Exposição 2023.12 – 4ª NossArte – 23/10/2023

A exposição 4ª NossArte é uma bienal de artes plásticas que tem o objetivo de fomentar, divulgar e valorizar a produção artística dos trabalhadores da Universidade Federal do Ceará (UFC): servidores docentes, técnicos administrativos, funcionários da EBSERH e de empresas terceirizadas. As edições anteriores foram em 2018, 2019 e 2020.

As obras expostas na 4ª NossArte atenderam a uma Chamada interna e as obras passaram pela análise de uma Comissão avaliadora formada por 03 (três) servidores da instituição, convidados, qualificados para esta tarefa. Cada avaliador, individualmente, analisou as obras segundo critérios de eliminação e de seleção, e a curadoria foi realizada pela DICART/ Dbest. Nesta edição, as cerca de 75 obras estão ocupando duas salas do Mauc.

A cerimônia de abertura da exposição 4ª NossArte ocorreu dia 23 de outubro, marcando o início da Semana do Servidor 2023. O evento contou com a participação de várias autoridades da UFC, incluindo o reitor e a vice-reitora, e um público expressivo, além da apresentação do grupo musical Som da terra, de um dos projetos de extensão da DICART. Som da terra é um grupo musical composto por servidores da UFC, avos e aposentados, e comunidade em geral. O grupo tem como objetivo promover a qualidade de vida e o bom relacionamento psicossocial no trabalho por meio da prática musical em conjunto. O Som da terra tem um repertório voltado para a difusão da cultura nordestina, trabalhando músicas de autores nordestinos e/ou músicas com arranjos que contenham elementos nordestinos. A Semana do Servidor 2023 faz parte das comemorações do Dia do Servidor Público, em 28 de outubro, e está alinhada ao Planejamento Estratégico Institucional (PDI) da UFC.

A visitação à 4ª NossArte esteve aberta ao público até 17 de novembro (PRORROGADA ATÉ 1º DE DEZEMBRO DE 2023) no Museu de Arte da UFC (Mauc), de segunda à sexta-feira, das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00 horas.

A NossArte é uma iniciava da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), executada pela Divisão de Cultura e Arte (DICART) da Coordenadoria de Qualidade de Vida no Trabalho (COQVT). Esta edição tem parceria com o Museu de Arte da UFC (MAUC) e com a Imprensa Universitária da UFC (IU/PROPLAD). Aproveitamos para registrar nossos agradecimentos às demais unidades e todas as pessoas que nos ajudaram a realizar este projeto.