Exposição 2023.11 – Balbucio 20 – 18/08/2023

Balbucio 20 não é uma exposição, talvez venha a ser… no final.

Ao público que comparecer à vernissagem, defrontando-se com a sala branca, ainda desmontada; praticáveis e expositores vazios; a grande mesa amarela que foi da Imprensa Universitária (IU-UFC), hoje do MAUC, e, sobre ela, malas, sacolas caixas, organizadores, pastas e material de escritório, equipamento audiovisual desconectado, pareça-lhe que aquilo não é uma exposição. Talvez não seja no sentido corriqueiro da mostra pronta para ser vista, uma narrativa sempre redondamente construída pelo olhar especializado da crítica e da curadoria. Nesse sentido, não é mesmo; ainda.

Não há programa performativo específico nem rígido. Não há programa. O motor da ação é o reencontro de André Quintino Lopes, Antonio Wellington de Oliveira Junior, Edmilson Forte Miranda Junior, João Vilnei de Oliveira Filho e Tobias Sandino Gaede em torno dos arquivos do Projeto Balbucio, doze anos depois do encerramento formal de suas ações coletivas, com o objetivo de sistematizar documentos, objetos, imagens, etc. como acervo complementar ao das obras doadas ao MAUC para sua definitiva incorporação à coleção do museu.

O que guardam essas malas, caixas, pastas? Como inventariar, sistematizar, arquivar e criticar seu conteúdo? O que pode/deve compor o escopo do acervo final que permanecerá no Museu? Como a memória, os afetos, a subjetividade organizarão esses resquícios materiais a experiência coletiva – e vice-versa? Marca do coletivo, a tomada do partido estético no qual o processo criativo, os problemas (conceituais e técnicos) emergentes nele e suas soluções resultam da perspectiva coletiva, do viver-estar-junto, e em que o interator acompanha e participa, na máxima medida do possível, de todo desenvolvimento da ação não foi, desta vez, uma opção, mas uma determinação do bloco de experiência que, passadas duas décadas, esse acervo materializa.

A montagem de Balbucio 20 resultará dessa – agora, sim – exposição (no dicionário4 também: pôr à vista, propor, oferecer; apresentação, aula, conferência, consideração, declaração, descrição, discurso, elucidação, esclarecimento, exegese, exibição, explanação, explicação, fala, interpretação, lição, narração, narrativa, nota, palestra, prática, relatório, sudário!); dessa taxonomia da amizade.

Curadoria de Antonio Wellington de Oliveira Júnior (Professor Associado da UFC)