Exposição 1961.04 – Gravures Populaires Brésiliennes – 21/09/1961

Gravuras do Brasil na Europa

(Recorte de um jornal da época)

Conforme noticiamos nesta coluna, o Museu de Arte da Universidade do Ceará, organizou uma exposição de gravuras populares do Nordeste que já foi apresentada em Lisboa, Paris e Basiléia e continua seu itinerário pela Europa.

A gravura popular brasileira desde muito chama a atenção dos estudiosos do assunto que, no entanto, tem pela frente uma soma de dificuldades para fazer um levantamento das épocas, origens, etc., a fim de poderem catalogar com segurança esse ramo folclórico de grande importância para o Brasil.

O Museu de Arte da Universidade do Ceará propõe-se a fazer um levantamento geral do assunto, separando gravuras por zonas e tentando estabelecer datas, autores e editores. Como se sabe, essa gravura e executada em madeira e serve para ilustrar os livrinhos encontrados nas feiras do Nordeste, conhecidos como “literatura de cordel”.

Depende do escrúpulo e da seriedade da pesquisa o sucesso desse empreendimento que fornecera aos estudiosos elementos para um aprofundado estudo histórico-crítico dessa gravura popular, talvez a única viva no mundo. Sabemos que o pessoal do MAUC tem gabarito para levar a frente esse importante estudo.

Catálogo da Exposição Gravure Populaire Brésilienne 1961

Ler mais publicações no Calaméo