Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Museu de Arte da UFC – Mauc

Área do conteúdo

2020.04 – Vida e obra de uma grande pintora do século XX é tema principal de uma superprodução cinematográfica de 2014

No post de hoje você vai conhecer a comovente história de Margaret Keane, uma pintora norte-americana que enfrentou grandes dificuldades para destacar-se como artista nos Estados Unidos da segunda metade do século XX.
Margaret nasceu em 1927 em Nashville, Tennessee. Ainda menina descobre sua paixão pela pintura. Em 1958 conhece o pintor Walter Keane, com quem se casa.

Cartaz do filme "Grandes olhos", 2014.

Cartaz do filme “Grandes olhos”, 2014.

Com uma carreira artística fracassada, Walter vê nas obras de Margaret a possibilidade de realizar seu grande sonho: ser um pintor de muito sucesso!

Começa então a divulgar os belos quadros de sua esposa em diversas exposições e galerias de arte dos Estados Unidos.

A forma como a artista expressa seus sentimentos por meio dos grandes e assustadores olhos de uma criança impacta a sociedade de sua época.

Empolgado com o sucesso dos quadros de sua esposa, Walter passa a atribuir a si mesmo a autoria das obras sem o prévio consentimento de Margaret.

Quando ela toma conhecimento do fato, tenta impedir que Walter continue agindo desta forma. Mas ele a convence a prosseguir com essa mentira.

Pouco a pouco Margaret torna-se prisioneira de sua própria arte, trabalhando exaustivamente a fim de produzir mais e mais quadros para que Walter mantenha-se no auge da fama.

Com o passar dos anos esta situação vai ficando cada vez mais insustentável. Será que Margaret vai conseguir encontrar forças para continuar vivendo esta grande farsa?

O filme “Grandes Olhos”, produzido em 2014 pelo cinema internacional, traz resposta para essa e muitas outras perguntas.

O longa-metragem, dirigido pelo aclamado cineasta Tim Burton, é um retrato fiel da história desta brilhante artista.
Em aproximadamente 110 minutos de duração esta superprodução cinematográfica revela os conflitos vividos por Walter e Margaret durante o tempo em que estiveram juntos. O rumo que a vida dos dois toma no desfecho desta história é surpreendente! Vale a pena conferir!

Atores principais: Amy Adams (Margaret Keane), Krysten Ritter (DeeAnn), Christoph Waltz (Walter Keane) Jason Schwartzman (Ruben) Jon Polito (Enrico Banducci), entre outros.

Filme não recomendado para menores de 12 anos!

 

Por Carlizeth Campos, com a colaboração de Kathleen Silveira (imagem), ambas Assistentes em Administração do Mauc
17.04.2020

Acessar Ir para o topo