2020.05 – Filme produzido em 2012 retrata os últimos anos de vida de um artista que é considerado um dos ícones do impressionismo francês

A França é considerada um dos berços do impressionismo, movimento artístico que ganhou força no País no final do século XIX. Um dos artistas que aderiu a esse movimento nos primeiros anos de sua carreira foi Auguste Renoir. Você já ouviu falar dele?

Pierre-Auguste Renoir nasceu em 25 de fevereiro de 1841, em Limoges, na França. Ainda pequeno, mudou-se com a família para Paris, vivendo parte da sua infância bem pertinho do Museu do Louvre. Para ajudar a família financeiramente, começa a trabalhar aos 13 anos como pintor decorativo em uma fábrica de porcelana.

Em 1962, inscreve-se na Escola de Belas-Artes, sendo aprovado logo no primeiro exame. No mesmo ano, passa a frequentar o estúdio do pintor suíço Charles Gleyre, onde conhece os alunos Claude Monet, Alfred Sisley e Frédéric Bazille. Os quatro tornam-se amigos e compartilham muitas experiências que futuramente vão se refletir na produção artística de Renoir. Pintando ao ar livre, eles produzem as mais belas obras de sua época.

Enquanto seus amigos pintavam paisagens, Auguste Renoir preferia pintar pessoas, na sua maioria mulheres e crianças. Com grande talento e criatividade, o jovem pintor retratava áreas rurais, domésticas e de lazer, imprimindo em suas obras muita vida e beleza.

Durante sua trajetória artística, Renoir produziu uma numerosa quantidade de obras. Sua primeira musa foi a jovem costureira Lise Tréhot, que Renoir conheceu em 1864, com quem manteve um relacionamento amoroso relativamente duradouro. Em 1880, numa leiteria onde costumava fazer suas refeições, Renoir conheceu Aline Charigot. Mesmo estando apaixonado por ela, Renoir não se sentia pronto para formar uma família. Segundo ele, filhos só iriam atrapalhar sua carreira artística.

Depois de viajar por países como Argélia, Espanha e Itália em busca de mais inspiração, Renoir volta à França em 1881 com o firme propósito de levar adiante seu relacionamento com Aline. Desde então sua família passa a ser o foco principal de suas criações artísticas.

No início da década de 1890, Renoir sofre fortes crises de reumatismo que trazem sérios problemas para a sua saúde. A situação se complica ainda mais quando ele passa por um AVC em 1912 e sofre a morte de sua querida musa e esposa em 1915. A despeito de todas essas dificuldades, Renoir continua pintando com a mesma paixão e vivacidade.

Cartaz do filme “Renoir”, 2012.

O filme “Renoir”, produzido em 2012, retrata os últimos anos da vida deste grande pintor do impressionismo francês. Dirigido por Gilles Bourdos, o longa-metragem traz em seu elenco os atores Michel Bouquet (Pierre-Auguste Renoir), Laurent Poitrenaux (Pierre Renoir), Vincent Rottiers (Jean Renoir), Christa Théret (Andrée
Heuschling), Romane Bohringer (Gabrielle), entre outros.

Neste final de semana, reserve parte do seu precioso tempo para curtir as últimas emoções vividas por Renoir no seio de sua família e conhecer o cenário artístico deste grande gênio da arte francesa!

Filme não recomendado para menores de 14 anos!!!

Por Carlizeth Campos, colaboração de Kathleen Silveira(imagem), ambas Assistentes em Administração do Mauc
08.05.2020