Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Museu de Arte da UFC – Mauc

Área do conteúdo

2021.01- Como uma moça meiga e apaixonada torna-se fria e calculista? A resposta está no romance urbano “Senhora”, de José de Alencar

Cartaz do filme “Senhora”, de José de Alencar. Peça gráfica, 2021. (Foto: Mauc)

Você já teve a oportunidade de ler as obras alencarinas? E o romance Senhora, de 1874?

Se sim, ou se não, você terá uma feliz chance, através deste filme, de 1976, de mergulhar no universo desse extraordinário escritor cearense, e perceber como o poder influencia o comportamento das pessoas.

A história apresenta o casal Aurélia Camargo e Fernando Seixas. Ela é filha de uma costureira pobre e deseja muito se casar com Fernando. O rapaz, porém, troca Aurélia por Adelaide Amaral, uma menina rica que lhe daria um futuro promissor. Contudo, o tempo passa e Aurélia torna-se órfã e recebe uma herança enorme do avô. Com o poder em suas mãos, ela começa a ser vista com outros olhos pela sociedade da época e passa até a ser cobiçada por pretendentes interesseiros. Ao saber que Fernando ainda estava solteiro e em apuros financeiros, Aurélia resolve se vingar do abandono sofrido. Como ela faz isso?

Descubra a trama de Aurélia assistindo ao filme “Senhora”. A produção é dirigida por Geraldo Vietri e no elenco Elaine Cristina, Paulo Figueiredo e Flávio Galvão, entre outros.

Classificação: Livre

Por Davi Loiola

Assistente em Administração

08.01.2021

Acessar Ir para o topo