oficinas, workshops, palestras e produções artísticas. São 16 ações ao todo, então confere, se inscreve (formulários mais abaixo), aproveita o que puder e compartilha muito, que o Férias no Mauc é para todos os públicos. Emitiremos declarações para todas as participações.
PROGRAMAÇÃO: FÉRIAS NO MAUC – EDIÇÃO V SALÃO UNIVERSITÁRIO UFC
(também disponível em Agenda Mauc)
Inclusão e Acessibilidade | Oficina de Audiodescrição
Data/Hora: 07/07, das 14h às 16h
Modalidade/Local: Presencial / Mauc
Quantidade de participantes: 40
Público-alvo: Pessoas interessadas no tema a partir de 15 anos
Descrição da atividade: A oficina tem como objetivo promover discussões sobre acessibilidade, inclusão e comunicação sensorial de peças gráficas, fotografias e demais expressões culturais, com foco na audiodescrição como recurso de mediação voltado para o público deficiente visual. Dinâmicas interativas de descrição de imagens introduzirão esse “primeiro contato” com a atividade e o ofício do audiodescritor, incorporando aspectos técnicos, artísticos e éticos. Com isso, busca-se desenvolver, gradualmente, as habilidades necessárias para o exercício prático da audiodescrição.
Ministrante: Luana Freitas Chaves
Sobre ministrante: Aluna do penúltimo semestre do curso de licenciatura em história – UFC e bolsista do projeto de acessibilidade do Arquivo – Mauc.
Inscrição: https://forms.office.com/r/59dxkn4uNA
Oficina | Entrelaços: bordado como visibilidade e resistência LGBTQIA+
Data/Hora: 08/07, das 9h às 11h
Modalidade/Local: Presencial / Mauc
Quantidade de participantes: 20
Público-alvo: Pessoas interessadas a partir de 15 anos, com ou sem experiência no bordado
Descrição da atividade: Enxergando o bordado coletivo como um espaço para a socialização e debate, a oficina traz para o centro da sala questões sobre a vivência LGBTQIA+ na contemporaneidade. Na aula, serão apresentados artistas queer e seu trabalho no artesanato têxtil, apoiando a conversa sobre representação e servindo de inspiração para as peças que serão produzidas na oficina.
Materiais (responsabilidade da/e/o participante): Agulhas e linhas diversas.
Ministrante: Gabriel Lima Leôncio
Sobre ministrante: Sou estudante de graduação em Design – Moda pela UFC e bolsista do projeto FazerArte da Progep. Através desse projeto, tenho a oportunidade de ministrar oficinas e minicursos voltados ao bordado, colagem, pinturas e outras áreas das artes visuais para servidores, alunos e comunidade externa. Assim, descobri minha paixão pela docência e a alegria de participar, junto aos alunos, a exploração de suas criatividades, sendo um meio também de explorar a minha própria.
Inscrição: https://forms.office.com/r/CYTtkcVssq
Oficina | Ficcionalizando memórias a partir da fotografia: assumindo o controle sobre nossas próprias histórias
Datas/Hora: 08/07, das 13h30 às 16h30
Modalidade/Local: Presencial / Mauc
Quantidade de participantes: 15
Público-alvo: Pessoas interessadas no tema a partir de 18 anos
Descrição da atividade: E se nós mesmos pudéssemos definir nossas fotos mais antigas? Aquelas que geralmente são tiradas na infância em um momento em que você nem se recorda direito o que aconteceu ou as tiradas em família, em cerimônias ou ocasiões especiais. Qual o controle que exercemos sobre nossas histórias e que histórias queremos contar? Essa oficina tem o objetivo de gerar inquietações sobre como as narrativas podem ser contadas a partir da imagem e de propor um exercício de criação de novas histórias para essas mesmas imagens, para isso realizaremos uma conversa em sala sobre conceitos de memória e fotografia como instrumento de poder e posteriormente utilizaremos da criatividade e de suportes diversos para a criação de novas histórias com a fotografia que cada participante trará.
Materiais (responsabilidade da/e/o participante): Três fotografias, preferencialmente impressas, de sua escolha. Participante pode estar nas fotografias ou não, recomenda-se que as fotos sejam de pelo menos 5 anos atrás.
