Exposição 1973.04 – Pinturas de Estrigas – 20/09/1976

Estrigas retorna ao Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará trazendo ao público, desta vez, a revelação de novas e inusitadas facetas do seu talento criador. Explorando uma temática pouco trabalhada por ele até então, dá-nos uma mostra de uma rica versatilidade no domínio da sua arte, no emprego e utilização de uma técnica apurada, onde o traço leve, a delicadeza da composição cromática revelam o artista maduro, capaz de renovar-se sem, contudo, incorrer jamais nos riscos da busca do insólito, ao sabor de modismos passageiros e diletantes.

É bem de ver que Estrigas não se deixou emparedar pelas limitações impostas por padrões rígidos e estáticos de nenhuma receita dominante; ao contrário, sempre buscou exprimir-se mediante formas de manifestação estética que não lhe reprimissem a inspiração, nem tampouco lhe tolhessem a liberdade na construção da sua mensagem.

Desta vez, Estrigas nos oferece, além de paisagens impregnadas de poesia, de noturnos misteriosos e de graciosas andorinhas, naturezas mortas e atitudes, onde ressaltam os recursos de retratista, até então dissimulados pelas criações abstratas e mesmo figurativas que compõem a sua vasta produção. Fruto de um trabalho constante e disciplinado de pesquisa, os trabalhos apresentados nesta mostra por Estrigas revelam a segurança, a beleza plástica e uma invulgar sensibilidade, qualidades, aliás, sempre presentes em tudo o que faz, virtudes inseparáveis de trabalhador artesão, afeito aos seus mistérios de ofício.

O Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará trazendo de volta Estrigas aos seus salões, e pois de já o haver apresentado com tanto sucesso, permanece fiel ao compromisso de valorizar o talento e promover ampla circulação da população artística.

Mais uma vez Estrigas no MAUC.

Zuleide Martins de Menezes
Diretora do MAUC

Relação dos Trabalhos Expostos

Passarinhos – (óleo)
Passarinho – (aquarela)
Os Gestos – (aquarela)
As Atitudes – (óleos)
Ilha Misteriosa – (óleo)
Natureza Morta – (óleo)
Noturnos – (óleo)
Paisagem – (óleo)
Paisagem – (aquarela)
Paisagem – ( plasticolor)
Figuras – (aquarelas)
Cabeças – (óleo) – da professora Jan, do filho do Inca, da Pintora Marisa, do Filósofo Francisco Auto e duas cabeças em busca de modelo.

Catálogo da Exposição Estrigas 1973

Exibir: subpáginas.