Exposição 2004.4 – Camocim – Barcos, Cores e Formas – 01/06/04

Imagem dos barcos coloridos de Camocim, ao fundo o céu e o mar azul.

Exposição de autoria de Henrique Martins, a mostra fotográfica apresenta imagens dos tradicionais barcos e jangadas do porto de Camocim,  suas cores vibrantes, demorando-se nos elementos construtivos e detalhes. Inserindo elementos do cotidiano dos pescadores, a mostra também lança luzes para discussão da proteção e importância do patrimônio material e imaterial das comunidades tradicional do litoral.

A seguir, texto de Ângela Gutierrez (Diretora do Instituto de Cultura e Arte – ICA), feito para a mostra:

“Em seu rico e variado calendário de exposições comemorativas do Ano Cinqüentenário da Universidade Federal do Ceará e do Centenário de seu fundador, Reitor Antônio Martins Filho, o ICA promove e o MAUC apresenta a mostra de fotografia artística “Camocim – Barcos: cores e formas”, de Carlos Henrique. O tema do barco (ou da barca) vem de longa tradição na história das artes e da literatura. Dos barcos dos primeiros apóstolos de Cristo, pescadores de homens do Evangelho, aos barcos de Guimarães Rosa – o da Terceira Margem e o do Menino passeando com Riobaldo no Rio São Francisco; dos barcos de Gustave Doré, recontando em gravuras a viagem de Dante ao Inferno, à jangada em que Moacir, o primeiro cearense, deixa sua terra natal na lenda de Alencar, o barco vem simbolizando o momento da passagem. Se os barqueiros do Rio São Francisco adornam suas embarcações com as carrancas que os protegem dos perigos de sua passagem nas águas fluviais, os pescadores do Rio Coreaú, de Camocim, através de cores vibrantes e linhas geométricas, imprimem a marca de sua pessoalidade em seus barcos para o enfrentamento das águas mais bravias dos mares cearenses. A beleza plástica e visual que emana da fotografia de Carlos Henrique advém de sua dupla possibilidade de leitura: a da arte dos pescadores de Camocim e a do próprio fotógrafo que capta ângulos inesperados e instigantes dessa arte.”

Para acessar o folder da exposição, clique aqui.

O MAUC – O Museu de Arte da UFC está situado na Av. da Universidade, 2854, Benfica, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Em sábados agendados, o museu abre para visitação com programação especial.

Mais informações sobre as atividades culturais do espaço podem ser encontradas no site do Mauc e nos perfis do Museu no Instagram e no Facebook.

Fonte: Museu de Arte da UFC – fones: (85) 3366 7481 e 3366 7480