Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Museu de Arte da UFC – Mauc

Área do conteúdo

Exposição 2023.3 – Paisagens Imaginárias – 11/02/2023

Vivemos desde que nascemos, imersos no mundo cotidiano, com todos os aspectos de nossa individualidade e personalidade. O cotidiano, torna-se assim o espaço de aprendizagem comum da vida diária. Paisagens imaginárias é um exercício do olhar que fazem refletir sobre a nossa transitoriedade e transformação, bem como da cidade. A percepção sobre o tempo e o ciclo repetitivo da vida, sobre nosso modo de pensar e sentir o mundo.

Desde o meu primeiro contato com os trabalhos de Sonia Figueiró fui tocado pela grande quantidade de estímulos estéticos que as suas obras ofereciam para um diálogo artístico proveitoso e enriquecedor. Em princípio os trabalhos levaram a minha mente para o universo dos grandes mestres scapianos. Lembraram-me alguma relação ou sintonia com Barrica, Estrigas e alguma coisa de Bandeira, talvez o tema das cidades. Mas não, refletindo melhor, percebo que o trabalho de Sônia tem uma autonomia que lhe é própria. Na verdade, a sua arte revela um espírito profundamente saudável que a liga às melhores tradições artísticas de nossa modernidade. As composições são maduras e sofisticadamente construídas; a harmonia das cores envolve o nosso olhar, nos colocando num espaço distante e nos fazendo perceber a existência imaginária de conglomerados urbanos. E na técnica? Sônia se apropria de todas as possibilidades e recursos atuais disponíveis para fazer a sua arte, expressando as imagens que inventa, utilizando novos recursos digitais, impressões em fine art e, ao mesmo tempo, justapondo processos de expedientes tradicionais como o nanquim, o acrílico, o pastel, criando obras em um mix de técnicas somente possíveis nos tempos atuais.

Então, facilmente se pode perceber que a arte de Sônia é contemporânea, mas não busca, como é comum, adequação do seu trabalho com os modos e maneiras dos centros colonialistas. Sua produção artística é profundamente sintonizada com o seu meio e mantém fortes laços com a cultura do lugar onde vive e trabalha. Ela sabe e conhece os avanços tecnológicos de que dispõe e os usa. Ela tem amplo domínio técnico expressivo que corre dos tempos passados aos dias atuais. Sônia faz arte de excelente qualidade, importância artística e efetiva força significativa e expressiva da atual cultura que se desenvolve no Ceará.

Acessar Ir para o topo