Ministrante: Luiz Fernando da Silva Maciel (Boca de Trovão)
Sobre ministrante: Jovem inquieto forjado nos movimentos sociais, amante de projetos de cultura, arte e educação. Graduando em secretariado executivo, atua como produtor cultural e realizador audiovisual, tendo cursado o técnico de produção cultural da quintanda soluções em parceria com o Centec e composto a 6ª turma de realização em audiovisual da Vila das Artes e a 3ª turma do Centro Cultural Bom Jardim. Em seu trabalho se dispõe a investigar a construção de espaços de memória e o acolhimento de corpos dissidentes.
Inscrição: https://forms.office.com/r/932FmnqdPc
Oficina | Produção de marca página
Data/Hora: 09/07, das 9h às 11h
Modalidade/Local: Presencial / Mauc
Quantidade de participantes: 15
Público-alvo: Jovens com interesse no tema a partir de 14 anos
Descrição da atividade: A oficina tem como objetivo a produção de marca páginas usando técnicas variadas como colagem e pintura.
Ministrantes: Mariana Ferreira Chaves e Bruna Karine da Silva
Sobre ministrantes: Mariana – Estudante de Design e artista. Desenha desde que se entende por gente e sempre teve a arte como hobby, forma de expressão e, agora, também como profissão. Gosta de experimentar com materiais e técnicas diferentes, explorando o fazer artístico de forma livre e curiosa. Bruna Karine – Graduanda em Odontologia pela Universidade Federal do Ceará. Entrei na faculdade logo após concluir o ensino médio, no qual fiz integrado técnico em eletromecânica, me mudando de cidade para estudar em Fortaleza. Minha paixão por arte e cultura vem desde sempre. Pinto desde criança e, hoje, tenho a felicidade de ser bolsista no Museu de Arte da UFC, onde posso unir minha trajetória acadêmica ao meu amor pelas expressões artísticas.
Inscrição: https://forms.office.com/r/Tt20Qrbz7c
Oficina | Estrutura narrativa para criação de histórias
Data/Hora: 09/07, das 14h às 16h
Modalidade/Local: Presencial / Mauc
Quantidade de participantes: 10
Público-alvo: Jovens com interesse no tema a partir de 14 anos
Descrição da atividade: Há milhares de anos, o fascínio de criar e contar histórias, envolve a história da humanidade. Alguns estudiosos se dedicaram a estudar e desenvolver um modelo de estrutura narrativa que abrange um grande número de histórias ocidentais. Entender esse modelo, permite analisar obras que consumimos no cotidiano e também facilita o processo criativo. A partir de imagens, cada pessoa poderá iniciar o desenvolvimento de uma história e entender essa estrutura básica, utilizada por várias histórias que conhecemos.
Ministrante: Manuela de Brito Alencar
Sobre ministrante: Estudante de Ciências Sociais que trabalha como roteirista de algumas obras em projetos de fomento à arte e cultura.
Inscrição: https://forms.office.com/r/Ja81tYCDnR
Oficina | Xilogravura Surreal: Imaginação e Criatividade através da Cultura Popular Cearense
Data/Hora: 10/07, das 9h às 11h
Modalidade/Local: Presencial / Mauc
Quantidade de participantes: 15
Público-alvo: Crianças de 7 a 12 anos (acompanhadas de responsáveis)
Descrição da atividade: A oficina iniciará com a observação de figuras mitológicas e fantasiosas nas obras de xilogravura da Sala de Cultura Popular do Mauc. Haverá uma conversa sobre a xilogravura, seguida da atividade de colagem, com cópias das obras de xilogravura impressas em papel ofício, onde participantes poderão montar um cenário surrealista com as figuras recortadas.
Materiais (responsabilidade da/e/o participante): Cola e tesoura sem ponta.
Ministrante: Nícolas Oliveira da Silva
Sobre ministrante: Estudante do 3º semestre de Design de Moda na UFC. Me tornei técnico em produção de moda pela rede pública do estado. Hoje meu interesse gira em torno da ilustração, da arte e criação de vestuário masculino. Acredito que falar, praticar e viver a pintura e qualquer outra linguagem da arte enriquece e muda o repertório de vida de qualquer pessoa.
Inscrição: https://forms.office.com/r/VhMNAvLQyp
Arte e sustentabilidade | Oficina de painel com resíduos têxteis
Data/Hora: 11/07, das 9h às 12h
Modalidade/Local: Presencial / Mauc
Quantidade de participantes: 15
Público-alvo: Pessoas interessadas no tema a partir de 16 anos
Descrição da atividade: A oficina de arte e sustentabilidade é baseada na obra “Futuro Ancestral”, de Lara Costa, atualmente exposta no Salão Universitário. Conceitualmente, a obra aborda a importância da sustentabilidade e utiliza de resíduo têxtil em sua composição, além de bordado sobre papel. A oficina propõe uma revisão do conceito de sustentabilidade e formas de arte sustentáveis, com o objetivo de ensinar a construir um painel feito a partir de resíduos têxteis e outros materiais de preferência do participante. As técnicas ensinadas na oficina serão costura, fuxico, bordado e patchwork.
