2020.07 – Filme produzido em 2016 conta a história de dois gênios do século XIX sob a ótica da cineasta e roteirista francesa Danièle Thompson

No post de hoje vamos homenagear dois gênios da arte francesa da segunda metade do século XIX cujas vidas foram entrelaçadas por uma imensa amizade que teve início na infância e perdurou até a fase adulta. Você sabe de quem estou falando? Do grande pintor Paul Cézanne e do renomado escritor Émile Zola! Quer saber mais sobre esta história? Então vamos lá!

Paul Cézanne nasceu no dia 19 de janeiro de 1839 na pequena cidade francesa de Aix-en-Provence. Filho do banqueiro Louis-Auguste Cézanne e de Anne-Elisabeth-Honorine Aubert, o menino cresceu em um ambiente sem quaisquer privações financeiras.

Émile-Edouard-Charles-Antoine Zola nasceu em Paris no dia 2 de abril de 1840. Aos 3 anos de idade, o pequenino deixa sua cidade natal e vai com os pais para para Aix-em-Provence, onde seu pai, o engenheiro italiano François Zola, trabalhará na construção de uma represa. Em 1847, François falece e Émile Zola fica órfão de pai. Esse fato inesperado traz grandes dificuldades para a família, que permanece em Aix até 1859. É nesse período que Cézanne e Zola se conhecem e iniciam uma grande amizade.

Em 1959, Zola volta com sua mãe, a francesa Émilie Aubert, para Paris. Chegando em sua terra natal, Zola começa a escrever contos e poemas para diversos jornais parisienses. Nesse mesmo ano, por insistência do pai, Paul Cézanne inicia o Curso de Direito na Faculdade de Aix. Dois anos depois, deixa sua cidade natal e parte para Paris, encorajado por Zola. Na capital francesa, Cézanne enfrentou algumas dificuldades. Reprovado nos exames de admissão da Escola de Belas-Artes de Paris, Cézanne tenta, sem sucesso, participar das mostras de arte do Salão Oficial. O estilo inovador e arrojado de suas obras o impediam de ser bem visto pela crítica da época. Contando apenas com a mesada que seu pai lhe mandava, Cézanne esforçava-se para viver com o pouco que tinha em Paris.

Novas oportunidades foram surgindo para Émile Zola. Em 1862, ele começou a trabalhar no departamento de vendas da editora Hachette, onde publicou suas primeiras crônicas literárias. O romance “A Obra”, publicado por Zola em 1886, afetou profundamente a amizade dos dois.

A história destes dois gênios da arte francesa, com seus altos e baixos, está registrada no filme “Cézanne e Eu”. Produzido em 2016, o longa nos convida a conhecer alguns aspectos da vida artística e pessoal dos dois sob a ótica da cineasta e roteirista francesa Danièle Thompson. No elenco, os atores Gérard Meylan (Louis-Auguste Cézanne), Sabine Azéma (Elisabeth Cézanne), Guillaume Gallienne (Paul Cézanne), Déborah François (Hortense Cézanne), Guillaume Canet (Émile Zola), Alice Pol (Alexandrine Zola) e Freya Mavor (Jeanne Rozerot), entre outros, dão vida à trama proposta por Danièle nesta superprodução cinematográfica. Não deixe de conferir!!!

Filme disponível em plataformas digitais. Verifique a classificação indicativa.

Por Carlizeth Campos, Assistente em Administração do Mauc.

17.07.2020