Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Museu de Arte da UFC – Mauc

Área do conteúdo

2021.01 – Quincas Borba: uma verdadeira ironia à luta pela sobrevivência na sociedade

Cartaz do filme “Quincas Borba”, de Machado de Assis. Peça gráfica, 2021. (Foto: Mauc)

O fica a dica, hoje, sugere o filme “Quincas Borba”, último trabalho dirigido por Roberto Santos. Esta adaptação da obra do genial Machado de Assis conta a história de Rubião. Ele recebeu uma fortuna de Quincas Borba, seu mestre, que deixou sua riqueza para ele antes de morrer. Assim, ele sai do interior de Minas Gerais para buscar todos os prazeres e confortos que a vida possa lhe oferecer no Rio de Janeiro, a cidade maravilhosa.

Pouco acostumado a um alto estilo de vida, Rubião foi logo envolvendo-se com a desconhecida Sofia. Sofia era casada com o dominador Cristiano Palha e juntos tratam de atrapalhar os negócios do pobre Rubião. Será que ele descobre que está sendo enganado?

Esse drama adaptado aos tempos modernos realmente vai mexer com você. Machado de Assis aborda aqui a lei, na época, recém-formulada da seleção natural. Ele a aplica nas relações sociais. A grande verdade é que na sociedade, assim como na natureza, a luta pela sobrevivência é voraz. No elenco: Helber Rangel, Fulvio Stefanini e Luiz Serra, dentre outros.

Classificação: 14 anos

Por Davi Loiola

Assistente em administração do Mauc

11.01.2021

Onde assistir: https://www.youtube.com/watch?v=Aa3gRG4G0aU

Acessar Ir para o topo