Materiais (responsabilidade da/e/o participante): Linha de costura, agulha da mão e tesoura. (Se possível: linha de bordado, agulha de bordado, cola, retalhos e outros materiais de sua preferência, como botões, miçangas, spike).
Ministrante: Lara Fátima Freitas Costa
Sobre ministrante: Sou natural de Juazeiro-BA e atualmente moro em Fortaleza-CE onde curso Design-Moda na Universidade Federal do Ceará (UFC). Na UFC, integro o projeto “Desenhando no Museu” do Museu de Arte da UFC e o projeto “Colcha de Retalhos”, atuando com arte, moda e design. Trabalho com upcycling e patchwork desde 2021. Recentemente tenho me aprofundado no fazer artístico experimentando diferentes técnicas e suportes, principalmente em colagem e desenho.
Inscrição: https://forms.office.com/r/5gGkL6RdXT
Oficina | Danças Populares e Xilogravura
Data/Hora: 11/07, das 14h às 16h
Modalidade/Local: Presencial / Mauc
Quantidade de participantes: 25
Público-alvo: Pessoas interessadas no tema a partir de 15 anos
Descrição da atividade: Experiência sensível e prática entre as artes visuais e a dança, a partir da coleção Danças do Meu Povo, do xilogravurista Naldo. A atividade começa com uma breve apresentação sobre o MAUC, a xilogravura e a cultura popular nordestina, seguida de uma leitura compartilhada das obras. Então, o público será convidado a participar de uma vivência corporal inspirada no Jongo, manifestação cultural afro-brasileira presente nas gravuras. A proposta busca valorizar a memória, a expressão individual e o corpo como veículo de preservação da cultura popular.
Observação: Participar com roupas confortáveis, que possibilitem a movimentação.
Ministrante: Lia Helen Lima de Almeida
Sobre ministrante: Artista e educadora em formação, moradora da região metropolitana de Fortaleza. Graduanda em Licenciatura em Dança pela Universidade Federal do Ceará (UFC), onde também atua como bolsista no Museu de Arte da UFC. Atualmente pesquisa as danças populares brasileiras.
Inscrição: https://forms.office.com/r/4vw5ys66Es
Oficina | Imagens moventes: corpo-obra, obra-dança
Data/Hora: 14/07, das 9h às 10h30
Modalidade/Local: Presencial / Mauc
Quantidade de participantes: 10
Público-alvo: Jovens com interesse no tema a partir de 14 anos
Descrição da atividade: Podem as obras em exposição evocar movimentos de dança? A proposta desta oficina é a criação em dança a partir de obras expostas no Mauc, pensando na materialidade e imaterialidade das imagens como produtoras de sensações nos corpos. Os participantes escolherão alguma(s) obra(s) e serão instigados a corporificar, em uma dança, suas percepções sensoriais e imagéticas.
Observação: Participar com roupas confortáveis, que possibilitem a movimentação.
Ministrante: Janaína Martins Bento
Sobre ministrante: Artista da dança e pesquisadora movida pelas interlocuções do corpo em arte. Pesquisa e trabalha com criação em dança a partir de imagens-referência. Tem interesse nas histórias de danças individuais como prática contracolonial. Doutoranda (2025) e Mestra (2019) em Artes pela Universidade Federal do Ceará. Bacharela em Dança (2015) e especialista em Metodologia do Ensino das Ciências Sociais e Humanas (2010) pela mesma instituição. Técnica em Dança (2017) pelo Porto Iracema das Artes. Licenciada em História (2003) pela Universidade Estadual do Ceará. Participa da plataforma de criação em dança “EU SÓ TRABALHO COM REFERÊNCIA!”. A formação em dança começou nos anos 80 por meio da cópia de movimentos vistos na televisão, mas só começou a estudar, institucionalmente e com certificação, dança cênica em 2012, ano em que entrou no Bacharelado em Dança da Universidade Federal do Ceará, e desde então vem desenvolvendo e apresentando trabalhos em dança e em outras áreas da arte.
