Exposição 1976.01 – Eila – Tapeçarias – 20/05/1976

(Transcrito do Catálogo)

Pela terceira vez EILA apresenta suas tapeçarias em Fortaleza. Pela relação de suas exposições vemos que, com exceção de Salvador e, naturalmente, Rio e São Paulo, nenhuma outra cidade brasileira gozou dessa preferência, numa prova inequívoca de seu carinho pelo Ceará.
Assim, é com muita satisfação que o Museu de Arte da UFC recebe em seus salões as tapeçarias de EILA. Dispensamo-nos, nesta apresentação, de apreciar aspectos de sua técnica uma vez que já é por demais conhecida por aqueles que acompanham o movimento de artes plásticas em nosso estado.

Diríamos apenas que as peças aqui representadas pertencem todas a uma etapa definida de seu processo criativo, qual seja a referente a temas indígenas da ilha de Marajó, transportadas das cerâmicas para o tear num processo de estilização de ricos efeitos.

Ainda dentro da mesma fase, recebe tratamento especial o cenário tropical da floresta amazônica, destacando-se as flores e folhagens que, combinadas com movimentos de luz, produzem interessantíssimas composições.

Fazemos votos que a artista colha nesta mostra o mesmo sucesso que obteve nas anteriores, numa retribuição ao seu amor por nossas coisas, pela nossa gente.

Zuleide Martins de Menezes
Diretora do Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará

Tapeçarias Expostas

As peças expostas, referem-se todas a temas indígenas do Marajó e ao cenário tropical da floresta amazônica.

As tapeçarias estiveram expostas no período de 20 a 30 de maio de 1976.

Exposições Realizadas

1965 – Individual na Casa da Suíça – RIO
1966 – Coletiva no I.B.E.U. – RIO
1966 – Individual no U..S.I.S. – SALVADOR