Exposição 2023.1 – Cadernos de Aula: Desenhos e Outros Estudos – 11/02/2023

A exposição apresenta cadernos, diários gráficos e papéis soltos. Suportes que guardam a prática cotidiana do desenho ao longo do tempo. É uma recolha que se estende, principalmente, por volta dos últimos anos:

São blocos de desenhos de preparação para a pesquisa, cadernos e diários gráficos do período de pós-doutoramento em Lisboa, 2017-2018. Somados a estes primeiros, diários gráficos e cadernos continuaram a serem preenchidos com o retorno à Fortaleza e a prática de desenho de observação, durante os sucessivos semestres de 2019 até 2022. Eficientes na arte de guardar, os cadernos apresentam alguma dificuldade de serem vistos numa mostra. Levaria muito tempo percorrê-los. Frágeis, não suportariam serem manuseados em demasia.

Então, há na exposição a solução da filmagem de páginas passando de alguns cadernos. Há a solução das fotografias impressas de cadernos em conjunto, evidenciando as coincidências. Por fim, há a escolha das duplas páginas que serão expostas nas vitrines. Entre as páginas, alguns temas se repetem, seja por razão do roteiro de aulas, seja por livre escolha. Cada peça, cada suporte, cada caderno conta uma história. Entretanto, conversam, e por vezes, diários gráficos e cadernos de aula se confundem. O que se encontra desenhado nas páginas percorridas são paisagens urbanas, fragmentos do cotidiano e algo que atravessa os temas, e reflete sobre a prática e o ensino do o desenho. Além dos cadernos, a exposição apresenta desenhos e aquarelas feitos em folhas soltas. Alguns são resultados finais dos croquis, presentes nos cadernos. Outros são estudos de temas e técnicas. Um papel contínuo (em formato de rolo), suporte de desenhos explicativos ao longo de um semestre de aula, também compõe a mostra.

Aléxia Brasil é graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará. Enquanto estudante, participou do programa Bolsa Arte junto à oficina de xilogravura e papel artesanal do Mauc. Cursou mestrado e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Concluiu pós-doutoramento com o tema “Diário Gráfico, um percurso ilustrado: da observação à invenção na prática do desenho” na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa – FAUL. Atualmente, é professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo o e Design da Universidade Federal do Ceará – DAUD UFC.