Inscrição: https://forms.office.com/r/WiM1ijB4E5
Palestra | O Som das Coisas: Uma Jornada Pela Essência do Som, Silêncio e Cultura
Data/Hora: 14/07, das 14h às 15h
Modalidade/Local: Presencial / Mauc
Quantidade de participantes: 20
Público-alvo: Pessoas interessadas no tema a partir de 15 anos
Descrição da atividade: Palestra-experiência que convida o público a escutar o mundo com outros sentidos. Através de dinâmicas sensoriais, partilhas e reflexões interdisciplinares, exploraremos o som e o silêncio como elementos vivos que moldam culturas, memórias e afetos. Com base em autores como Murray Schafer, Wisnik e Lévi-Strauss, a proposta integra saberes da música, da antropologia e das artes sonoras para despertar uma escuta mais atenta, crítica e poética. Uma vivência aberta a todas as pessoas que desejam perceber o som além do ouvido — com o corpo, com a história e com o coração.
Palestrante: Caio Anderson Ramires Cepp
Sobre palestrante: Licenciado em Música pela UECE (2024), Graduado em Jornalismo pela FAC (2013), Especialista em Semiótica Aplicada pela UECE (2017). Atualmente compõe o corpo musical da OSUECE atuando como Músico-tubista, e na BSUECE, também como Músico- Tubista. Também atua como produtor musical, músico e compositor/arranjador. Além de atuar em outros projetos musicais de Fortaleza.
Inscrição: https://forms.office.com/r/TPLD1ZJnZ5
Oficina | Pintando com a natureza
Data/Hora: 15/07, das 9h às 11h
Modalidade/Local: Presencial / Mauc
Quantidade de participantes: 15
Público-alvo: Crianças de 7 a 12 anos (acompanhadas de responsáveis)
Descrição da atividade: Inspirada na obra “Corpo Rio”, que convida à reflexão sobre nossa profunda conexão com a natureza, a oficina “Pintando a Natureza” propõe uma imersão sensível e criativa, onde as crianças serão provocadas a perceber-se como parte viva dos ecossistemas que habitamos. A experiência começa com um momento de apreciação das obras expostas no V Salão Universitário, especialmente aquelas que dialogam com as temáticas ambientais. Na etapa prática, as crianças irão explorar processos híbridos, misturando materiais tradicionais de pintura com elementos naturais, como folhas, flores, sementes, pigmentos e tintas naturais, para construir suas obras em papel A3. A oficina se apresenta como um convite para ressignificar nossa relação com o meio ambiente, entendendo que a própria natureza nos oferece infinitas possibilidades de criar, imaginar e reconstruir mundos.
Ministrantes: Carlos Dornelles Lopes Monte e Mirian Soares Rocha
Sobre ministrantes: Carlos – Mestrando em Artes pelo Programa de Mestrado Profissional em Arte PROF-ARTES pelo ICA/UFC. Especialista em Metodologia do Ensino de Arte pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. Graduado em Licenciatura em Arte e Educação pela Universidade da Grande Fortaleza – UNIGRANDE. Licenciado em Artes Visuais pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI. Professor efetivo de Arte da rede pública municipal de Varjota – CE. Professor efetivo de Arte da Rede Estadual de Ensino do Ceará – SEDUC/CE, com atuação na EEMTI Waldir Leopércio. Participante dos Grupos de Pesquisa: Investigação em Arte, Ensino e História – IARTEH/UECE e Crisálida: arte&educação e (trans)formação de educadores / UFC. Artista Visual, com produções e exposições de pinturas em Varjota e região. Diretor do Ateliê Carlos Dornelles, espaço cultural de Varjota que realiza exposições e atividades educativas em Arte. Mirian – Doutoranda em Educação pelo PPGE/UECE. Mestre em Artes pelo PPGARTES – IFCE (Mestrado Profissional em Artes). Especialista em Psicopedagogia pela Faculdade Vale do Jaguaribe – FVJ. Graduada em Licenciatura em Artes Visuais pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE. Professora Efetiva de Arte da Rede Estadual de Ensino do Ceará. Participante dos Grupos de Pesquisa: Investigação em Arte, Ensino e História – IARTEH/UECE e Crisálida: arte&educação e (trans)formação de educadores / UFC
Inscrição: https://forms.office.com/r/qa0v5ze3Tm
Curso | Os afrossaberes do maracatu cearense
Data/Hora: 15/07, das 13h às 17h
Modalidade/Local: Presencial / Mauc
Quantidade de participantes: 30
Público-alvo: Pessoas interessadas no tema a partir de 12 anos (menores de idade acompanhadas de responsáveis)
Descrição da atividade: O curso propõe uma imersão nos afrossaberes do maracatu cearense, compreendido como manifestação afro-brasileira com potencial educativo. Baseado na Pretagogia, teoria pedagógica afrorreferenciada proposta por Meijer (2012), Silva (2013) e Petit (2015), o curso visa integrar o maracatu à educação para as relações étnico-raciais (ERER), abordando seus aspectos históricos, estéticos e filosóficos. A programação inclui roda de conversa sobre os afrossaberes presentes nas loas, personagens, instrumentos e cortejo do maracatu. Haverá também a vivência com os instrumentos e a dança, valorizando o corpo como fonte de saber. Ao final, os participantes criarão um produto didático com base nos saberes do maracatu. O curso tem 4 horas de duração, buscando fortalecer o pertencimento afro e valorizando a cultura negra na educação patrimonial.
