Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Museu de Arte da UFC – Mauc

Área do conteúdo

2020.10 – Documentário produzido em 2015 traz a história da norte-americana que incentivou a carreira artística de grandes pintores do século XX

artaz com os dizeres "#ficaadica" na cor preta no canto superior à direita e, abaixo dele, "sessão pipoca" na cor amarela sobre um fundo verde claro. Ao centro o cartaz do documentário acima com a fotografia de uma mulher branca, com cabelos escuros e curtos, ela está com a cabeça inclinada para cima e os olhos fechados, atrás dela se encontra uma parede branca e ao centro da parede uma porta aberta.

Cartaz do documentário “Peggy Guggenheim: Paixão por Arte” (Foto: Mauc)

Existem pessoas que fazem da dor uma nova oportunidade para seguir em frente. E uma dessas pessoas é Peggy Guggenheim. Você a conhece? Não? Então prepare-se para entrar no universo desta mulher que, em meio a tantas dificuldades e desilusões, encontrou na arte uma nova inspiração para viver! Vamos ver como tudo isso se deu?

Peggy, cujo nome verdadeiro era Marguerite, nasceu em Nova York no dia 26 de agosto de 1898, dois anos antes da virada do século.

Em abril de 1912, Peggy sofre sua primeira perda: seu pai, Benjamin Guggenheim, a quem ela tanto amava, foi uma das vítimas do naufrágio do navio Titanic.

Em 1921, Peggy deixa Nova York e viaja para a Europa, mergulhando de cabeça na efervescência do meio artístico daquela época. É nesse período que ela começa a fazer muitas amizades e conhece seu primeiro marido, o pintor e poeta francês Laurence Vail. Após seis anos de um relacionamento regado a álcool, escândalos, traições e violência,
o casamento de Peggy e Laurence chega ao fim. Peggy envolve-se em um relacionamento amoroso intelectual inglês John Holmes. Já na Inglaterra, o romance entre os dois é interrompido com a morte de John em 1934, após um procedimento cirúrgico. Esse fato deixa Peggy desnorteada, a ponto de desistir de tudo. Mas o limiar de um novo sonho desponta em sua vida: a inauguração, em Londres, da Guggenheim Jeune, sua primeira galeria de arte! Para isso, Peggy conta com o total apoio do tio Salomon Guggenheim e de alguns amigos que conquistou nas viagens que fez à Europa. E, em 1938, a galeria é finalmente inaugurada! Peggy vislumbra então um novo sonho: transformar sua galeria em um museu de arte moderna! Em dois anos, Peggy adquire para o futuro museu obras de pintores consagrados como Pablo Picasso, Max Ernst, Joan Miró, Georges Braque, Magritte, Salvador Dalí, entre outros. Mas, com o início da 2ª Guerra Mundial, Peggy volta à Nova York, sua terra Natal, na companhia de Max Ernst, com quem se casa em 1941.

Em outubro de 1942, Peggy inaugura a Art of This Century, sua segunda galeria de arte. Neste novo espaço, pintores que estavam iniciando sua carreira, como Jackson Pollock, viveram momentos de glória até 1947, ano em que Peggy decide voltar à Europa.

Em 1948, sua coleção é exibida pela primeira vez na Bienal de Veneza. A belíssima cidade italiana torna-se seu novo lar.

O documentário “Peggy Guggenheim: Paixão por Arte”; traz mais detalhes a badalada vida desta brilhante mecenas que impulsionou a carreira artística de grandes pintores do século XX! Em menos de 100 minutos você vai conhecer os lugares da Europa por onde Peggy passou, os amigos que ela conquistou, seus inconstantes relacionamentos amorosos e o lindo museu de Arte Moderna que ela inaugurou no Palazzo Venier dei Leoni, imóvel que ela adquiriu para morar em Veneza até o fim dos seus dias. Não deixe de conferir!!! Ano de produção: 2015.

Documentário disponível em serviços de streaming. Consulte a classificação indicativa.

Por Carlizeth Campos, Assistente em Administração
30.10.2020

Acessar Ir para o topo