Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Museu de Arte da UFC – Mauc

Área do conteúdo

2020.07 – Filme aborda a vida de um dos maiores pintores da história: Rembrandt

Em comemoração aos 414 anos do aniversário de nascimento de Rembrandt, no dia 15 de julho, o Fica A Dica: Sessão Pipoca desta semana recomenda o filme “Rembrandt”.

Lançado em 1936, dirigido por Alexander Korda, o longa é um filme biográfico sobre Rembrandt van Rijn, grande pintor holandês do século XVII, expoente do barroco europeu e considerado um dos maiores pintores de todos os tempos.

Iniciando-se em 1642, com Rembrandt (Charles Laughton) no auge da sua fama, o filme nos mostra a sua primeira reviravolta com a morte da sua esposa, Saskia, deixando-o desolado, ainda enfrentando rejeição daqueles que patrocinam a sua arte e um período duradouro de problemas financeiros. Durante esse período, Rembrandt se identifica mais com o lado humano de seu trabalho, pois a falência repentina torna a comida e os suprimentos de pintura escassos e os credores cruéis. Ele passa tempo com moradores de rua para entender seu estilo de vida e depois os representa em seu trabalho. Em uma cena, Rembrandt paga um mendigo para posar para um retrato como rei. Em troca, o homem se oferece para mostrar ao pintor lições sobre como implorar.

Nas cenas mais poderosas do filme, Rembrandt deixa a cruel cidade de Amsterdã, que descartou sua reputação e o deixou miserável. Ele viaja a pé a Leiden, sua cidade natal, e chega ao moinho de sua família, encontrando um pai e um irmão acolhedores. Ele se sente em casa, até mesmo em paz. Naquela noite, ele visita o pub local, na esperança de encontrar seu lugar no mundo. Os camponeses locais o reconhecem, mas o acusam de se considerar bom demais para a pequena aldeia. Por que ele não volta para a cidade, onde pertence? Uma briga de bar começa. Na manhã seguinte, Rembrandt tenta trabalhar ao lado de pai e irmão no moinho, mas encontra trabalho físico fora de seu alcance. Se não no florescente centro de arte de Amsterdã, e não em seu local de nascimento, aonde Rembrandt pertence?

Categorizar sua obra de arte vem com a mesma dificuldade. Rembrandt não pintou no estilo de seus contemporâneos, mas inovou com mestres como Ticiano e inventou sua própria abordagem. Korda consegue mostrar o caráter distintivo da persona pictórica de Rembrandt e como seu trabalho é lembrado por causa disso.
Falido e abandonado por Geertje (Gertrude Lawrence), sua empregada e então amante, e depois de tentar um regresso a Leiden, Rembrandt se apaixona por Hendrickje (Elsa Lanchester), ela também era sua empregada. É ela quem vai elaborar um plano para que Rembrandt consiga usufruir de suas obras, já que toda peça concluída se tornava propriedade dos tribunais para pagar seus credores. Rembrandt vive anos felizes novamente, mas a morte prematura de Hendrickje causa um novo revés. O filme termina em 1669, com Rembrandt envelhecido, porém astuto e reverenciado como o maior pintor da história.

O filme está disponível na web e em serviços de streaming. Verifique a classificação indicativa.

Por Arthur Afonso, bolsista do Núcleo de Comunicação do Mauc.

24.07.2020

Acessar Ir para o topo