Ministrante: Janderson Felipe Saldanha Oliveira
Sobre ministrante: Professor, Fotógrafo, Brincante do Maracatu Solar e Pesquisador da Memória Popular brasileira. Atualmente é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação, além de ser licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atua como Professor de Educação Física na Secretaria de Educação do Ceará (SEDUC).
Inscrição: https://forms.office.com/r/gtwLvzUrDY
Oficina | Retratos Transversais: Urbanos
Data/Hora: 16/07, das 9h às 11h30
Modalidade/Local: Presencial / Mauc
Quantidade de participantes: 25
Público-alvo: Pessoas interessadas no tema a partir de 10 anos (menores de idade acompanhadas de responsáveis)
Descrição da atividade: Propõe que os participantes criem retratos afetivos de seu próprio bairro, resgatando ícones urbanos que façam parte de suas memórias coletivas. Para isso, eles recorrem à observação e memória, seja ela visual, auditiva, olfativa ou tátil, bem como à imaginação afetiva como ponto de partida. A oficina inclui um exercício de desenho em suas múltiplas possibilidades e uma imersão no uso da audiodescrição, que estimula cada um a narrar sua obra de modo criativo e acessível. O objetivo é ampliar a capacidade de traduzir elementos do cotidiano urbano em palavras, texturas e outros sentidos, fortalecendo o diálogo entre expressão artística, representatividade comunitária e acessibilidade.
Ministrante: Andrea Lima Nogueira (Andrea Dalveroni)
Sobre ministrante: Multiartista cearense, pesquisadora, arte-educadora, audiodescritora com foco na Acessibilidade Cultural e pessoa autista. Mestranda no PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ARTES (PPGARTES) – UFC, é formada em LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Campus Fortaleza, possuindo também ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA pela Estácio. Estudou Belas Artes (Fine Arts) na instituição canandense College of the Rockies através da bolsa de estudos ELAP – Emerging Leaders in the Americas Program, concedida pelo governo canadense em parceria com o IFCE. Desenvolve projetos acessíveis no âmbito da educação inclusiva em escolas e museus, bem como atua ativamente como arte-educadora em espaços culturais de Fortaleza, Ceará e em projetos de Arte Urbana. Também fornece cursos e serviços de consultoria em acessibilidade.
Inscrição: https://forms.office.com/r/HTzU37vVm9
Intervenção artística | FUTURO(?)
Data/Hora: 16/07, das 14h às 15h
Modalidade/Local: Presencial / Mauc
Quantidade de participantes/Público-alvo: Aberta ao público jovem adulto a partir de 17 anos
Descrição da atividade: Performance artística que busca levantar a reflexão sobre a perspectiva de futuro do jovem negro na nossa sociedade, será se podemos escolher mesmo nosso destino? Somos desde cedo induzidos às escolhas limitantes que constroem para nós, somos taxados e controlados pela branquitude e só resta aceitar a alienação ou buscar quebrar as amarras que nos limitam, na representação “FUTURO(?)” a personagem principal vive esse conflito.
Direção: Andréa França de Lima Napoli – Sou estudante de pedagogia e busco viver a arte, sempre atrelado o fazer artístico com meu trabalho como educadora, acredito que não podemos separar a arte e o estético do processo de construção do indivíduo, enquanto uma mulher preta sinto na pele a marginalização da sociedade e é através das artes urbanas e da sua resistência que busco me afirmar enquanto ser militante, sou pixadora, sou artesã, sou arte-educadora e sou atriz e busco questionar as amarras que a sociedade coloca na nossa construção. Participei da criação do mural dos 70 anos de movimento estudantil da UFC na reitoria, faço intervenções artísticas nas ruas através do pixo e do grafiti, trabalho vendendo artesanato e tenho experiência como professora de artes na educação infantil e nos anos iniciais.
