Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Museu de Arte da UFC – Mauc

Área do conteúdo

2021.01 – Memórias Póstumas de Brás Cubas – o romance que mudou radicalmente o panorama da literatura brasileira

Peça gráfica de fundo azul e branco com a imagem do cartaz do filme no centro e no canto superior direito lê-se #ficaadica sessão pipoca. No cartaz está a imagem do ator dos ombros para cima vestindo um terno preto com uma blusa branca por dentro da qual se destaca a gola. Ele está com as duas mãos unidas na frente, tem cabelo e barba grisalha e está com o olho direito fechado como se estivesse piscando para o observador. Ao fundo estão várias rosas vermelhas unidas intercaladas por rosas brancas.

Cartaz do filme “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis. Peça gráfica, 2021. (Foto: Mauc).

A dica sensacional para hoje é o filme Memórias Póstumas de Brás Cubas, de 2001, dirigido pelo cineasta André Klotzel e baseado no romance de mesmo nome do gênio literário Joaquim Maria Machado de Assis.

O narrador resolve contar sua vida depois de morto. Com isso, além de mudar drasticamente o cenário da literatura nacional, Machado expõe de forma irônica os privilégios da elite de sua época.

O ano era 1869. Brás Cubas (Reginaldo Faria) resolve narrar os fatos mais importantes da sua vida, a fim de distrair-se pelo infinito dos tempos. Assim, ele relembra de sua amizade com Quincas Borba (Marcos Caruso), de sua superficial formação acadêmica em Portugal, dos amores de sua vida e do fato de nunca ter precisado trabalhar na vida.

Viaje neste enredo machadiano adaptado ao cinema com maestria. É diversão garantida!

Classificação: 14 anos

Por Davi Loiola, Assistente em Administração

06.01.2021

Acessar Ir para o topo