2021.04 – O filme “Numa Escola de Havana” e os Dilemas da Educação

Peça gráfica em azul e branco com um cartaz do filme ligeiramente deslocado para a esquerda. Na parte superior direita lê-se #ficaadica sessão pipoca. Na parte inferior direita está a logomarca do Mauc. No centro do cartaz de forma retangular, lê-se: Numa Escola de Havana, um filme de Ernesto Daranas. Abaixo do nome do filme há uma fotografia de crianças fardadas em uma sala de aula. Em primeiro plano aparecem duas crianças  sorrindo e uma terceira com a mão para cima, segurando um lápis. Acima do nome do filme há a fotografia de uma senhora abraçada a uma criança.

Cartaz do filme “Numa Escola de Havana”, de Ernesto Daranas. Peça gráfica, 2021. (Foto: Mauc).

Chala tem 11 anos e é aluno de uma escola de ensino fundamental na capital de Cuba. Ele é filho de uma mãe viciada em drogas e é muito indisciplinado vivendo sempre às portas de um Centro Correcional Infantil. Todos o tratam como delinquente, exceto Carmélia, uma sábia professora. Chala se revela muito mais do que uma criança problemática, justamente por causa da resiliência e sabedoria de Carmélia. “Se você quer que ele seja um delinquente, trate-o como um”, ensina a professora que resgata a criança.

Diante disso, podemos perguntar: Qual o papel das escolas nos dias atuais? Como preservar a interação mestre-aprendiz? Essas e outras questões similares são abordadas no Fica a Dica desta semana. Assista ao premiado filme “Numa Escola de Havana”, de 2014, e encare essas importantes questões a respeito da Educação seja em Cuba, no Brasil ou em qualquer lugar do mundo.

No elenco: Armando Valdes Freire, Alina Rodriguez, dentre outros.

Direção: Ernesto Daranas.

Por Davi Pereira Loiola