2021.03 – Filme de 2006 retrata a história de um professor norte-americano que impactou a vida de seus alunos com seu talento e sensibilidade humana

Peça gráfica em verde e branco com um cartaz do filme deslocado para a esquerda. Na parte superior direita lê-se #ficaadica sessão pipoca. Na parte inferior direita está a logomarca do Mauc. No lado esquerdo do cartaz do filme, dentro de uma forma quadrada está a fotografia de um homem. Ele usa óculos, blusa e casaco marrom. No canto superior direito desse quadrado há a fotografia de vários adolescentes, em um pátio de uma escola. No canto inferior do cartaz, que está  dentro do quadrado, lê-se Matthew Perry e logo abaixo lê-se O Triunfo.

Cartaz do filme “O Triunfo”, de Randa Haines. Peça gráfica, 2021. (Foto: Mauc).

Você já abriu mão de uma oportunidade de trabalho nada promissor para se aventurar na busca de uma oportunidade bem melhor em um lugar onde você não teria amigos e familiares por perto? Se sua resposta é sim, certamente vai se identificar com a história real de Ron Clark, um brilhante professor norte-americano que lutou incansavelmente para conquistar seu lugar de destaque nos Estados Unidos e no mundo. Vamos ver como isso aconteceu?

Tudo começou em 1994. Ron aguarda ansiosamente o momento de entrar em sua sala de aula para atuar como professor temporário da Escola de Ensino Fundamental Snowden. Talentoso, sensível e muito dedicado, consegue melhorar o rendimento dos alunos da escola por quatro anos consecutivos.

Sem nenhuma perspectiva de ascensão profissional na Snowden, Ron decide deixar a escola e parte para Nova York com o firme propósito de lecionar em uma das escolas da grande metrópole norte-americana.

Depois de algumas tentativas frustradas, resolve trabalhar como garçom em um restaurante da cidade.

Passando casualmente em frente à Inner Harlem, escola de Ensino Fundamental de um bairro periférico de Nova York, presencia a forma agressiva como um professor trata um de seus alunos, fato que culminou no seu pedido de demissão. Surge, assim, uma vaga na escola, e Ron passa a lecionar em uma turma que é muito problemática. Unindo experiência e muito amor ao que faz, ele enfrenta grandes desafios para despertar nos alunos interesse pelos estudos.

Adotando regras que de início são totalmente ignoradas por eles, Ron chega a pensar em desistir. Mas, movido pelo desejo de motivar à turma a lutar pelos seus sonhos, volta à escola, tornando-se cada vez mais próximo de seus alunos, seja na sala de aula ou fora dela. Oferecendo apoio incondicional a eles, conquista aos poucos o carinho e o respeito da turma.

A data da avaliação do desempenho escolar dos alunos da Inner Harlem se aproxima. Eles estão totalmente desestimulados para realizar o exame, mas Ron, sabiamente, os convence a participar e dá o melhor de si para que eles se saiam bem no dia da prova.

Chega o dia do resultado. A turma de Ron Clark consegue tirar ótimas notas no exame, configurando-se como melhores alunos do Estado. A festa é geral na escola!

Curta cada momento desta comovente história no filme “O Triunfo”. Produzido em 2006, o longa nos apresenta a trajetória deste brilhante professor e todos os desafios que ele enfrentou para oferecer a seus alunos uma educação de qualidade. O ator Matthew Perry interpreta de forma brilhante o drama vivido por Ron Clark nesta história surpreendente e inspiradora!

Filme disponível em sites de entretenimento! Classificação livre!

Por Carlizeth Campos

Assistente em administração do Mauc