Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Museu de Arte da UFC – Mauc

Área do conteúdo

2020.07 – Vida e obra de uma grande pintora canadense é retratada em uma superprodução cinematográfica de 2016

Existem filmes que, ao trazer uma história muito comovente e cheia de inspiração, marcam profundamente as nossas vidas. Um desses filmes é “Maudie: Sua Vida e Sua Arte”.

Produzido em 2016, o filme traz a emocionante história da pintora canadense Maud Kathleen Dowley. Portadora de artrite reumatoide desde seu nascimento, Maudie enfrentou muitas dificuldades em razão deste problema de saúde.
Desde cedo, sua mãe estimulou o talento da filha, ensinando-lhe a pintar aquarelas em cartões natalinos que depois eram vendidos para ajudar a família financeiramente. Foi fazendo esses cartões e pintando tudo o que encontrava pela frente que o grande talento de Maudie ficou conhecido na localidade onde ela morava.

Maudie fazia das portas, janelas e paredes da pequena casa onde morava com a família instrumentos de sua arte.
Quando passou a morar com a tia, desejou muito ter uma vida independente. Foi quando conheceu o vendedor de peixes Everett Lewis. Ao saber que Everett estava precisando de uma empregada doméstica, Maudie se dispôs a ocupar a vaga. A ideia não foi bem vista aos olhos de Everest. Mas, como não havia outra alternativa, acabou aceitando. Homem simples e rude, não é dado a muita conversa. Mas a arte, o carinho e a dedicação de Maudie no trabalho doméstico vão aos poucos moldando seu caráter.

Com direção de Aisling Walsh e roteiro de Sherry White, o longa nos convida a entrar na intimidade de Maudie para conhecer a comovente história desta grande pintora canadense que, mesmo enfrentando um problema de saúde que afeta gravemente suas articulações, não desiste de lutar pelos seus sonhos.

Os atores Sally Hawkins (Maud Lewis), Gabrielle Rose (Tia Ida), Ethan Hawke (Everett Lewis) e Kari Matchett (Sandra), entre outros, dão muita vida e emoção a esta belíssima história.

Vale a pena assistir!!!

Disponível em serviços de streaming e no Youtube (para alugar). Verifique a classificação indicativa.

Por Carlizeth Campos, Assistente em Administração do Mauc.

03.07.2020

Acessar Ir para o topo