2020.06 – Documentário produzido no Brasil em 2012 narra a vida e obra de um grande pintor social do século XX

No Sessão Pipoca de hoje, o último deste semestre, homenagearemos um dos artistas mais brilhantes do nosso tempo: o grande pintor brasileiro Cândido Portinari. Você conhece sua história? Não? Então vamos lá!

Candido Torquato Portinari nasceu no dia 30 de dezembro de 1903 em Brodowski, zona cafeeira do interior de São Paulo. Filho de imigrantes italianos, cresceu em uma família humilde de doze irmãos. Em 1918, com apenas 15 anos, Portinari deixa sua terra natal e parte para o Rio de Janeiro. Lá, matricula-se na Escola Nacional de Belas Artes.

Não demora muito para Portinari tornar-se um artista prestigiado pela crítica nacional. O Prêmio de Viagem ao Estrangeiro que Portinari conquistou em 1928 na Exposição Geral de Belas-Artes deu-lhe a oportunidade de estudar em vários países da Europa, compartilhando experiências com artistas de renome internacional. Foi em uma dessas viagens ao Exterior que ele conheceu a uruguaia Maria Martinelli, sua futura esposa.

Regressando ao Brasil em 1931, passa a valorizar mais as cores em seus trabalhos. A menção honrosa que Portinari recebeu em 1935 durante a Exposição Internacional do Carnegie Institute de Pittsburgh, nos Estados Unidos, abriu-lhe definitivamente as portas naquele e em outros países do mundo. Mas Portinari não esqueceu suas origens. Onde quer que estivesse, Portinari não esquecia sua terra natal. Brodowski era sua seiva, sua fonte, seu alento.

Retratando a dor e a miséria do povo brasileiro, deixou como legado para o universo das artes mais de quatro mil obras. O uso constante de tintas com chumbo no processo criativo de suas obras trouxe graves consequências para a sua saúde na década de 1950.

A história deste grande pintor social do século XX é narrada no documentário “Portinari do Brasil”, produzido em 2012. Nele temos a oportunidade de conhecer, de forma bem poética e objetiva, a infância, juventude e fase adulta de Portinari, tanto no aspecto artístico como pessoal e político. Vale a pena assistir!!!

Documentário disponível na web. Verifique a classificação indicativa.

Por Carlizeth Campos, Assistente em Administração do Mauc.
26.06.2020