Exposição 2022.12 – Iracema saúda Macunaíma – Grupo Iluminuras – 05/10/2022

Literatura, bordado, afetos: o Grupo Iluminuras e as poéticas do acolhimento

Num dia, paredes vazias, brancas, tristes e a esperar preenchimento e vida. Noutro, espaços ocupados, vibrando de poéticas e encantos, suscitando sonhos e encontros. As duas imagens contrastantes que apresento me levam a meados de 2019, quando conheci o Grupo Iluminuras: literatura e bordado, no Museu de Arte da UFC (Mauc). A transição entre as imagens de vazio e preenchimento desperta em mim um verdadeiro arrebatamento provocado pelo contato com a alegria imensa de um coletivo de mulheres que adentravam o museu com suas produções e ideias, com suas leituras e provocações.
Naqueles dias felizes, sem pandemia, abraços e aconchegos davam o tom de congraçamento e de celebração, numa festa da literatura e do bordado que chegava à Casa das Artes do Ceará. Com as iluminuristas, partilhei momentos de alegria a cada bordado colocado na parede, compondo um mosaico tão belo quanto comovente da força de nossa gente, de suas palavras consagradas e perenizadas nos livros, mas também da verve criativa das mãos que tecem, bordam, dedilham mundos e palmilham outras possibilidades de democratizar as artes e o conhecimento.
A exposição do Iluminuras no Mauc representou um marco na minha vida e, tenho certeza, na trajetória desse museu sexagenário. O grupo de leitoras-bordadeiras-encantadoras das letras e das linhas promove espaços relacionais que expandem a nossa Universidade e, com isso, costuram novos tempos e templos para o cultivo da reflexão, do afeto e da produção artística. Foram colaboradoras marcantes no processo de implantação do Núcleo Educativo do Mauc e, em parceria, unimos nossos esforços para muitas empreitadas felizes, como as oficinas de bordado, o projeto de bordados táteis destinado a pessoas com deficiência visual, as lives durante o isolamento pandêmico e muitas outras coisas belas que virão nesse novo tempo que começamos a experimentar.
Unindo arte, bordado, literatura e reflexão, o Iluminuras transborda a Universidade para acolher pluralidades e vivacidades. Nos ensina lições preciosas acerca dos nossos compromissos sociais e contribuem para a ampliação dos nossos horizontes. Vida longa e duradoura a essa iniciativa tão vibrante e necessária, margeada de afetos e de poéticas que nos impulsiona na arte dos encontros e na generosidade das partilhas.

Fortaleza, abril de 2022
Saulo Moreno Rocha
Museólogo e coordenador do Núcleo Educativo do Museu de Arte da UFC (Mauc)