Exposição 2004.07 – David Farias – O Homem e o Trabalho – 05/10/2004

Escrever é reflexão, é um jogo de pensamentos e idéias. Vou ser resumido e gravar palavras escolhidas no extremo da vigilância.

O homem coletivo moderno tem esquecido de captar os contornos em que estão depositados pequenos segredos. A busca por algo novo na pintura nos afasta do dia a dia, do trivial. Acredito que as renovadas cisões pictóricas põem em curso antigas técnicas caleidoscópicas portadoras de tempos-próprios e atuais.

Tivemos no curso de nossa história , períodos onde os substantivos homem e trabalho foram jogados a uma solidão insuportável. No lugar da catástrofe, quando ‘as trevas estavam escondidas pelas trevas’, tentaram a separação maniqueísta destes dois vocábulos . Daí vem a opção que faço pelo tema. Não se trata de pisar o solo da tragédia em nosso caminhar, nem são telas que saem da mão de um danado. É a tentativa de ir espalhando no universo disponível os universos particulares que não emergiram do passado remoto, mas vieram de uma ordem volitiva defendida com persistência. As pinturas de cores vivas, sorridentes e às vezes sibilinas, mostram o homem afirmando sua presença.

O homem e o trabalho não mais povoam o silêncio e nem partilham o esquecimento. Reconduzem à vida, a pluralidade, o solidário e a apropriação dialética da volta.

Do ano de dois mil e três para cá uma nova tonalidade pulsa em nossa sociedade. Por isso vou cantar a arte, vou cantar os trabalhadores, pois eles contêm a idéia e a pretensão da palavra.

David Farias

Biografia do Autor

David Farias – pintor, escultor, ceramista – Natural do Rio de Janeiro

1961 – Associação dos ex-alunos Maristas Pintura – Coletiva – RJ