Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Museu de Arte da UFC – Mauc

Área do conteúdo

2020.09 – Filme norte-americano de 2003 gira em torno de um suposto quadro que foi produzido por Johannes Vermeer em 1670

No post de hoje você vai conhecer a história de uma professora universitária que afirma ter em seu poder um quadro do pintor barroco holandês Johannes Vermeer que ela esconde a sete chaves!

Desde que a obra chegou às suas mãos, Cornelia vem fazendo uma vasta pesquisa para descobrir qual é sua origem. Para dedicar-se ainda mais a essa pesquisa, Cornelia decide ausentar-se por um tempo da faculdade onde trabalha, alegando que seu pai está muito doente.

Ao conhecer o novo professor de arte da faculdade, Cornelia decide revelar para ele a existência do quadro. Richard não acredita que a obra seja autêntica. Então Cornelia o convida para ir até sua casa para conhecê-la. Ambos iniciam um diálogo que revela toda a história que envolve o quadro e seus proprietários anteriores.

Como esse quadro chegou às mãos de Cornelia? Quem foram realmente seus proprietários e em que circunstâncias eles tiveram que abrir mão da suposta tela de Vermeer? Essas e muitas outras perguntas são esclarecidas no filme “A Jovem de Azul”. Produzido em 2003, o longa foi inspirado no best-seller “Girl in Hyacinth Blue”, da escritora norte-americana Susan Vreeland.

Por meio de flashbacks, Cornelia conta para Richard tudo o que descobriu sobre a obra, relatando fatos que remontam ao ano de 1670, época em que Vermeer produziu o suposto quadro. Os atores Glenn Close (Cornelia Engelbrecht) e Thomas Gibson (Richard) conduzem todo o desenlace da narrativa.

Dedique parte do seu precioso tempo neste final de semana para curtir cada minuto desta superprodução cinematográfica norte-americana!

Filme disponível em serviços de streaming. Verifique a classificação indicativa.

Por Carlizeth Campos, Assistente em Administração do Mauc.
11.09.2019

Acessar Ir para o topo