Exposição 2002.6 – Arte: Sistemas e Redes – 18/10/02

Imagem com um conjunto de fitas onde se lê a frase "tudo começa bem" repetida diversas vezes.

“Arte: Sistemas e Redes” é uma exposição integrante do programa “Rumos Itaú Cultural Artes Visuais 2001/2003”, apresentando trabalhos que abordam as redes de informação que se disseminam na cultura atual e  sua relação com o sistema e o circuito da arte. Participaram da exposição trabalhos dos artistas Alexandre Vogler, André Santangelo, Carla Zaccagnini, Carlos Mélo, Cinthia Marcelle, Marilá Dardot, Divino Sobral, Frederico Câmara, Jeanine Toledo, Jeims Duarte, Jorge Fonseca, Jorge Menna Barreto, Luciano Mariussi, Marta Neves, Marta Penner, Roosivelt Pinheiro, Rosana Ricalde e Wagner Morales.

Abaixo, texto da curadora Cristina Freire retirado do catálogo da exposição:

“Nossa inserção inelutável em redes e sistemas define a condição contemporânea. Este é o ponto de partida para a reunião dos trabalhos que, de uma forma ou de outra, indagam sobre o estatuto da obra de arte em nossa época. A exposição divide-se em três núcleos: Circuitos e Sistemas, Arte como Tema da Arte e Letras em Rede.

Os trabalhos reunidos em Circuitos e Sistemas sugerem que o campo artístico se organiza como um sistema composto de um conjunto de redes de sentidos e funções cambiantes. Esta é a moldura da obra contemporânea, dentro da qual artista, crítico curador, galerista e público, frequentemente, misturam seus papéis. Cada vez mais o papel do observador é central nas poéticas contemporâneas, sobretudo a partir da segunda metade do século XX, quando a contemplação é abandonada, e do público exige-se um envolvimento mais direto e ativo. Outras obras revelam espaços abstratos que se multiplicam. São projetos, diagramas e sites que sugerem o isolamento propiciado pela comunidade virtual.

Arte como Tema da Arte reúne obras que tomam como questão central a própria instituição artística. É certo, porém, que a consciência crítica sobre esse sistema levou muitos artistas, sobretudo a partir das décadas de 1960 e 1970, a considerar os meandros da produção, circulação e distribuição da arte como tema de suas obras. Se, naquele momento, o questionamento ao sistema da arte tinha ares de revolta, hoje caracteriza-se por uma distante ironia.

Em Letras em Rede, a letra, mínimo denominador comum da palavra e fonte primária de comunicação, ganha autonomia poética e torna-se unidade plástica de sentido em vários trabalhos. Ao valer-se das letras, livres de qualquer linearidade ou sequência lógica, os artistas operam uma escrita sem sintaxe para ressaltar a potencialidade expressiva do acaso.

Por fim, aproximar-se das obras não significa aqui acercar dos olhos sua materialidade sensível, mas compreender a existência desses sistemas que, inevitavelmente, modulam nossa percepção.”

Para acessar o catálogo da exposição, clique aqui.

O MAUC – O Museu de Arte da UFC está situado na Av. da Universidade, 2854, Benfica, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Em sábados agendados, o museu abre para visitação com programação especial.

Mais informações sobre as atividades culturais do espaço podem ser encontradas no site do Mauc e nos perfis do Museu no Instagram e no Facebook.

Fonte: Museu de Arte da UFC – fones: (85) 3366 7481 e 3366 7480