Português

Exposição 2020.4 – Adjetivo feminino – 06/03/2020

Período: 06/03 a 27/03

A segunda edição da exposição coletiva Adjetivo Feminino é realizada no Museu de Arte da UFC – MAUC. É uma mostra de artistas plásticas mulheres com atuação na cidade de Fortaleza, com a intenção de mostrar a o olhar feminino e seu fazer artístico.

Nesta edição, duas eras fazem parte do elenco de artistas participantes: a participação póstuma de grandes artistas que atuaram no século XX e cujas obras fazem parte do acervo particular do MAUC e o grupo de artistas contemporâneas que atuam na cidade de Fortaleza.

A realização dessa exposição é uma homenagem às mulheres e também tem a intenção de apresentar a diversidade de expressões artísticas femininas. É uma oportunidade de mostrar ao público a força e a qualidade dessas produções.

São trabalhos singulares e originais que expressam a alma feminina e toda a sua subjetividade criando assim um diálogo inconsciente com o espectador.

A exposição coletiva será formada por 26 artistas mulheres que são cearenses ou tem a sua produção no estado. As artistas da mostra são: Ana Debora Pessoa, Andréa Dall´Olio, Anete Mendonça, Beatriz Bley, Carmelita Fontenele, Clarissa Ribeiro, Cris Cavalcante, Dayse Grieser, Digeorgia, Heloísa Juaçaba, Jacinta Cavalcante, Joana Salle, Lana Benigno, Lia Sanders, Maiara Capistrano, Marisa Viana, Nice Firmeza, Nícia Bormann, Raianny Queiroz, Salete Rocha, Sandra Montenegro, Segiane Cabral, Sinhá D’Amora, Tereza Mello, Vera Dessart e Vera Sampaio.

Cada artista traz nessa exposição sua linguagem, seu olhar e identidade artística que dialogarão entre si. Demonstrando a multiplicidade de trajetórias, técnicas, temas e suportes.

A Exposição teve a primeira edição no Centro Cultural Belchior no mês de março de 2019, o mês da mulher, foi uma homenagem às mulheres e também apresentou a diversidade de expressões artísticas femininas.

A curadoria, expografia e  produção artística são assinadas pelas artistas Andréa Dall´Olio e Sandra Montenegro.

O acervo da exposição pode ser visualizado clicando aqui

O MAUC – O Museu de Arte da UFC está situado na Av. da Universidade, 2854, Benfica, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Em sábados agendados, o museu abre para visitação com programação especial.

Mais informações sobre as atividades culturais do espaço podem ser encontradas no site do MAUC e nos perfis do Museu no Instagram e no Facebook.

Fonte: Museu de Arte da UFC – fones: (85) 3366 7481 e 3366 7480