Câmara Perphyry – nova exposição temporária no Mauc

Data de publicação: 14 de julho de 2021. Categoria: Abertura de Exposição

Através da sutileza da aquarela, “Câmara Perphyry”, individual da artista Cecília Bichucher, com curadoria de Nícia Bormann, explora o figurativo num tema sensível: a percepção do feminino. A mulher de hoje quer ter seu direito de ser, sem barreiras físicas e morais paternalistas ou machistas. A mostra expõe mulheres de maneiras diferentes daquelas que foram retratadas na história da arte sobre o jugo olhar masculino. Ao inves de desejada, idolatrada ou confrontada, mostra um momento intimo e particular no qual ela se permite estar.

Peça gráfica da exposição "Câmara Perphyry", mostra individual da artista Cecília Bichucher

Peça gráfica de divulgação da exposição “Câmara Perphyry”, mostra individual da artista Cecília Bichucher

Os temas do mundo feminino ainda devem ser explorados já que precisamos reavaliar os nossos conceitos estabelecidos durante séculos discriminatórios. Através da aquarela, “Câmara Perphyry” reforça o caráter pessoal do trabalho, pois deixa a água penetrar no mais íntimo momento. Afinal, para Bichucher, só conseguiremos superar essas barreiras se nos dermos chance de valorizar o olhar das minorias.

Serão apresentados 26 trabalhos entre aquarelas, livros de artistas e técnica mista sobre papel e, ainda 2 poemas, expostos nas paredes e numa vitrine. As paredes sofrerão uma interferência remeter à Câmara Perphyry (quarto dentro do palácio real em Constantinopla destinado as mulheres a darem a luz.)

Fonte: a artista

Exposição Câmara Perphyry
Aberta ao público
Segunda a sexta-feira, das 8 às 12h e das 13h às 17h

O Museu de Arte da UFC está situado na Av. da Universidade, 2854, no cruzamento com a Av. 13 de Maio.