Exposição 1983.06 – Aderson Medeiros – 06/07/1983

(Transcrito do Catálogo)

Vários aspectos merecem exame mais atento, na promissora obra de Aderson. Por ora, detenho-me em um só. Tanto quanto sua inventiva redescoberta de um material (já dotado de carga estética em si próprio), interessa-me também sua economia de meios. E a paradoxal eficácia, quase barroca, que ele extrai da parcimônia. Creio que o estímulo, no caso, reside ainda no imediato envolvimento emocional do antropomorfismo, acentuado pela natural angústia do ex-voto. Mas o apelo não chega ao panfletário. E não é mérito pequeno, o de Aderson, ao conseguir, ainda hoje, uma arte que sai do coração – e a ele se destina.

Olívio Tavares de Araújo
São Paulo

Os ex-votos na geladeira

O passaporte de Aderson Medeiros é verde-amarelo. O artista veio de Fortaleza para o Rio, sem o “atalho” europeu. Sim, porque os do Nordeste costumam antes de vir para o Sul, respirar o ar europeu. E são frequentemente eruditos. Aderson, ao contrário, apegou-se ao veio popular e desde que se fez artista conhecido, tem trabalhado o ex-voto de madeira em diferentes roupagens, mas sempre recriando um cenário que é espaço místico e miserável do Nordeste das secas e das enchentes. Vestindo seus ex-votos com sacos de aniagem, acrescentando-lhes vários atributos como chapéus, trouxas, cabaças, cerâmicas etc, Aderson transforma-se em gente, ou quase, em santos e beatos, ao quase. O caráter ambiental ou cenográfico tem sido uma constante, às vezes, provocando um impacto verdadeiro, como na procissão de maltrapilhos que montou numa das bienais de São Paulo. O melhor trabalho, entretanto, é aquele que mostra os ex-votos, fazê-los conviver com a tecnologia contemporânea e com a sociedade de consumo. Ou seja, é o mágico, o rural e o Nordeste irrompendo bruscamente na sociedade tecnológica e consumista, no Sul maravilha, ou, ao contrário, é tentativa ou esconder ou congelar tudo aquilo que insiste em se fazer presente, em não desaparecer, pois que está enraizado no mais profundo do ser nordestino.

Frederico Morais (O Globo)
Rio de Janeiro

A multiplicidade na obra de Aderson Medeiros

Voltado para um exercício avaliativo, numa demonstração de aprendizado, sentido nas resoluções e no vivenciar, abrangendo não somente o formático, está carasterizado de imediato pelo ex-voto. A presença do artista que se identifica através do seu trabalho, sua individualidade, seu país e os acordes do mundo.

Vejo na sua obra um aprofundamento, irrestrita e angustiada extração de significados que o levou a outros desígnios em sua tônica. É inicialmente a presença do Nordeste que absorve todo o ambiente, oferecendo um clima de grandes lances dramáticos, envoltos por sutis ambiguidades, compondo cenários repletos de contrastes. Suas esculturas simbólicas atingem vários graus de intensidade: à medida que se transforma numa acusação, é um anúncio de grito e denúncia; por outro lado, a postura das máscaras do Homem, o pleno embate da felicidade, da tristeza, da alegria, da própria vida – as multiplicidades de registrar e transmitir.

Partindo da sua raiz, ADERSON MEDEIROS se situa como um gravador popular, cuja produção deve ser assimilada de imediato. Envolto nas ilustrações que o cerca, na literatura de cordel, na paisagem de pouco verde, nos brinquedos improvisados do menino cearense, no morador do Rio de Janeiro, na magia que unifica o natural e o sobrenatural, no magnetismo da religião – eis parte do artista.

Autodidata, nascido em 1948, vivendo relativamente certo tempo nos grandes centros urbanos, soube transpor para os seus trabalhos novas descobertas. Surgem ideias calcadas no mesmo suporte, na temática inicial, porém, manifestando, assim, seu desejo dum pronunciamento mais abrangente.

ADERSON MEDEIROS sabe articular ou modular estruturas com a forma do ex-votos e atinge uma linguagem apropriada para as diversas abordagens, não se limitando somente às suas origens. Em um dos seus ambientes, retrata O Grande Rio, é a integração do tema no contexto da visualidade brasileira, noutro ressalta uma antiga cadeira pertencente à sua família. São confrontos visuais que valorizam pesquisas, observações e realizações de ADERSON MEDEIROS, cobrindo de importância artística e estética esta mostra.

Vicente de Percia
Rio de Janeiro

Nascido em Fortaleza a 4 de outubro de 1948. Autodidata. Desde cedo iniciou-se em desenho, para, posteriormente, em meados de 1966, dedicar-se a estudos de pintura. Em 1971 começa a usar em suas pinturas: cabeças, braços e pernas de ex-votos. Daí, eliminando gradativamente a cor, até atingir em caráter pleno a terceira dimensão, isto é, o objeto em sua forma plástica atual.

Resumo do Curriculum

1979 – 3º Salão Carioca de Arte
II Salão Nacional de Artes Plásticas – Rio
Mostra de Arte – promoção do colunista Lúcio Brasileiro – Fortaleza