Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português

Universidade Federal do Ceará
Museu de Arte da UFC – Mauc

Área do conteúdo

Afonso Lopes (Fortaleza/CE, 1918). Desenhista e pintor.

Modo de vida no Sertão cearense é tema principal da obra de um brilhante artista plástico do século XX


 

Vaqueiros, rendeiras, jangadeiros, pescadores, casas de palha e lavadeiras: esses são apenas alguns elementos que estão presentes no modo de vida do Sertão cearense e que fazem parte da vasta produção de Afonso Lopes Gonçalves, célebre desenhista e pintor cearense do século XX

 

QUEM FOI?

Mais conhecido como Afonso Lopes, nasceu em Fortaleza no dia 10 de Janeiro de 1918

Na sua juventude, tornou-se muito experiente no retoque manual de fotografias, trabalhando nos estúdios fotográficos mais famosos da época.

Nas horas livres, dedicava-se ao desenho e à pintura. Não demorou muito para que seus trabalhos caíssem no gosto das celebridades do meio artístico cearense, ganhando muito prestígio no início de sua carreira.

 


 

  • Em 1945, Afonso Lopes abandonou a função de retocador fotográfico para dedicar-se exclusivamente à pintura e ao desenho.
  • Ingressou na Sociedade Cearense de Artes Plásticas (SCAP) em 1946.
  • Participou de várias edições do Salão de Abril, sendo contemplado com menções honrosas e sala especial. Realizou diversas exposições individuais e coletivas em Fortaleza, Recife, Brasília e Rio de Janeiro, entre outras cidades brasileiras.
  • Além dos elementos da cultura sertaneja cearense, Afonso Lopes retratou, em tons suaves e vibrantes, paisagens, animais e figuras humanas. Retratou também, com muita sensibilidade, a triste situação causada pela seca no Nordeste.
  • Autodidata, criou seu próprio estilo, utilizando diferentes técnicas e materiais na produção de suas obras.
  • Homem muito caseiro e recatado, não tinha o hábito de enturmar-se com muita gente.
  • Quando viajava para outros Estados, não demorava muito no local, voltando tão logo que podia para o Ceará. Esse imenso amor por sua terra natal o impediu de ir mais além com sua arte, participando apenas de eventos nacionais; todavia, isso não se tornou uma barreira para Afonso Lopes conquistar seu lugar de destaque no coração de todos os que admiram seu trabalho, seja no Brasil ou no Exterior.

 


SEU LEGADO: 

No dia 12 de agosto de 2000, Afonso Lopes despede-se de sua vida terrena, mas o legado que ele deixou em mais de 5 décadas de carreira revela seu grande talento e criatividade como desenhista e pintor.

 

Se você deseja obter mais informações sobre a vida e a obra deste brilhante artista plástico cearense, acesse este link: http://afonsolopesartista.blogspot.com.

 

Por Carlizeth Campos

Assistente em Administração

Acessar Ir para o topo