Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Museu de Arte da UFC – Mauc

Área do conteúdo

Exposição 2015.2 – Jonas Mekas: O cinema está entre os fotogramas – 28/05/15

Reunindo quatro longas-metragens e dezesseis curtas, a exposição do lituano Jonas Mekas (1922-2019) e de outros realizadores é o resultado do projeto de pesquisa Cinema Experimental: O Legado do Cinema da Jonas Mekas na Produção contemporânea, celebrando a forma ímpar como o cineasta desenvolve seus trabalho fílmicos e seus reflexos na obra de cineastas mais jovens.

Frame do Filme “Walden” de autoria de Mekas. Uma sobreposição de imagens mostra o rosto de uma criança em primeiro plano e ao fundo uma menina de vestido e um mulher ao seu lado, às sombras, olham da sacada de um apartamento.

Abaixo a apresentação da exposição pela curadoria:

“O projeto de pesquisa Cinema Experimental: o legado do cinema de Jonas Mekas na produção contemporânea apresenta a exposição coletiva Jonas Mekas: o cinema está entre os fotogramas, reunindo alguns dos principais filmes do realizador Jonas Mekas e de outros realizadores que, a partir de diferentes concepções, reatualizam os gestos cinematográficos de Mekas.

Radicado em Nova York, o realizador lituano nos seus passados 92 anos continua a inventar. É a partir das impressões do cotidiano, utilizando a vida como matéria fílmica, que Mekas capta a beleza fugaz de vivenciar o mundo. Em um gesto impreciso, seu olhar segue à deriva. Crianças a brincar no parque, os rastro de luz a entrar pela janela, um gato a pular pela casa, um encontro com os amigos,. Ainda que celebrem o presente, seus filmes são impregnados de memória. Memórias de um lituano que precisou fugir de seu país, invadido pelos alemães durante a segunda Guerra Mundial e que chega exilado aos Estados Unidos em 1949. Nesse momento, Mekas compra sua primeira Bolex 16mm. Na prática dos recursos que essa oferece, Mekas vai descobrindo seu estilo e desenvolvendo uma linguagem própria. Desfoque, single-frames, sobreposições, velocidade alterada, exposição irregular da luz. Essas escolhas estéticas operam como filtros e nos aproximam a natureza da memória que se inventa com o cinema, fragmentada, imprecisa, turva – e imprimem na imagem um tom poético e melancólico, por vezes reforçado pela voz over do realizador.

Assim, com a exposição, o Projeto cinema Experimental traça um breve panorama da obra de Jonas Mekas e cria a instância do diálogo, entre a obra desse realizador e de realizadores cearenses com trajetórias distintas em relação à formação ou áreas de interesse, com carreiras consolidadas ou em desenvolvimento: Danilo Carvalho (em “Supermemórias”), Emilly Gama (em “Valentina”), Ivo Lopes Araújo (em “Rolo 1”), Leonardo Mouramateus (em “Cães e Festas”), Lohayne Lima (em “(mesmo no erro)”), Lucas Girino (em “Sem Título”), Marcelo Ikeda (em “Cartas ao Ceará”). O filme como uma carta, um diário, um caderno de esboços e notas, um inventário da memória, um vivencias do cotidiano.”

Para mais informações acesse o site da exposição ou confira aqui o catálogo da exposição na íntegra.

O MAUC – O Museu de Arte da UFC está situado na Av. da Universidade, 2854, Benfica, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Em sábados agendados, o museu abre para visitação com programação especial.

Mais informações sobre as atividades culturais do espaço podem ser encontradas no site do Mauc e nos perfis do Museu no Instagram e no Facebook.

Fonte: Museu de Arte da UFC – fones: (85) 3366 7481 e 3366 7480

Acessar Ir para o topo