2021.03 – Filme de 2003 reflete sobre os desafios que uma jovem professora enfrentou para lecionar em um colégio altamente conservador

Peça gráfica em verde e branco com um cartaz do filme centralizado . Na parte superior direita lê-se #ficaadica sessão pipoca. Na parte inferior direita está a logomarca do Mauc. No centro do cartaz azul, dentro de uma forma quadrada está a fotografia de uma mulher sorrindo, deslocada à esquerda. No canto inferior direito desse quadrado há a fotografia de outras três mulheres, que também sorriem. Ao lado da fotografia da mulher que está à esquerda, dentro do quadrado, lê-se O sorriso de Mona Lisa. Acima da fotografia das três mulheres lê-se Elas tinham tudo. Ela lhes mostrou muito mais.

Cartaz do filme ” O sorriso de Monalisa”, do cineasta norte-americano Mike Newell. Peça gráfica, 2021. (Foto: Mauc)

Você já viveu a experiência de ter que deixar sua terra natal e seus entes queridos para realizar um grande sonho profissional? Katherine Watson, personagem principal do filme de hoje, viveu exatamente esta experiência. Jovem e cheia de sonhos, deixa Califórnia, sua terra natal, para iniciar sua carreira profissional no renomado colégio Wellesley. Vamos saber mais sobre sua história?

Tudo começou no outono de 1953. Katherine chega em Wellesley e logo faz amizade com uma das professoras do colégio.

Em sua primeira aula de História da Arte, depara-se com uma turma que parece conhecer todo o conteúdo por ela apresentado. Antes mesmo da aula terminar, os alunos se ausentam da sala. No encontro seguinte, Katherine apresenta um conteúdo que não faz parte da apostila adotada pelo colégio, iniciando um debate sobre o verdadeiro sentido da arte e o que torna uma obra digna de seu status, conseguindo manter os alunos na sala até o fim da aula.

Ciente do profundo conservadorismo que predomina na escola, Katherine não hesita em compartilhar com as alunas o que ela realmente pensa sobre os padrões que ditam as regras que norteiam o comportamento da figura feminina e seus maiores sonhos. Nutrindo em seu espírito o desejo de conduzi-las por caminhos que vão além de seu tempo, Katherine passa a enfrentar a oposição da diretoria e de alguns integrantes da escola. Será que ela vai conseguir superar essa barreira?

A resposta para essa pergunta você vai encontrar no filme “O Sorriso de Monalisa”, do cineasta norte-americano Mike Newell. Produzido em 2003, o longa traça um perfil da sociedade norte-americana da década de 1950, onde a mulher é preparada para ser apenas uma ótima esposa e mãe. Em 117 minutos, você vai acompanhar o drama de jovens que estão divididas entre o difícil papel social que lhes foi imposto e o desejo de ir além em sua carreira acadêmica e profissional. Vale a pena conferir!!! Atores principais: Julia Roberts (Katherine Watson), Dominic West (I), (Bill Dunbar), Juliet Stevenson (Amanda Armstrong), Donna Mitchell (Mrs. Warren), Julia Stiles (Joan Brandwyn), Ginnifer Goodwin (Connie Baker), Kirsten Dunst (Betty Warren), Maggie Gyllenhaal (Giselle Levy), entre outros.

Filme disponível em sites de entretenimento! Classificação: 14 anos.

Por Carlizeth Campos

Assistente em administração do Mauc