Laressa de Fatima Ferreira Luduvino Xavier – Sou Lare Xavier, tenho 24 anos, sou ilustradora, atriz e estudante de Pedagogia- Diurno na UFC. Vejo a arte, o teatro e a ludicidade como práticas libertadoras que promovem o diálogo e a transformação. O teatro é um espaço de criação coletiva e escuta ativa, fundamental para reinventar o aprendizado dentro e fora da escola.
Artistas: Amanda Aysha Cunha Freire; Andréa França de Lima Napoli; João Gabriel Sampaio Lima; Laressa de Fatima Ferreira Luduvino Xavier; Renan Lopes da Silva; Roberta Marques Barbosa Fernandes de Oliveira; Ryan Cavalcante Andrade.
Aberta ao público sem inscrição prévia.
Oficina | Como montar uma barraca de acampamento e fazer um ensaio fotográfico ao mesmo tempo?
Data/Hora: 17/07, das 14h às 16h
Modalidade/Local: Presencial / Mauc
Quantidade de participantes: 15
Público-alvo: Pessoas interessadas no tema a partir de 17 anos
Descrição da atividade: Escolha um figurino estiloso para as fotos, mas de tecido leve para não limitar seus movimentos. Afinal, a montagem de uma barraca pode ser intuitiva e trabalhosa ao mesmo tempo. Não se preocupe, pois estaremos em coletivo e gravaremos essa novela, pois será de muita serventia para quando uma cachoeira te chamar. É montar e desmontar, viu? Não se preocupe que vamos repor as energias com um lanche vegano e de presente, os registros desse ensaio em forma de arte visual e dois super convites.
Materiais (responsabilidade da/e/o participante): Celular
Ministrante: Jairo Reiges Pinto Ferreira
Sobre ministrante: Artista do teatro com formação pelo Theatro José de Alencar, Casa da Comédia Cearense, Grupo Arte de Viver e Fábrica de Imagens. Co-fundador do grupo PesquisAtores e idealizador do @nuvemprojeto de cinema, fotografia e podcast. Fundador do Grupo de trilha Salseiro, entusiasta da naVE GAN, naturista e participante da comunidade couchsurfing.
Inscrição: https://forms.office.com/r/f7Xt5TbuDd
Workshop | Desenhando durante a aula! Desenho com Caneta Esferográfica
Data/Hora: 18/07 de 14h às 16h
Modalidade/Local: Presencial / Mauc
Quantidade de participantes: 30
Público-alvo: Pessoas interessadas no tema a partir de 15 anos
Descrição da atividade: Os participantes serão apresentados a proposta do desenho feito com a tão facilmente acessível caneta esferográfica. O mediador explicará ideias de como utilizar a ferramenta de forma criativa e em seguida será realizado um exercício prático.
Materiais (responsabilidade da/e/o participante): Canetas Esferográficas de qualquer cor (se possível, cores variadas); papel de qualquer tipo e prancheta ou outro objeto para forrar o papel.
Ministrante: Ruan Eugênio Coelho de Abreu
Sobre ministrante: Tenho dezenove anos, moro em Maranguape, curso história pela UFC e sou bolsista do projeto Desenhando no Museu, do MAUC. Aprendi a desenhar de forma autodidata, me especializei em hachura, preto e branco, anatomia, composição e desenhos com materiais acessíveis, como as canetas esferográficas.
Inscrição: https://forms.office.com/r/NQFbfEWTPa
__
Sobre o V Salão Universitário
“Meu, seu, nosso – Eu do futuro” é o tema do V Salão Universitário UFC, projeto bienal de exposição coletiva no Museu de Arte da UFC (Mauc) com estudantes-artistas e artistas-estudantes nas mais diversas linguagens – fotografia, desenho, pintura, gravura, colagem, bordado, tapeçaria, vídeo, escultura, instalação, peça tátil. Saiba mais na newsletter Boletim Mauc #11.
O Salão Universitário UFC é um projeto de exposição da Pró-Reitoria de Cultura da Universidade Federal do Ceará (Procult UFC) e do Museu de Arte da UFC (Mauc).
__
SERVIÇO
12º Férias no Mauc
7 a 18 de julho de 2025
Museu de Arte da UFC
Av. da Universidade, 2854
Benfica, Fortaleza – CE