Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Museu de Arte da UFC – Mauc

Área do conteúdo

2020.08 – Documentário produzido em 2013 narra a história do maior falsificador de obras de arte do século XX

O post de hoje traz um questionamento que é, no mínimo, curioso. É possível falsificar uma obra de arte a ponto de ela se passar por uma peça original? O que você acha? Se você é do tipo que acredita que isso não é possível, conheça a história real do alemão Wolfgang Beltracchi, o maior falsificador de obras de arte do século XX!

Tudo começou em 1975, quando Wolfgang mergulhou de cabeça na ideia de produzir obras de arte e assiná-las com o nome de pintores famosos como Georges Braque, Fernand Léger, Max Ernst, Heinrich Campendonk, André Derain, Kees van Dongen e Max Pechstein.

Estudioso incansável do Modernismo do início do século XX, não encontrava nenhuma dificuldade para escolher as tintas, telas e molduras ideais para a produção de suas obras. Antes de produzi-las, ele tinha o cuidado de fazer uma pesquisa minuciosa sobre a produção artística de um determinado pintor e escolhia para reprodução apenas as peças desaparecidas ou que não eram muito conhecidas dos melhores especialistas, focando sempre nos temas preferidos pelo pintor escolhido.

Para vender suas obras, Wolfgang precisava de uma boa história que desse total veracidade à autenticidade da peça produzida. Para isso, Wolfgang contava com o apoio incondicional de Helene Beltracchi, esposa do falsificador. Juntos, passaram a criar histórias que justificavam a origem das obras que eram produzidas. As histórias eram tão bem forjadas que todos acreditavam ser verídicas.

Os quadros de Beltracchi foram ganhando credibilidade no mercado das artes e começou a fazer parte do acervo das melhores galerias, museus e casas de leilões de diversas partes do mundo, sendo vendidos por um alto preço a colecionadores que acreditavam estar comprando obras originais dos pintores que Wolfgang reproduzia.

Uma falha encontrada durante a avaliação de autenticidade de uma de suas obras colocou tudo a perder. E, em outubro de 2011, na cidade alemã de Colônia, Wolfgang Beltracchi e sua esposa foram sentenciados pelo crime que cometeram.

O documentário “Beltracchi: A arte da falsificação” traz mais detalhes sobre essa história. Produzido em 2013, o longa revela a forma como Wolfgang e Helene armou todo esse jogo contra o mercado internacional de obras de arte.

Reserve um pouquinho do seu precioso tempo neste final de semana e descubra como o maior falsificador de obras de arte do século XX e sua esposa abalaram o universo das artes com sua ideia pra lá de audaciosa!!!

Filme não recomendado para menores de 14 anos!

Por Carlizeth Campos, Assistente em Administração do Mauc.
15.08.2020

Acessar Ir para o topo