2019.03 – Museu do Ceará: educação, cultura e lazer em um só lugar!

Você está procurando educação, cultura e lazer em um mesmo espaço? O Museu do Ceará é o lugar ideal!

Considerado um dos equipamentos culturais mais importantes do nosso Estado, o Museu do Ceará, primeira instituição museológica cearense, foi criado em 1932, mas só iniciou suas atividades oficialmente em janeiro de 1933 com a denominação de Museu Histórico do Ceará nas dependências do Arquivo Público do Ceará, situado na Rua 24 de Maio, em Fortaleza. Posteriormente, em 1934, foi transferido para um prédio localizado na Avenida Alberto Nepomuceno, em frente à Praça da Sé, permanecendo nesse endereço até 1957 sob a tutela do Instituto Histórico do Ceará, que transferiu-se para o local como uma medida governamental que proporcionou ao Instituto instalações mais adequadas às suas atividades e uma nova reestruturação para o Museu, que reabriu em 1955 com uma nova denominação: Museu Histórico e Antropológico do Ceará.

A construção do Fórum Clóvis Beviláqua motivou sua transferência para a Avenida Visconde do Cauype, onde permaneceu até 1967, ano em que vincula-se à Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (SECULT). Em 1971 é transferido para a Avenida Barão de Studart. Muda-se definitivamente em 1990 para o Palacete Senador Alencar, imóvel de significativo valor histórico que foi projetado originalmente para ser a Assembléia Provincial do Ceará na época do Brasil-Império. Suas colunas, janelas e frontão triangular apresentam um estilo neoclássico que revelam suas características originais.

Localizado numa área de grande densidade histórica e turística de Fortaleza, o Museu do Ceará, nome que recebeu desde sua implantação no Palacete Senador Alencar, possui um acervo bastante variado que retrata a história do Ceará em seus aspectos culturais, econômicos e sociais. Lá você vai encontrar moedas, medalhas, quadros, móveis, peças arqueológicas, artefatos indígenas, bandeiras, armas, peças de arte popular e literaturas em cordel publicadas entre 1940 e 2000. São mais de 7 mil peças com muita história pra contar. Além de disponibilizar esse rico acervo ao público em geral, o Museu do Ceará promove cursos, oficinas e palestras na área de museologia e História, visitas orientadas e capacitação para professores de instituições públicas e particulares. Todas as atividades realizadas em mais de 86 anos de história vêm consolidando o Museu do Ceará como um significativo espaço de educação, cultura e lazer de referência regional. Agende sua visita e aproprie-se de todo o conhecimento que este importante equipamento cultural cearense preparou especialmente para você!

Endereço: Rua São Paulo, 51 – Centro.

Aberto ao público de terça-feira a sábado, das 9 às 17 horas.

Acesso gratuito.

Maiores informações: (85) 3101-2610 ou no site da SECULT.

13/03/2019