2019.03 – Casa José de Alencar, entretenimento e cultura ao seu alcance!

Você está pensando em visitar um lugar onde diversão e conhecimento andam de mãos dadas? Pois, temos uma dica super bacana para vocês: a Casa José de Alencar!

A Casa José de Alencar, equipamento cultural da Universidade Federal do Ceará, localizado na Avenida Washington Soares, desenvolve um trabalho de preservação patrimonial e memória da vida e obra de um dos maiores romancistas brasileiros: José de Alencar.

Com seu poder simbólico, o maior atrativo da Casa José de Alencar refere-se à “casinha” onde nasceu o escritor, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional-IPHAN em 1964, assim como as ruínas do primeiro engenho à vapor do estado do Ceará.

O prédio da Casa José de Alencar abriga a Pinacoteca Floriano Teixeira, o Museu Arthur Ramos, o Salão Iracema Descartes Gadelha, a Biblioteca Braga Montenegro e a Biblioteca Comunitária O Guarani.

A Pinacoteca Floriano Teixeira expõe 32 quadros produzidos por este artista plástico maranhense onde ele retrata personagens da obra romanesca de José de Alencar através de pinturas impressionistas.

O Museu Arthur Ramos oferece duas exposições de longa duração: Cultura e Religião Afro-Brasileira e Rendas de Bilros. Na primeira, o visitante conhecerá a história da umbanda e do candomblé e seus sincretismos, assim como os itens que são utilizados nos rituais destas manifestações religiosas. No que se refere à exposição de Rendas de Bilros, você terá a oportunidade de conhecer rendas que foram coletadas em todo o Estado do Ceará, assim como em outros estados brasileiros e também no Exterior.

O Salão Iracema Descartes Gadelha apresenta uma coleção com 33 desenhos a bico de pena em nanquim e uma tela a óleo de autoria do artista plástico cearense Descartes Gadelha que retratam de forma única as cenas do romance mais conhecido de José de Alencar: Iracema.

A Biblioteca Braga Montenegro, oriunda de uma coleção particular do escritor Braga Montenegro, adquirida pela UFC na década de 1980, dispõe de mais de 2.000 exemplares de obras dos mais variados gêneros e autores.

Na Biblioteca Comunitária O Guarani é realizado um trabalho educativo voltado para o público infanto-juvenil. A biblioteca dispõe de um acervo com mais de 1.000 livros que levam diversão e cultura aos jovens e crianças de baixa renda que moram nas proximidades da Casa José de Alencar.

A Casa conta ainda, com uma grande área verde propícia para trabalhos de educação ambiental, assim como realização de piqueniques aos finais de semana e feriados e com um restaurante com pratos regionais.

Sobre José de Alencar: Autor de vários romances, José Martiniano de Alencar, mais conhecido como José de Alencar, nasceu no dia 1º de maio de 1829, no distrito de Messejana. Foi advogado, jornalista, deputado e ministro da Justiça, entre outras funções.

No universo literário, seus romances retratam os costumes da sociedade de sua época, com uma narrativa que faz o leitor mergulhar na história dos personagens e participar do cotidiano de cada um deles, acompanhando seus momentos de tristeza e alegria, fracassos e vitórias e toda uma gama de emoções que este brilhante escritor imprime em suas obras. Dentre sua vasta bibliografia, destacamos os romances Cinco Minutos (1856), A Viuvinha e O Guarani (1857), Iracema (1865), O Tronco do Ipê (1871), Ubirajara (1874) e O Sertanejo e Senhora (1875).

Pode-se dizer que informação, entretenimento e cultura são os principais atrativos da Casa José de Alencar.
Não perca tempo! Agende sua visita e conheça de perto o trabalho que é realizado por este importante equipamento cultural da UFC!

Maiores informações: http://www.casajosedealencar.ufc.br.

06/03/2019