2020.07 – Superprodução cinematográfica de 2015 traz a belíssima história de uma brasileira que uniu arte e ciência no tratamento de pacientes com transtornos mentais

No post de hoje vamos homenagear uma das personalidades mais importantes do ramo da Ciência Médica: a psiquiatra brasileira Nise da Silveira! Você já conhece sua história? Não? Então vamos lá!

Nise da Silveira nasceu em Alagoas no dia 15 de fevereiro de 1905. Aos 16 anos, ingressa na Faculdade de Medicina da Bahia, sendo a única mulher em uma turma com 157 alunos. Após a formatura, que ocorreu no dia 28 de dezembro de 1926, Nise volta para Alagoas.

Em 1927, decide partir para o Rio de Janeiro com o marido, o sanitarista Mário da Silveira, seu conterrâneo e colega de turma da Faculdade. No Rio, Nise participa com o marido dos movimentos políticos esquerdistas da época. Em 1933, Nise torna-se servidora pública, trabalhando no Serviço de Assistência a Psicopatas e Profilaxia Mental da antiga Divisão de Saúde Mental, localizada na Praia Vermelha.

Acusada de comunismo em 1934, Nise sofre uma pena de 18 meses de reclusão. Concluída a pena, Nise passa a viver na clandestinidade com o marido por 8 anos.  Em 1944, ela retorna ao Serviço Público. Sua nova unidade de trabalho será o Centro Psiquiátrico Dom Pedro II. Nise recusa-se a aplicar em seus pacientes as técnicas desumanas utilizadas pelo Centro Psiquiátrico no tratamento dos transtornos mentais. Como resposta a esse comportamento subversivo, o Centro Psiquiátrico designa o Setor de Terapia Ocupacional, considerado um dos setores de menor relevância e eficácia no tratamento dos pacientes com transtornos mentais, como seu novo posto de trabalho.

Desprovida dos recursos necessários para desempenhar sua nova função profissional, Nise foi aos poucos organizando o ambiente e aproximando os pacientes do setor. Eles foram chegando e apropriando-se do novo ambiente que alguns acabavam de conhecer. Logo perceberam que o Setor de Terapia Ocupacional era bem melhor que os demais setores da Instituição. Lá eles tinham à sua disposição tinta, pincel, telas, lápis, papel e a liberdade para expressar sua arte através da linguagem simbólica do inconsciente, rodeados de muito amor, carinho e ternura.

A convivência entre a equipe de Nise e seus pacientes, os bons frutos que ela colheu desta maravilhosa experiência e as lutas que ela teve que travar com os que se opunham ao seu novo método de tratar seus pacientes estão registrados no filme “Nise: O coração da loucura”, de 2015. Nele você vai conhecer o dia a dia de Nise no Centro Psiquiátrico em um clima de muita tensão e pleno abandono dos direitos humanos, suavizado pelo belíssimo trabalho que ela realizou no Setor de Terapia Ocupacional.

Unindo arte e ciência , esta brilhante psiquiatra brasileira proporcionou aos seus pacientes um novo despertar de suas consciências, com ganhos significativos nos aspectos clínico, artístico e pessoal.

No elenco do filme “Nise: O coração da loucura” estão os atores Glória Pires (Nise da Silveira), Michel Bercovitch (César), Augusto Madeira (Lima), Roberta Rodrigues (Ivone), Felipe Rocha (Almir), Georgina Góes (Marta), Charles Fricks (Mário Pedrosa), Júlio Adrião (Carlos Pertius), Fabrício Boliveira (Fernando Diniz) e Bernardo Marinho (Raphael Domingues), entre outros, dão muita vida e emoção ao filme. Vale a pena assistir!!!

Filme não recomendado para menores de 12 anos!!!

Por Carlizeth Campos, Assistente em Administração do Mauc.

10.07.2020