Exposição “Infância Refugiada” em cartaz no Mauc

Data de publicação: 29 de outubro de 2021. Categoria: Abertura de Exposição, Exposição, Notícias

A exposição “Infância Refugiada”, com fotos de crianças palestinas em campos de refugiados na Turquia, Líbano e Síria tiradas pela brasileira Karine Garcez, estará em cartaz no Mauc a partir do dia 03 de novembro.

Resultado de uma viagem feita por Karine em 2014 e 2015 para Síria, Líbano e Turquia, pela ONG humanitária holandesa Al Wafaa Campaign, onde captou as expressões de crianças e adolescentes palestinos que viviam nos campos de refugiados “Infância Refugiada” busca suscitar o diálogo da diversidade e tolerância inter-religiosa, dos direitos de crianças e adolescentes para nível local e nos imputa um importante desafio: instigar através desse produto cultural como a diversidade dos problemas globais são também locais , sobre o que nos une e nos difere, sobre os direitos conquistados e negados.

Karine Garcez é cearense, nascida na cidade de Redenção, formada em Relações Internacionais e convertida ao islamismo desde os 33 anos. Para ela “as crianças, principais vítimas da miséria humana, nos dão sorrisos, vida, esperança no futuro. Nos mostram que por trás das marcas da guerra e das suas expressões de adulto forçadamente carregadas em seus rostos, há inocência, ainda são crianças”.

Peça gráfica com uma fotografia em preto e branco de três crianças, uma atrás da outra, onde temos como foco as cabeças delas, no lado esquerdo da imagem. Ao lado temos "Exposição fotográfica" em uma linha e em letra cursiva, abaixo, temos "Infância Refugiada" em caixa alta, ambos na cor branca. Abaixo, "Palestinas na Turquia, Síria e Líbano" no mesmo estilo do primeiro dizer. Abaixo, mais ao lado direito, temos "Karine Garcêz". Na parte inferior temos um detalhe ondulado em branco onde temos as logos do Mauc 60 anos e da UFC como realizadores e três logos de apoiadores.

“Infância Refugiada” foi exposta pela primeira vez no Museu da Imagem e do Som (MIS) do Ceará e já passou por várias instituições, como o Museu da Imigração em São Paulo. De volta ao Ceará, a exposição fotográfica abrirá na próxima quarta-feira (3) e ficará em cartaz pela última vez por dois meses no Mauc. Todas as fotos da exposição estarão à venda para financiar um novo projeto de Garcez de pesquisa em fotografia e cinema, que tem como tema a infância dos refugiados ambientais no Sertão Nordestino.

Haverá evento on-line para abertura oficial da mostra com a presença da artista. Data ainda a confirmar.

Exposição “Infância Refugiada”
Abertura dia 03/11/2021
Em cartaz até dezembro de 2021 (data a confirmar)

Mauc – Funcionamento