Exposição 1971.04 – Pinturas de Barrica – 18/11/1971

(Transcrito do Folder)

Uma exposição de Barrica no Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará não poderia passar despercebida ao Reitor. Evidentemente, trata-se de um acontecimento marcante no calendário de promoções do Museu para êste semestre, significando, por acréscimo, um empreendimento de destaque para a Universidade.

Barrica com sua arte traz para nós o seu mundo, a sua mensagem, o seu universo. Mundo, mensagem e universo que devem ser entendidos em tôda a sua extensão, para que sejam assimilados por inteiro. Sem sutilezas. Sem subterfúgios.

Fortaleza, 17 de novembro de 1971
Prof. Walter Moura Cantídio
Reitor

Os quadros de Barrica possuem uma certa indefinição de côres, de motivos de escola, e creio que podemos encontrar aí mesmo a sua própria marca. Uma prova de sua força está na maneira corajosa pela qual, depois de ter sido abstrato, voltou a pintar figuras, indo de encontro à corrente dominadora para afirmar a sua própria autenticidade.

Há em sua arte um dinamismo específico de sua região e que consiste em avançar em caminhos sinuosos, com a submissão apenas aparente às fôrças inelutáveis, sendo no entanto permanentemente perceptível a fôrça de vontade do homem.

A sua vida de artista é múltipla e vária, tomando aqui e ali, traduzindo sempre uma ansiedade sem satisfação. A sua vocação, porém, está em não se encontrar e em não se realizar integralmente, o que, como se sabe, aconteceu a numerosos grandes artistas do mundo.

Austregésilo de Athayde

Catálogo da Exposição Barrica 1971