Abertura da exposição “Carybé ilustra Jorge Amado: O Compadre de Ogum”

Data de publicação: 19 de dezembro de 2022. Categoria: Abertura de Exposição, Notícias

A exposição Carybé ilustra Jorge Amado: O Compadre de Ogum é composta por 30 ilustrações produzidas para a abertura do especial realizado pela TV Globo com adaptação de O compadre de Ogum, segunda parte do romance Os pastores da noite de Jorge Amado. As obras em exposição são serigrafias assinadas e numeradas por Carybé em 1997, feitas a partir de aquarelas.

A mostra tem o objetivo de colocar os públicos em contato com o trabalho de Carybé, mas também incentivar a pesquisa e discussão sobre a literatura brasileira e a produção de Jorge Amado, o papel da ilustração e a produção artística de Carybé e outros ilustradores, e num sentido mais amplo, sobre os processos de formação da sociedade brasileira – fruto das contribuições culturais de diversos povos africanos, de indígenas de diversas etnias, de europeus e asiáticos, com ênfase na valorização das matrizes africanas que se refletem em aspectos de nosso cotidiano como a língua, a culinária, a dança, a religião, entre outros.

Exposição “Carybé – Ilustra Jorge amado, o compadre de ogum” é uma ação do Departamento Nacional do Sesc Brasil realizada através do regional Ceará do SESC. A exposição circula entre as cidades de Sobral, Crato, Iguatu e Fortaleza com trinta ilustrações do artista baiano Carybé.

Exposição “Carybé – Ilustra Jorge amado, o compadre de ogum”
Abertura 20/12 às 10h
Em cartaz até 11/02/2023
Av. da Universidade, 2854, Benfica
Horário: de segunda a sexta feira (exceto feriados), das 8 às 12h e das 13 às 17h.
Entrada e estacionamento gratuitos.
Aberto a todos os públicos.