Exposição 1973.01 – Didática de Josef Albers – 18/05/1973

(Transcrito do Catálogo)

Josef Albers

É um dos poucos autênticos inventores da Arte “que nos contempla”, que exige ver, que une a racionalidade com a sensibilidade, que permite viver o polifacetismo da percepção, que ensina o efeito psíquico das cores autônomas. Os quadros e escritos de Josef Albers são cada vez mais conhecidos e reconhecidos na sua importância precursora. Desde a aparição de sua obra “Interaction of Color” (Efeitos recíprocos da cor) no ano de 1963, no qual demonstra um novo caminho para ver e estudar a cor, é considerado como um dos principais mestres da percepção visual.

Eugen Gomringer

1888 – Nasceu em 18 de março em Bottrop/ Westfalia.
1913/15 – Freqüenta a Real Escola de Arte de Berlim.
1915 – Recebe diploma de professor de arte.
1919/20 – Aluno das aulas de pintura de Franz Stuck na Academia de Arte de Munique.
1933 – Professor do Black Mountain College (Carolina do Norte USA).
1936/40 – Direção do Seminário e Classes na Graduate School of Design (Universidade de Harward).
1948/50 – Assessor da Comissão artística da Universidade de Yale.
1953 – Professor convidado da Secção de Arquitetura da Universidade Católica (Santiago de Chile). Aulas no Instituto de Tecnologia (Lima – Perú). Professor convidado na Escola Superior de Desenho, ULM.
1962 – Doutor Honoris Causa em Belas-Artes pela Universidade de Yale.
1967 – Doutor Honoris Causa em Filosofia pela Universidade do Ruhr (Bochum – Alemanha).
Durante a exposição internacional realizada em Pittsburg, Josef Albers recebeu um dos 4 prêmios de pintura outorgados pelo Carnegie Institute.
Doutor Honoris Causa em Belas-Artes pela Universidade de Norte Carolina (Chapel Hill USA).
1968 – Membro do “National Institute of Arts and Letters” – NY (USA).
Medalha da ordem do Mérito da República Federal da Alemanha.
Grande Prêmio “Presidente Frei” na Bienal Americana de Gravuras Santiago do Chile.

Catálogo da Exposição Josef Albers 1973

Exibir: subpáginas.