Colcha de Mulheres no Mauc

Data de publicação: 14 de março de 2022. Categoria: Eventos, Notícias, Publicações

No mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, o Museu de Arte se une ao projeto Colcha de Retalhos e à Pró-Reitoria de Extensão para a promoção do Colcha de Mulheres no Mauc, evento que integra arte, reflexão e ação a favor dos direitos e do protagonismo feminino. Entre os dias 15, 16 e 18 de março serão oferecidas duas oficinas e uma roda de conversa, com a participação de mulheres de vários campos acadêmicos e profissionais.

– Oficina 1
Introdução ao bordado: Um ponto de sensibilidade e um mergulho no eu feminino
Data: 15/03/2022
Número de vagas: 15

Ministrante: Maria Eduarda Lourenço Pereira – Estudante do Curso de Design Moda da UFC, voluntária da Rede de Mulheres Solidárias e do projeto Colcha de Retalhos.
Materiais (de responsabilidade da participante): Lápis, régua, tesoura, tecido algodão cru de gramatura média ou etamine a partir de cm, agulha para bordado ou agulha de costura n° 7 ou n° 9, linha de meado, 1 folha de papel carbono, 1 impressão de imagem ou desenho de sua escolha a ser bordado, embalagem de margarina vazia de 500g com tampa retangular ou redonda e bastidor (opcional) de madeira de 15 cm de diâmetro com ou sem tarracha.
*Caso já tenha o bastidor, não precisa levar a embalagem de margarina, se trouxer a embalagem de margarina, não é preciso trazer o bastidor.
Formulário de inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdYf7xZCTioafpfg34aGdVjjLfkKrGVBF2CchNkneSmYLROQQ/viewform

Peça gráfica quadrada com fundo branco, na parte superior até quase o centro temos várias fotografias em preto, contraste, de mulheres em quadrados coloridos formando uma espécie de colcha de retalhos, na borda inferior ela é ondulada e temos o nome "Colcha de Mulheres no Mauc" em rosa escuro. Abaixo, na parte de fundo branco, temos as informações sobre a oficina que constam no post.

– Oficina 2
Autorretrato: riscos e rabiscos do olhar feminino
Data: 16/03/2022
Número de vagas: 15

Ministrante: Ingrid Alves da Silva – Estudante do Curso de Design Moda da UFC, voluntária da Rede de Mulheres Solidárias e do projeto Colcha de Retalhos.
Material (de responsabilidade da participante): 1 espelho; lápis de escrever e de cor; Tintas/Pincéis; Tesoura/Revista para recorte.
** O museu fornecerá lápis para quem não trouxer.
Formulário de inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeIXR1ZPDD5a4krIpfxBYjVPEIaFLooZuiscLwIgpdHeMMcdw/viewform

Peça gráfica quadrada com fundo branco, na parte superior até quase o centro temos várias fotografias em preto, contraste, de mulheres em quadrados coloridos formando uma espécie de colcha de retalhos, na borda inferior ela é ondulada e temos o nome "Colcha de Mulheres no Mauc" em rosa escuro. Abaixo, na parte de fundo branco, temos as informações sobre a atividade que constam no post.

– Roda de Conversa – Mulheres: olhares sobre violência, política, empreendedorismo, moda, gestão e arte
Data: 18/03/2022
Local: Auditório do Museu de Arte da UFC – lotação: 30 pessoas
Convidadas
Prof.ª Dr.ª Araguacy Paixão Almeida Filgueiras – Professora do Curso de Design-Moda da UFC, Vice-Diretora do Instituto de Cultura e Arte, Coordenadora de Extensão do Projeto Colcha de Retalhos, voluntária da Rede de Mulheres Solidárias;
Adm. Janaína Fernandes de Oliveira – Administradora de Empresa, Conselheira do Conselho Cearense dos Direitos da Mulher – CCDM, Empreendedora, Coordenadora Geral do Projeto Colcha de Retalhos e Rede de Mulheres Solidárias;
Prof.ª Dr.ª Eveline de Alencar Costa – Professora do Departamento de Gastronomia da UFC, Coordenadora do Programa de Extensão Gastronomia Social, voluntária na Rede de Mulheres Solidárias;
Georgia Goiana – Bacharel em Gastronomia, ex-bolsista do Gastronomia Social, Chef do Buffet Giardino (apoiado pelo Gastronomia Social), negócio social que envolve mulheres do grande Bom Jardim;
Prof.ª Dr.ª Raquel Cavalcanti Ramos Machado – Coordenadora da Pós-Graduação em Direito da Faculdade de Direito da UFC, Coordenadora de Extensão do Projeto Educação para a cidadania – Grupo Ágora de estudos em cidadania, política, democracia e direito eleitoral, integrante da Transparência Eleitoral Brasil e do Observatório de Violência Política contra a Mulher;
Prof.ª Dr.ª Lara Capelo Cavalcante – Professora do Departamento de Direito Privado da Faculdade de Direito da UFC, Coordenadora de Extensão do Campus do Benfica;
Museóloga Graciele Karine Siqueira – Diretora do Museu de Arte da UFC (Mauc).

Realização: Projeto Colcha de Retalhos – Pró-Reitoria de Extensão – Museu de Arte da UFC