Exposição 2022.7 – Entreolhares – o Cotidiano Alla Prima – 05/10/2022

Idealizado através do Laboratório de Práticas Experimentais em Arte e Educação Museal do Mauc/UFC (LAPEArte) visa demonstrar pelas artes visuais cenas rotineiras percebidas pelas artistas. Entreolhares é uma série de pinturas a óleo produzidas por Natasha Sonali e Melzier. Na tentativa de casar estilos e sentimentos, apresentam uma combinação de pinturas com inspirações expressionistas representando o cotidiano vivido.

“Nossas paixões, ao mesmo tempo que nos movem, nos causam frustração. Nós temos sonhos parecidos: terminar a faculdade, viver da própria arte… o que nos leva a ter preocupações, estresses e visões que se encontram. Ambas artistas relatam que encontraram na arte formas de se expressar inicialmente e foi algo a ser assumido lentamente.” – Natasha Sonali

Uma grande similaridade percebida pelas obras é a utilização da técnica alla prima, um método que consiste em produzir a pintura em apenas uma camada de tinta. A exposição foi toda pensada de forma bastante imersiva, até mesmo sendo produzida uma playlist para a mesma. Entreolhares é dividida em 6 partes: a obra Interseção e as séries Observar, Transbordar, Tonalidades, Coincidências e Autorretrato.

O Laboratório de Práticas Experimentais em Arte e Educação Museal (LAPEArte), criado em 2020, é uma iniciativa vinculada ao Núcleo Educativo do Museu de Arte da UFC (NEMauc) e visa fomentar a criação de um eixo de pesquisa e vivência formativa em Arte/Educação e Educação Museal, promovendo a consolidação do projeto político-pedagógico do museu em sintonia com a integração de práticas experimentais que aliem a dimensão educativa do contexto museal com as possibilidades poéticas e criativas do fazer artístico. (Texto retirado do Mapa Cultural)

Melzier

Melissa Prates é estudante de design e pintora de tinta óleo. Começou assinando suas obras como Melzier em 2020 devido à timidez, hoje é o nome artístico que assina e usa desde então. Atual
bolsista do Museu de arte da UFC (Mauc) vinculada ao Núcleo Educativo do Mauc (NEMauc) com atuação no Laboratório de Práticas Experimentais em Arte e Educação Museal (LAPEArte/Mauc), onde oferta oficinas sobre seus estudos. No ano de 2021 ofertou oficinas de variadas técnicas artísticas, como gravuras e tintas naturais, e deu aula no Curso Básico de Desenho do Mauc. Atualmente cursa Pintura de Retratos na Academia Brasileira de Arte (ABRA).

Natasha Sonali

Natasha Sonali é estudante de Design-Moda na Universidade Federal do Ceará (UFC). Ilustradora em arte tradicional em aquarela e digital, no último ano fez suas primeiras pinturas em tinta à óleo. Já foi monitora das disciplinas de Desenho da Figura Humana e Desenho de Moda e atualmente é bolsista Museu de Arte da UFC (Mauc) com atuação no Laboratório de Práticas Experimentais em Arte e Educação Museal (LAPEArte/Mauc) do Núcleo Educativo do Mauc (NEMauc). Dentre diversas atividades, ministrou oficinas de pintura, desenho e artesanato, como também no Curso de Básico de Desenho do Mauc (2021).